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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: goncalobmartins em Dezembro 26, 2023, 02:20:37 pm

Título: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 26, 2023, 02:20:37 pm
Olá a todos!
Espero que não levem a mal a criação deste tópico mas aproveitei esta semana de férias, em casa dos meus pais, na zona da BA5 (LPMR), e após ter visto os 2 F-16s a sobrevoarem a zona, para relembrar a minha paixão pela FAP, desde os tempos dos A-7P aqui estacionados e questionei-me quais e quantas aeronaves estariam efetivamente ativas das 28/30 reportadas. Vai daí, várias pesquisas em diversos sites de spotters, redes sociais, bases de dados, etc, consegui compilar num só documento várias informações, não só sobre os 2 esquadrões de F-16 mas sobre todos os outros esquadrões, aeronaves, bases, etc...

Agradecia todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/l-CxBRxZxJc

E peço desculpa se estou a ser abusado em criar um novo tópico mas não encontrei nenhum sobre o tema.

Obrigado a todos,

GM
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 26, 2023, 07:09:08 pm
Olá a todos!
Espero que não levem a mal a criação deste tópico mas aproveitei esta semana de férias, em casa dos meus pais, na zona da BA5 (LPMR), e após ter visto os 2 F-16s a sobrevoarem a zona, para relembrar a minha paixão pela FAP, desde os tempos dos A-7P aqui estacionados e questionei-me quais e quantas aeronaves estariam efetivamente ativas das 28/30 reportadas. Vai daí, várias pesquisas em diversos sites de spotters, redes sociais, bases de dados, etc, consegui compilar num só documento várias informações, não só sobre os 2 esquadrões de F-16 mas sobre todos os outros esquadrões, aeronaves, bases, etc...

Agradecia todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/l-CxBRxZxJc

E peço desculpa se estou a ser abusado em criar um novo tópico mas não encontrei nenhum sobre o tema.

Obrigado a todos,

GM

Bem-vindo ao FD, Gonçalo! ;)

Pessoalmente, não tenho nada contra a tua iniciativa, antes pelo contrário.  :)

Relativamente a correções, e muito rapidamente pois não tenho agora muito tempo:


1. Frota C-130H/H-30:

- C-130H-30 16801 está Active, encontrando-se em processo de modernização na OGMA;
- C-130H-30 16802 está W/O, tendo sido abatido por falhas graves a nível estrutural, e encontrando-se armazenado/abandonado na BA6;
- C-130H 16803, o Incansável, está Active;
- C-130H 16804 está W/O, como infelizmente todos sabemos;
- C-130H 16805 está Active, embora a passar por um breve período de manutenção.
- C-130H-30 16806 está Active e encontra-se a fazer testes de voo após a sua modernização na OGMA.


2. P-3P Orion:

- Pertence ao acervo do Museu do Ar em Sintra, acho que não devia constar na lista (ou terias que fazer o mesmo com toda e qualquer aeronave que se encontre nos vários pólos do Museu do Ar, e não só). O mesmo acho que deverias fazer com o F-16A 15150 que está junto à Porta de Armas da BA5 e mencionas na lista.


3. P-3C CUP+:

- 14807 está Stored, assim como o 14811, estando Active o 14808 (em processo de modernização de sistemas no Canadá), 14809 e 14810. Os números de cauda que apresentas pós-14811 não estão confirmados, restando ainda saber se as células germânicas servirão apenas como doadoras de peças e kit MLU, ou se alguma delas será eventualmente incorporada ao serviço. 


4. EADS-CASA C-295M:

- Célula 16702 pode considerar-se Stored dado, de acordo com informações recentes, se encontrar ou na OGMA ou em Sevilha a ser reparada dos danos sofridos pela aterragem com o trem recolhido.


5. F-16AM/BM:

- Células monolugares 15145, 15146 e 15147 encontram-se ainda na OGMA em processo de modernização, por isso ainda não estão Active.


6. Dassault Falcon 900B:

- esta aeronave (27404) está Stored em Figo Maduro, aparentemente em manutenção e pequeno processo de modernização.


7. Viking DHC-515:

- está previsto chegarem ambos em 2026, não no ano que vem.


Continuação de bom trabalho, e no que puder ajudar não hesites. Bom Ano Novo!  c56x1
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 26, 2023, 08:44:29 pm
Olá a todos!
Espero que não levem a mal a criação deste tópico mas aproveitei esta semana de férias, em casa dos meus pais, na zona da BA5 (LPMR), e após ter visto os 2 F-16s a sobrevoarem a zona, para relembrar a minha paixão pela FAP, desde os tempos dos A-7P aqui estacionados e questionei-me quais e quantas aeronaves estariam efetivamente ativas das 28/30 reportadas. Vai daí, várias pesquisas em diversos sites de spotters, redes sociais, bases de dados, etc, consegui compilar num só documento várias informações, não só sobre os 2 esquadrões de F-16 mas sobre todos os outros esquadrões, aeronaves, bases, etc...

Agradecia todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/l-CxBRxZxJc

E peço desculpa se estou a ser abusado em criar um novo tópico mas não encontrei nenhum sobre o tema.

Obrigado a todos,

GM

Bem-vindo ao FD, Gonçalo! ;)

Pessoalmente, não tenho nada contra a tua iniciativa, antes pelo contrário.  :)

Relativamente a correções, e muito rapidamente pois não tenho agora muito tempo:


1. Frota C-130H/H-30:

- C-130H-30 16801 está Active, encontrando-se em processo de modernização na OGMA;
- C-130H-30 16802 está W/O, tendo sido abatido por falhas graves a nível estrutural, e encontrando-se armazenado/abandonado na BA6;
- C-130H 16803, o Incansável, está Active;
- C-130H 16804 está W/O, como infelizmente todos sabemos;
- C-130H 16805 está Active, embora a passar por um breve período de manutenção.
- C-130H-30 16806 está Active e encontra-se a fazer testes de voo após a sua modernização na OGMA.


