Aviso à navegação, isto é apenas uma opinião com muito poucos factos
Como nos últimos posts se estão a discutir questões como os custos de aquisição aviões em questão, deixo aqui um link para um artigo do flight global:
https://www.flightglobal.com/news/articles/embraer-kc-390-vs-the-lockheed-martin-c-130j-458256/ e que na verdade acaba por resumir o problema que eu tenho com o KC-390aparelho e que nesta fase do campeonato é um risco que se fosse eu o responsável me recusava assumir(1).
O risco é apenas o facto de actualmente não ser possivel ter qualquer perspectiva credível sobre qual vai ser o custo de operação do avião, ou sequer para quem se está nas tintas para os números (grupo no qual se incluem normalmente os elementos da administração publica em fatinho ou uniforme), a operacionalidade do avião ( vamos ter um pronto para voar?2?3?0?).
É que mesmo que confiemos que a Embraer ainda é dirigida por engenheiros, em vez de gestores/especialistas em lobby, e que
se(2) houver problemas técnicos inesperados, não haverá atrasos ou custos acrescidos a realidade é que as únicas unidades que se encontram com contratos assumidos e que serão construídas são as 27 unidades para Brasil e as 5 unidades para Portugal(3).
Tudo o resto continuam a ser cartas de intenções e uma coisa que tem muita influencia nos preços que se pagam é se o artigo em questão é fabricado em massa ou num atelier para meia duzia de clientes. No caso de peças para a sua manutenção para pequenas séries o problema é ainda pior.
É certo que segundo a Jane´s isto inclui 12 anos de apoio logístico, mas sem saber quais os termos desse apoio isso quer dizer muito pouco.
Tudo esta história me faz lembrar um avião que eu considero um verdadeiro A400M antes do seu tempo (35 ton capacidade compartimento de carga 19,5mX5,45mX3,5-4,5m?)e que acabou com apenas uma dezena de unidades construidas:
https://www.airliners.net/aircraft-data/short-belfast/355https://www.tangmere-museum.org.uk/aircraft-month/short-belfastEu neste caso particular até gostava de estar completamente errado porque simpatizo com o brinquedo, e pelo menos as vítimas que tiverem que viajar nele irão de certeza apreciar o relativo conforto e rapidez com que chegarão ao destino comparado com aquele misto de máquina de massagens vibratória/chocolateira infernal conhecidada por C-130H.
Cumprimentos,
(1) Claro que neste País isso não é problema pois quem vier a seguir que se amanhe e a culpa morre sempre solteira ou, no pior dos casos, manda-se para cima de algo chamado "Políticos" embora raramente seja mencionado qual o "Politico" em particular ou quais os seus "conselheiros".
(2) Isto é um grande SE se verificarmos todos os problemas que se têm observado em todos os contractos militares ou civis da industria Aeronáutica nas ultimas duas décadas.
(3) SE o Brasil mantiver os seus problemas económicos sob controle de maneira a que não haja atrasos/soluços nos prazos de entrega/pagamento dos aviões contratados. Em relação a Portugal já todos conhecemos o filme.