Eu não sou da Marinha, mas acho que a ideia da Marinha é, se os navios tem essas peças 100mm agora é gerir o stock de munições existente até ao fim de vida das Fragatas Vasco da Gama, a Marinha não vai gastar dinheiro a comprar peças novas para substituir essas e ficar com um stock de munições que ninguém quer, só se for o Uruguai.
Esse será um problema que se apresentará quando se pensar em vender as três VdG com o actual armamento de 100mm, se o futuro comprador não possuir stock ou não existir alguém/País que as tenha para vender lá se vão mais uns milhões pelo cano.
Quem nos poderia vender uns milhares serão os Franceses que as estão a substituir nalgumas classes de Navios, e, os Alemães que possuíam a Classe Hamburgo e os calibres de 100mm já não são usados pela Bundesmarine Alemã.
Por outro lado, agora substituir as ditas por OM 76mm, acho tarde mas mais vale tarde que nunca, isto a confirmar-se a escassez de munições, o que eu acho e digo acho muito estranho o stock de munições de 100 estar assim tão baixo até porque tivemos um grande número de bocas de fogo daquele calibre, embarcadas pelo menos dezasseis,
porventura mais uma ou outra de substituição, porque nem sei qual a vida dos tubos peça, almas, mas deve andar pelos 6.000 disparos reais,, 12 das JB mais quatro nas corvetas BdA.
Abraços