2. P-3P Orion:

- Pertence ao acervo do Museu do Ar em Sintra, acho que não devia constar na lista (ou terias que fazer o mesmo com toda e qualquer aeronave que se encontre nos vários pólos do Museu do Ar, e não só). O mesmo acho que deverias fazer com o F-16A 15150 que está junto à Porta de Armas da BA5 e mencionas na lista.


3. P-3C CUP+:

- 14807 está Stored, assim como o 14811, estando Active o 14808 (em processo de modernização de sistemas no Canadá), 14809 e 14810. Os números de cauda que apresentas pós-14811 não estão confirmados, restando ainda saber se as células germânicas servirão apenas como doadoras de peças e kit MLU, ou se alguma delas será eventualmente incorporada ao serviço. 


4. EADS-CASA C-295M:

- Célula 16702 pode considerar-se Stored dado, de acordo com informações recentes, se encontrar ou na OGMA ou em Sevilha a ser reparada dos danos sofridos pela aterragem com o trem recolhido.


5. F-16AM/BM:

- Células monolugares 15145, 15146 e 15147 encontram-se ainda na OGMA em processo de modernização, por isso ainda não estão Active.


6. Dassault Falcon 900B:

- esta aeronave (27404) está Stored em Figo Maduro, aparentemente em manutenção e pequeno processo de modernização.


7. Viking DHC-515:

- está previsto chegarem ambos em 2026, não no ano que vem.


Continuação de bom trabalho, e no que puder ajudar não hesites. Bom Ano Novo!  c56x1

Hello,

Muito obrigado!

Já estou a atualizar o dashboard com todo o feedback que disponibilizaste.

No post anterior esqueci-me de explicar o status. Usei a seguinte lógica:

Active (Ativo)
On Order (Pedido)   
Preserved (Museu, Porta de Armas)
Scrapped (Retirado)
Stored (OGMA, etc.)
Write-off (Destruído)

Com base nisto, decidi propositadamente deixar os 2 F-16A, o P-3P Orion, e os 2 DHC-1 Chipmunk por serem versões anteriores de aeronaves que se encontram ativas de momento.

Mais uma vez obrigado e todo o restante feedback é bem-vindo!

GM
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 27, 2023, 11:27:47 am
Hello,

Muito obrigado!

Já estou a atualizar o dashboard com todo o feedback que disponibilizaste.

No post anterior esqueci-me de explicar o status. Usei a seguinte lógica:

Active (Ativo)
On Order (Pedido)   
Preserved (Museu, Porta de Armas)
Scrapped (Retirado)
Stored (OGMA, etc.)
Write-off (Destruído)

Com base nisto, decidi propositadamente deixar os 2 F-16A, o P-3P Orion, e os 2 DHC-1 Chipmunk por serem versões anteriores de aeronaves que se encontram ativas de momento.

Mais uma vez obrigado e todo o restante feedback é bem-vindo!

GM

No que eu puder ajudar, estás à vontade. Terás também aqui muita informação no fórum para poderes ires atualizando a tua base de dados.

Ah, só uma nota: na FAP não existem Esquadrões, antes Esquadras (Esquadra 201, Esquadra 301, etc). Historicamente, chegaram a haver Esquadras com 2 Esquadrilhas; por exemplo, quando na BA5 em Julho de 1980 a EICPAC (Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate) se voltou a reestruturar pela segunda vez em duas esquadrilhas independentes, equipadas com frotas distintas: a Esquadrilha de T-33A, vocacionada para Instrução Complementar, e a Esquadrilha dos T-38A, vocacionada para a componente Operacional.

Outro exemplo foi a Esquadra 301 Jaguares, que na altura do abate do Fiat em Junho de 1993 tinha oficialmente ao serviço 33 G.91R/3, R/4 e T/3, e nem por isso se tornou num Esquadrão. ;)

Continuação de bom trabalho.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 27, 2023, 11:46:03 am
Hello,

Muito obrigado!

Já estou a atualizar o dashboard com todo o feedback que disponibilizaste.

No post anterior esqueci-me de explicar o status. Usei a seguinte lógica:

Active (Ativo)
On Order (Pedido)   
Preserved (Museu, Porta de Armas)
Scrapped (Retirado)
Stored (OGMA, etc.)
Write-off (Destruído)

Com base nisto, decidi propositadamente deixar os 2 F-16A, o P-3P Orion, e os 2 DHC-1 Chipmunk por serem versões anteriores de aeronaves que se encontram ativas de momento.

Mais uma vez obrigado e todo o restante feedback é bem-vindo!

GM

No que eu puder ajudar, estás à vontade. Terás também aqui muita informação no fórum para poderes ires atualizando a tua base de dados.

Ah, só uma nota: na FAP não existem Esquadrões, antes Esquadras (Esquadra 201, Esquadra 301, etc). Historicamente, chegaram a haver Esquadras com 2 Esquadrilhas; por exemplo, quando na BA5 em Julho de 1980 a EICPAC (Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate) se voltou a reestruturar pela segunda vez em duas esquadrilhas independentes, equipadas com frotas distintas: a Esquadrilha de T-33A, vocacionada para Instrução Complementar, e a Esquadrilha dos T-38A, vocacionada para a componente Operacional.

Outro exemplo foi a Esquadra 301 Jaguares, que na altura do abate do Fiat em Junho de 1993 tinha oficialmente ao serviço 33 G.91R/3, R/4 e T/3, e nem por isso se tornou num Esquadrão. ;)

Continuação de bom trabalho.

Bom dia e muito obrigado CJ!

Estou fascinado com o teu conhecimento... Eu sou muito leigo nisto e só me lembro dos A-7P aqui estacionados em Monte Real e de ir com os meus amigos daqui, de bicicleta até à BA5, e depois pedirmos para nos deixarem ver as aeronaves de perto... Mais tarde, ainda fui a um dia aberto em que estavam lá várias aeronaves de vários países, incluindo um F-111 dos EUA, por exemplo! Há uns 8-10, fui a um dia de base aberta com a minha sobrinha... Queria levar lá a minha filha mas ela não tem interesse nenhum por aviões  :-P

Desculpa a minha ignorância mas não percebi muito bem a diferença entre esquadrão e esquadra? Segundo a https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquadrão (https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquadrão) é apenas uma questão de "esquadrão" ser PT-Br e "esquadra" ser PT-Pt... Em inglês usam sempre o termo "squadron" e depois sub-dividem em "flights". Será assim mesmo?

Obrigado,

GM
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Lightning em Dezembro 27, 2023, 01:29:34 pm
Na Força Aérea Portuguesa não existe o termo "esquadrão".

As bases estão organizadas em Grupo - Esquadra - Esquadrilha, por exemplo todas as esquadras de voo (exepto nos F-16) possuem uma esquadrilha de manutenção agregada e essas esquadrilhas podem ainda dividirem-se em secções ou sectores.

O equivalente aos "Flights" deve ser o "destacamento" que é uma força temporária que é enviada para fora da base principal.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 27, 2023, 02:09:04 pm
Na Força Aérea Portuguesa não existe o termo "esquadrão".

As bases estão organizadas em Grupo - Esquadra - Esquadrilha, por exemplo todas as esquadras de voo (exepto nos F-16) possuem uma esquadrilha de manutenção agregada e essas esquadrilhas podem ainda dividirem-se em secções ou sectores.

O equivalente aos "Flights" deve ser o "destacamento" que é uma força temporária que é enviada para fora da base principal.

É isso mesmo, tal como o Lightning escreveu.

Só creio é que são também Esquadras de Manutenção, e não Esquadrilhas como ele referiu no seu post.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Lightning em Dezembro 27, 2023, 06:43:08 pm
CJ em regra (i.e. exepto BA5), cada esquadra de voo (comando de Major) possui a sua própria esquadrilha de manutenção (comando de Capitão) subordinada ao comandante da Esquadra, se fosse uma esquadra propria (Major) ela não seria subordinada ao comandante da esquadra pois estariam ao mesmo nivel.

Na BA5 é uma organização mais a "Americana", duas esquadras de voo apenas com os mecânicos Crew-Chief e especialistas loaders "armar a aeronave e mais umas coisas", estão na chamada Linha da Frente, a manutenção mais de hangar é feita pela esquadra de manutenção de aeronaves, esquadra de Armamento e Equipamentos, Esquadra de Material, Laboratório de Metrologia, etc, neste contexto o Comando do Grupo Operacional (Tenente-Coronel) e o seu CGM (Centro de Gestão da Manutenção) é que assumem toda a coordenação entre as várias Esquadras que entre si mantém os F-16 a voar.

No contexto português é assim pois quase todas as esquadras tem um tipo de aeronave diferente, mas de F-16 há duas.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 27, 2023, 07:57:13 pm
CJ em regra (i.e. exepto BA5), cada esquadra de voo (comando de Major) possui a sua própria esquadrilha de manutenção (comando de Capitão) subordinada ao comandante da Esquadra, se fosse uma esquadra propria (Major) ela não seria subordinada ao comandante da esquadra pois estariam ao mesmo nivel.

Na BA5 é uma organização mais a "Americana", duas esquadras de voo apenas com os mecânicos Crew-Chief e especialistas loaders "armar a aeronave e mais umas coisas", estão na chamada Linha da Frente, a manutenção mais de hangar é feita pela esquadra de manutenção de aeronaves, esquadra de Armamento e Equipamentos, Esquadra de Material, Laboratório de Metrologia, etc, neste contexto o Comando do Grupo Operacional (Tenente-Coronel) e o seu CGM (Centro de Gestão da Manutenção) é que assumem toda a coordenação entre as várias Esquadras que entre si mantém os F-16 a voar.

No contexto português é assim pois quase todas as esquadras tem um tipo de aeronave diferente, mas de F-16 há duas.

Certo. Quem sabe, sabe. ;)

E quando colocava a dúvida pensei não só na EMAE da BA5, mas também na manutenção da Esq. 552, por exemplo, que se autodenomina de "Esquadra de Manutenção".
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Major Alvega em Dezembro 27, 2023, 09:58:41 pm
 Há um Falcon 50, o 17402 que já está há bastante tempo inactivo.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Lightning em Dezembro 27, 2023, 10:46:35 pm
E quando colocava a dúvida pensei não só na EMAE da BA5, mas também na manutenção da Esq. 552, por exemplo, que se autodenomina de "Esquadra de Manutenção".

Na minha lógica isso não faz sentido, mas não conheço a realidade da 552, não me faz sentido existir uma esquadra de manutenção dentro da esquadra 552, tal como não existem Batalhões subordinados a Batalhões, etc, a subordinação é para um nivel superior.

A única hipótese que percebo isso a acontecer é ser como em Monte Real, a manutenção estar fora da esquadra de voo sendo mais uma esquadra subordinada ao GO, mas eu pensava que a organização desse modo só existia na BA5 por causa da manutenção apoiar duas esquadras de voo. Mas pode ser, uma pessoa não conhece todas as realidades e além disso as coisas vão mudando.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 12, 2024, 05:17:20 pm
Olá a todos,

documento atualizado com a introdução dos Lockheed P3C Cup oriundos da Deutsche Marine.

Agradecia, por favor, todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/vy-YGGrPS4k

Obrigado,

GM
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: CruzSilva em Fevereiro 12, 2024, 05:50:19 pm
Olá a todos,

documento atualizado com a introdução dos Lockheed P3C Cup oriundos da Deutsche Marine.

Agradecia, por favor, todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/vy-YGGrPS4k

Obrigado,

GM
Qual a razão para fazer o documento em inglês?
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: raphael em Fevereiro 12, 2024, 06:27:07 pm
O normal...para partilha em fóruns de língua inglesa!

De resto não vejo a utilidade da elaboração em inglês.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: CruzSilva em Fevereiro 12, 2024, 06:33:58 pm
O normal...para partilha em fóruns de língua inglesa!

De resto não vejo a utilidade da elaboração em inglês.
Algum forúm de língua inglesa sobre defesa interessante por aí?
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Apone em Fevereiro 12, 2024, 06:37:17 pm
Só uns pequenos "nitpicks", assim á vista desarmada.

Epsilon parece estar mal escrito.
O o F-16AM foi construído pela General Dynamics.

Assim como o Douglas DC-9, McDonnell Douglas MD-80 e Boeing 717 - apesar das fusões empresariais, mantêm o rótulo do construtor original.

Nitpicks, apenas.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: raphael em Fevereiro 12, 2024, 06:58:51 pm
uma pequena sugestão, se não for uma base de dados oficial da Força Aérea...retiraria a referência "EMFA" no canto superior esquerdo...
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: CruzSilva em Fevereiro 12, 2024, 07:00:31 pm
uma pequena sugestão, se não for uma base de dados oficial da Força Aérea...retiraria a referência "EMFA" no canto superior esquerdo...
Uma melhor seria mesmo escrever simplesmente FAP.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 12, 2024, 08:38:31 pm
Olá a todos,

documento atualizado com a introdução dos Lockheed P3C Cup oriundos da Deutsche Marine.

Agradecia, por favor, todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/vy-YGGrPS4k

Obrigado,

GM
Qual a razão para fazer o documento em inglês?

É só por ser mais universal e mais fácil de manipular a informação... Algumas vezes há complicações com os caracteres do alfabeto português.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 12, 2024, 08:45:35 pm
Só uns pequenos "nitpicks", assim á vista desarmada.

Epsilon parece estar mal escrito.
O o F-16AM foi construído pela General Dynamics.

Assim como o Douglas DC-9, McDonnell Douglas MD-80 e Boeing 717 - apesar das fusões empresariais, mantêm o rótulo do construtor original.

Nitpicks, apenas.

Segundo a FAP são Lockheed Martin. Contudo, segundo a Wikipedia, a General Dynamics vendeu a construção de aeronaves à Lockheed em 1994... Assim, os nossos "originais" deveriam ser só Lockheed por terem sido entregues em 1994. A Lockheed Martin só passou a existir em 1995. Já o ChatGTP, afirma que o design é da responsabilidade da GD e a construção, desde 1993, da responsabilidade da LM. Será assim mesmo?
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 12, 2024, 08:53:24 pm
uma pequena sugestão, se não for uma base de dados oficial da Força Aérea...retiraria a referência "EMFA" no canto superior esquerdo...
Uma melhor seria mesmo escrever simplesmente FAP.

Obrigado a ambos! Para manter a consistência, mudei para PoAF.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Novembro 15, 2024, 06:44:39 pm
Não é da minha autoria mas aqui fica:


E não está muito rigoroso ou atualizado...
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 22, 2024, 03:58:53 pm
Se percebi bem as regras de numeração, serão estes os números de caudas das futuras aeronaves?

Lockheed Martin F-35A
Série: 2
Tipo: 5
Modelo: 3
Sequência: 01–20
Exemplo: 25301

Embraer A-29N (Treino) ou (CAS)
Série: 2
Tipo: 1 (Treino) ou 5 (CAS)
Modelo: 5 (Treino) ou 4 (CAS)
Sequência: 01–12
Exemplo: 21501 (Treino) ou 25401 (CAS)

Cirrus TRAC22/22T
Série: 2
Tipo: 1 (Treino)
Modelo: 5 ou 6 (Dependente do Embraer A-29N)
Sequência: 01–07
Exemplo: 25501 ou 25601 (Dependente do Embraer A-29N)

De Havilland Canada DHC-515
Série: 2
Tipo: 7 (Suporte e especiais)
Modelo: 1
Sequência: 01–02
Exemplo: 27101
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 22, 2024, 06:09:50 pm
Se percebi bem as regras de numeração, serão estes os números de caudas das futuras aeronaves?

Lockheed Martin F-35A
Série: 2
Tipo: 5
Modelo: 3
Sequência: 01–20
Exemplo: 25301

Afirmativo. Eventualmente 25401 caso o Super Tucano fique com a série anterior (253xx).

Embraer A-29N (Treino)
Série: 2
Tipo: 1 (Treino) ou 5 (CAS)
Modelo: 5 (Treino) ou 4 (CAS)
Sequência: 01–12
Exemplo: 21501 (Treino) ou 25401 (CAS)

25301 se for utilizada a numeração reservada aos caças (o que não deixaria de ser caricato), ou 21501 se for a numeração para aeronaves de treino monomotor.

De Havilland Canada DHC-515
Série: 2
Tipo: 7 (Suporte e especiais)
Modelo: 1
Sequência: 01–02
Exemplo: 27101

Talvez antes 27501, dado o Falcon 900B ter sido matriculado como 27404. Duvido todavia que venham a ter a "misteriosa" numeração da série 8, tipo 281xx.


Em relação à numeração correta nas matrículas, esta obedece ainda à ordem estabelecida aquando da criação da Força Aérea Portuguesa em 1952, e é aplicada em todas as aeronaves que sirvam ou venham a servir nos 3 ramos, tendo tido apenas ligeiras alterações até aos dias de hoje.

1º dígito: indicam aeronaves no ativo.

- algarismo "1" adicionado aquando da revisão dos regulamentos da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) em 1993/94;
- algarismo "2" aplicado a novas aeronaves que tenham entrado ao serviço após as alterações levados a cabo pela AAN em 2021/22.

2º dígito: corresponde à função básica da aeronave, de acordo com a seguinte lista:

- 0xxx - aeronave sem motor. Exemplo, ASK-21: 01xx (hoje em dia 101xx);
- 1xxx - aeronaves monomotores de instrução e motoplanadores. Exemplo, Chipmunk: 13xx;
- 2xxx - aeronaves plurimotores de instrução. Exemplo, T-37C: 24xx;
- 3xxx - aeronaves de ligação e observação. Exemplo, Max-Holste Broussard, 33xx;
- 4xxx - aeronaves de patrulhamento marítimo e/ou de bombardeamento. Exemplo, P-3P: (1)48xx;
- 5xxx - aviões de caça e caças-bombardeiros. Exemplo, A-7P: (1)55xx;
- 6xxx - aeronaves de transporte. Exemplo, C-130H: (1)68xx;
- 7xxx - aeronaves de apoio e especiais. Exemplo, Falcon 50: (1)74xx;
- 8xxx - reservado. Exemplo, Boeing 707: 88xx;
- 9xxx - helicópteros. Exemplo, SA-330 Puma: (1)95xx.


Pronto, acho que assim já é mais simples para todos chegarem lá. E como fiz de cabeça, também fica para mim porque às vezes eu próprio ainda me baralho todo.  :mrgreen:



P.S. A única coisa que me escapou foi a numeração atribuída aos drones, sendo que o Ogassa OGS42 que a FAP opera na Esq. 991 possui, por exemplo, a matrícula PRT0xx.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 22, 2024, 06:30:08 pm
Se percebi bem as regras de numeração, serão estes os números de caudas das futuras aeronaves?

Lockheed Martin F-35A
Série: 2
Tipo: 5
Modelo: 3
Sequência: 01–20
Exemplo: 25301

Afirmativo. Eventualmente 25401 caso o Super Tucano fique com a série anterior (253xx).

Embraer A-29N (Treino)
Série: 2
Tipo: 1 (Treino) ou 5 (CAS)
Modelo: 5 (Treino) ou 4 (CAS)
Sequência: 01–12
Exemplo: 21501 (Treino) ou 25401 (CAS)

25301 se for utilizada a numeração reservada aos caças (o que não deixaria de ser caricato), ou 21501 se for a numeração para aeronaves de treino monomotor.

De Havilland Canada DHC-515
Série: 2
Tipo: 7 (Suporte e especiais)
Modelo: 1
Sequência: 01–02
Exemplo: 27101

Talvez antes 27501, dado o Falcon 900B ter sido matriculado como 27404. Duvido todavia que venham a ter a "misteriosa" numeração da série 8, tipo 281xx.


Em relação à numeração correta nas matrículas, esta obedece ainda à ordem estabelecida aquando da criação da Força Aérea Portuguesa em 1952, e é aplicada em todas as aeronaves que sirvam ou venham a servir nos 3 ramos, tendo tido apenas ligeiras alterações até aos dias de hoje.

1º dígito: indicam aeronaves no ativo.

- algarismo "1" adicionado aquando da revisão dos regulamentos da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) em 1993/94;
- algarismo "2" aplicado a novas aeronaves que tenham entrado ao serviço após as alterações levados a cabo pela AAN em 2021/22.

2º dígito: corresponde à função básica da aeronave, de acordo com a seguinte lista:

- 0xxx - aeronave sem motor. Exemplo, ASK-21: 01xx (hoje em dia 101xx);
- 1xxx - aeronaves monomotores de instrução e motoplanadores. Exemplo, Chipmunk: 13xx;
- 2xxx - aeronaves plurimotores de instrução. Exemplo, T-37C: 24xx;
- 3xxx - aeronaves de ligação e observação. Exemplo, Max-Holste Broussard, 33xx;
- 4xxx - aeronaves de patrulhamento marítimo e/ou de bombardeamento. Exemplo, P-3P: (1)48xx;
- 5xxx - aviões de caça e caças-bombardeiros. Exemplo, A-7P: (1)55xx;
- 6xxx - aeronaves de transporte. Exemplo, C-130H: (1)68xx;
- 7xxx - aeronaves de apoio e especiais. Exemplo, Falcon 50: (1)74xx;
- 8xxx - reservado. Exemplo, Boeing 707: 88xx;
- 9xxx - helicópteros. Exemplo, SA-330 Puma: (1)95xx.


Pronto, acho que assim já é mais simples para todos chegarem lá. E como fiz de cabeça, também fica para mim porque às vezes eu próprio ainda me baralho todo.  :mrgreen:



P.S. A única coisa que me escapou foi a numeração atribuída aos drones, sendo que o Ogassa OGS42 que a FAP opera na Esq. 991 possui, por exemplo, a matrícula PRT0xx.

Obrigado Charlie Jaguar! Tens toda a razão... os A-29N vão chegar certamente antes antes dos F-35, infelizmente, e vai ser, possivelmente, o desbloqueado das restantes numerações...

Os De Havilland Canada DHC-515 também não é fácil porque nunca houve nada semelhante certo?
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 22, 2024, 07:19:56 pm
Os De Havilland Canada DHC-515 também não é fácil porque nunca houve nada semelhante certo?

Certo. Quando a frota estiver completa em 2030, terão chegado ao nosso país com 50 ou mais anos de atraso.  :-\

Aposto as minhas fichas na numeração "27501/2".  ;)
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Janeiro 05, 2025, 06:14:30 pm
Ficheiro atulizado para inclusão dos Embraer A-29N ST, de Havilland Canada DHC-515, Sikorksy UH-60L, e  ICAOs atualizados para os AgustaWesteland EH-101 Merlin conforme informação recolhida no outro tópico:

https://lookerstudio.google.com/s/imqduBjzz0s (https://lookerstudio.google.com/s/imqduBjzz0s)

Como sempre, dúvidas, críticas ou sugestões são bem-vindas.

Obrigado!
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Janeiro 05, 2025, 10:17:27 pm
Citar
🟥No passado no dia de Natal🎄 (25/12), foi possível rastrear um EH-101 Merlin (raro de captar), o mesmo saiu de 🇵🇹Montijo Air Base para uma missão de resgate de um homem de 67 anos, que necessitava de cuidados de saúde urgentes, quando se encontrava a bordo do navio cruzeiro “🇧🇸AMBIENCE”

A embarcação encontrava-se a navegar acerca de 120 km a oeste do Montijo, a 🇵🇹Esquadra 751 – "Pumas" filmou o resgate

EH-101 Merlin "🇵🇹MRLIN02" #029A02

https://x.com/IntelPortugal/status/1873135151418425521 (https://x.com/IntelPortugal/status/1873135151418425521)

Novamente a "pingar" no ADSB... Será uma modernização?

(https://i.ibb.co/wyQM4bc/Screenshot-2025-01-03-at-12-28-19.png)

Esta manhã "pingou" este: MEDIC11 #029C01

(https://i.ibb.co/brCx1vg/Screenshot-2025-01-05-at-12-15-55.png)

Numa troca de ideias com o @Lp_adsb no X, podemos ter encontrado alguns ICAOs dos Merlin...

Se considerarmos o ICAO (19609/#029C01) de hoje e o de dia 25/12 (19602/#029A02) e a seguinte distribuição 6 Model 514, 2 Model 515 e 4 Model 516, então os ICAOs de toda a frota poderão ser:

19601/#029A01, 19602/#029A02, 19603/#029A03, 19604/#029A04, 19605/#029A05, 19606/#029A06, 19607/#029B01, 19608/#029B02, 19609/#029C01, 19610/#029C02, 19611/#029C03, 19612/#029C04

Algumas referências do @Lp_adsb aqui:

https://x.com/Lp_adsb/status/1875921852922810809 (https://x.com/Lp_adsb/status/1875921852922810809)

Boas, nunca fiz nenhuma intervenção no fórum mas quando vi o teu post lembrei-me de uma descoberta que fiz há uns meses. Os códigos hexadecimais dos Merlin são conversões dos manufacturer's serial numbers para hexadecimal. (https://www.rapidtables.com/convert/number/hex-to-octal.html (https://www.rapidtables.com/convert/number/hex-to-octal.html)) Convertendo o hex usado hoje 029C01 para octal obtemos 516001, que corresponde com o "msn" do 19609 (MSN: 50122/516001/SAR09). Podemos fazer o processo inverso e obtemos todos os códigos https://globe.adsbexchange.com/?icao=029801,029802,029803,029804,029805,029806,029a01,029a02,029c01,029c02,029c03,029c04 (https://globe.adsbexchange.com/?icao=029801,029802,029803,029804,029805,029806,029a01,029a02,029c01,029c02,029c03,029c04). Podes confirmar através do radarbox (https://www.airnavradar.com/data/mode-s/029801 (https://www.airnavradar.com/data/mode-s/029801)). Através do mesmo processo podemos obter mais variações menos utilizadas https://globe.adsbexchange.com/?icao=029801,029802,029803,029804,029805,029806,029a01,029a02,029c01,029c02,029c03,029c04,14c001,14c002,14c003,14c004,14c005,14c006,14d001,14d002,14e001,14e002,14e003,14e004,a60001,a60002,a60003,a60004,a60005,a60006,a68001,a68002,a70001,a70002,a70003,a70004 (https://globe.adsbexchange.com/?icao=029801,029802,029803,029804,029805,029806,029a01,029a02,029c01,029c02,029c03,029c04,14c001,14c002,14c003,14c004,14c005,14c006,14d001,14d002,14e001,14e002,14e003,14e004,a60001,a60002,a60003,a60004,a60005,a60006,a68001,a68002,a70001,a70002,a70003,a70004), podes recuar no adsbexchange até dia 02/01/2024 para ver um dos exemplos no código A70003. Se encontrares alguma irregularidade ou tiveres alguma dúvida sente-te à vontade para perguntar.

Muito obrigado pela partilha... E que ótima primeira intervenção! O teu handle diz tudo  :o

Uma questão:

• Sabes o porquê de serem 029 ou A70 e não 479 como os restantes?

Vou adicionar à minha base de dados e já partilho no tópico onde está todo o inventário da FAP com os respetivos ICAOs.

Só alguém na 751 é que te pode dizer com certeza o motivo,
nas forças armadas da Alemanha os hex não costumam durar mais que alguns meses antes de serem alterados, talvez isto seja para impedir que "bad actors" tenham acesso aos níveis de prontidão da frota pelo adsb (especulação) e se esse fosse o objetivo cá em Portugal poderiam fazer como nos f's desligando os transponders por isso não encontro uma explicação lógica.
Na Fap isto não é acontecimento único tenho a certeza que andas atento e já reparaste que os P3's voam algumas vezes sob hex's em que ainda não encontrei nenhuma correlação matemática com a airframe designada (053977,200000,249249,555555).
Uma vez há algum tempo um dos Merlins "pingou" em Alverca com o hex original 497cxx, não sei bem como os transponders funcionam e se é fácil mudar os hex's mas isto quer dizer que alguns Merlins têm múltiplos hex codes.

O P-3C hex 249249 não sei até que ponto é real... esse ICAO aparece frequentemente por todo o mundo. Eu sei que os 2 que estiveram em Halifax, juntamente com o que está atualmente, estão com ICAO respetivo.

Os F-16s são outro caso e pelo que me explicaram:

Citar
Os Vipers "desligam" quando estão dentro do perímetro de NOTAM/exercícios, ligam quando estão em trânsito ou emergência geralmente

Contudo, para além do mistério dos ICAOs, tenho ainda o mistério dos callsign... Tenho encontrado os seguintes:

F-16: RISKY01 / VIPER66 / BULET21
Falcon50: LINCE60 / MEDIC50
C-130H-30: ATENA21 / BISON40 / HERKY64 / OCEAN32
KC-390: SILVR60 / RHINO56 / BLAST30 / GOLDN61 / BADAK04
AW-119: MOCHO06 /  KOALA66 / SABIO07 / BLADE17 / WASP63
C-295: SNOUT03 / LFANT11 / JUNKR22 / SULKY40 / MEDIC10
UH60: BLACK03 / PHANTR07
P-3C: ORION01 / LOBO15
EH-101: MRLIN02 / MEDIC11
OGASSA: KNIGH31 / SHADW25 / SPRNT63 / SPART75

Acho que os únicos que consegui perceber, para além dos RESCUXX (SAR) / MEDICXX (MEDEVAC) / FIREXX (RFSS) que são auto-explicativos, foram o OCEANXX viagens aos Açores e o GOLDNXX viagens à Madeira...
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Nighthawk em Janeiro 05, 2025, 11:23:31 pm
Se percebi bem as regras de numeração, serão estes os números de caudas das futuras aeronaves?

Lockheed Martin F-35A
Série: 2
Tipo: 5
Modelo: 3
Sequência: 01–20
Exemplo: 25301

Afirmativo. Eventualmente 25401 caso o Super Tucano fique com a série anterior (253xx).

Embraer A-29N (Treino)
Série: 2
Tipo: 1 (Treino) ou 5 (CAS)
Modelo: 5 (Treino) ou 4 (CAS)
Sequência: 01–12
Exemplo: 21501 (Treino) ou 25401 (CAS)

25301 se for utilizada a numeração reservada aos caças (o que não deixaria de ser caricato), ou 21501 se for a numeração para aeronaves de treino monomotor.

De Havilland Canada DHC-515
Série: 2
Tipo: 7 (Suporte e especiais)
Modelo: 1
Sequência: 01–02
Exemplo: 27101

Talvez antes 27501, dado o Falcon 900B ter sido matriculado como 27404. Duvido todavia que venham a ter a "misteriosa" numeração da série 8, tipo 281xx.


Em relação à numeração correta nas matrículas, esta obedece ainda à ordem estabelecida aquando da criação da Força Aérea Portuguesa em 1952, e é aplicada em todas as aeronaves que sirvam ou venham a servir nos 3 ramos, tendo tido apenas ligeiras alterações até aos dias de hoje.

1º dígito: indicam aeronaves no ativo.

- algarismo "1" adicionado aquando da revisão dos regulamentos da Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) em 1993/94;
- algarismo "2" aplicado a novas aeronaves que tenham entrado ao serviço após as alterações levados a cabo pela AAN em 2021/22.

2º dígito: corresponde à função básica da aeronave, de acordo com a seguinte lista:

- 0xxx - aeronave sem motor. Exemplo, ASK-21: 01xx (hoje em dia 101xx);
- 1xxx - aeronaves monomotores de instrução e motoplanadores. Exemplo, Chipmunk: 13xx;
- 2xxx - aeronaves plurimotores de instrução. Exemplo, T-37C: 24xx;
- 3xxx - aeronaves de ligação e observação. Exemplo, Max-Holste Broussard, 33xx;
- 4xxx - aeronaves de patrulhamento marítimo e/ou de bombardeamento. Exemplo, P-3P: (1)48xx;
- 5xxx - aviões de caça e caças-bombardeiros. Exemplo, A-7P: (1)55xx;
- 6xxx - aeronaves de transporte. Exemplo, C-130H: (1)68xx;
- 7xxx - aeronaves de apoio e especiais. Exemplo, Falcon 50: (1)74xx;
- 8xxx - reservado. Exemplo, Boeing 707: 88xx;
- 9xxx - helicópteros. Exemplo, SA-330 Puma: (1)95xx.


Pronto, acho que assim já é mais simples para todos chegarem lá. E como fiz de cabeça, também fica para mim porque às vezes eu próprio ainda me baralho todo.  :mrgreen:



P.S. A única coisa que me escapou foi a numeração atribuída aos drones, sendo que o Ogassa OGS42 que a FAP opera na Esq. 991 possui, por exemplo, a matrícula PRT0xx.
Viva,

Antes de mais, um Bom Ano Novo a todos!

Excelente síntese! A título de curiosidade, embora os registos de cauda dos OGS42N/V que a Esq. 991 opera "fujam" às regras de numeração das restantes frotas, a FAP já operou UAV/UAS matriculados de acordo com estas regras.

Como se pode observar nas fotos seguintes, alguns modelos foram matriculados de acordo com as séries de numeração x7xxx e x8xxx:

O "Sharky" desenvolvido no âmbito do projeto PITVANT - com a numeração 175xx:
(https://i.imgur.com/wZm26eJ.jpeg)
(https://emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/noticias/2021/02/1489156598888005952668243726904554064510357o.jpg)

O UAS30 desenvolvido no âmbito do projeto TROANTE - com a numeração 176xx:
(https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2898003IMG_6823.JPG)

O UAVision OGASSA OGS42 em testes antes da FAP ter começado a operar as versões OGS42N/V - com a numeração 181xx:
(https://i.imgur.com/eui3BHY.png)

Cumprimentos
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Duarte em Janeiro 06, 2025, 01:32:47 am
Ficheiro atulizado para inclusão dos Embraer A-29N ST, de Havilland Canada DHC-515, Sikorksy UH-60L, e  ICAOs atualizados para os AgustaWesteland EH-101 Merlin conforme informação recolhida no outro tópico:

https://lookerstudio.google.com/s/imqduBjzz0s (https://lookerstudio.google.com/s/imqduBjzz0s)

Como sempre, dúvidas, críticas ou sugestões são bem-vindas.

Obrigado!

Caro Gonçalo
Quando se escolhe por Bases apenas, a BA4 mostra 7 Merlin e a BA6 tem 4 Merlin.

Quando se escolhe por Esquadra, a 752 tem 5 Merlin e a 751 tem 7...  algo não está bem?  :conf:
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Janeiro 06, 2025, 07:58:18 am
Ficheiro atulizado para inclusão dos Embraer A-29N ST, de Havilland Canada DHC-515, Sikorksy UH-60L, e  ICAOs atualizados para os AgustaWesteland EH-101 Merlin conforme informação recolhida no outro tópico:

https://lookerstudio.google.com/s/imqduBjzz0s (https://lookerstudio.google.com/s/imqduBjzz0s)

Como sempre, dúvidas, críticas ou sugestões são bem-vindas.

Obrigado!

Caro Gonçalo
Quando se escolhe por Bases apenas, a BA4 mostra 7 Merlin e a BA6 tem 4 Merlin.

Quando se escolhe por Esquadra, a 752 tem 5 Merlin e a 751 tem 7...  algo não está bem?  :conf:

Olá Duarte,

Obrigado pelo feedback!

Citar
Após a introdução do EH-101 "Merlin" existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional e assim os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes.

Portanto, a 751 tem 7 Merlin (4 na BA6, 2 na BA4 e 1 no AM3) e a 752 terá 5 (supostamente os restantes na BA4).
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 06, 2025, 09:17:18 am
Portanto, a 751 tem 7 Merlin (4 na BA6, 2 na BA4 e 1 no AM3) e a 752 terá 5 (supostamente os restantes na BA4).

Gonçalo, a 752 terá 1, no máximo 2 EH-101 em permanência nas Lajes. A grande maioria dos aparelhos estão no Montijo (MOB), com células operacionais e não operacionais, mais o único helicóptero do destacamento da 751 em Porto Santo.


Edit: a Esq. 752 possui neste momento ao serviço as células "19604" e "19605".  ;)
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Janeiro 06, 2025, 09:18:43 am
Portanto, a 751 tem 7 Merlin (4 na BA6, 2 na BA4 e 1 no AM3) e a 752 terá 5 (supostamente os restantes na BA4).

Gonçalo, a 752 terá 1, no máximo 2 EH-101 em permanência nas Lajes. A grande maioria dos aparelhos estão no Montijo (MOB), com células operacionais e não operacionais, mais o único helicóptero do destacamento da 751 em Porto Santo.


Edit: a Esq. 752 possui neste momento ao serviço as células "19604" e "19605".  ;)

Obrigado @CJ! Logo já corrijo  ;)
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: goncalobmartins em Janeiro 06, 2025, 10:14:58 am
E, se alguém tiver informação sobre o porquê dos 2 C-295M (16704 e 16709) que operam com os ICAOs 343284 e 3434D6, respetivamente, agradeço.
Título: Re: Inventário Aeronaves FAP
Enviado por: Drecas em Janeiro 06, 2025, 01:14:31 pm
Portanto, a 751 tem 7 Merlin (4 na BA6, 2 na BA4 e 1 no AM3) e a 752 terá 5 (supostamente os restantes na BA4).

Gonçalo, a 752 terá 1, no máximo 2 EH-101 em permanência nas Lajes. A grande maioria dos aparelhos estão no Montijo (MOB), com células operacionais e não operacionais, mais o único helicóptero do destacamento da 751 em Porto Santo.


Edit: a Esq. 752 possui neste momento ao serviço as células "19604" e "19605".  ;)
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