Bruxelas vai aumentar tarifas sobre veículos elétricos chineses já em julhoUnião Europeia vai endurecer as tarifas aplicadas sobre as importações de veículos elétricos chineses, em resposta aos subsídios dados por Pequim. Ideia passa por subir a taxas atuais de 10% para um valor próximo de 25% a partir de julho. Alemanha teme retaliação por parte da China.
A Comissão Europeia vai avançar com a imposição temporária de tarifas de até 25% sobre os veículos elétricos chineses importados a partir do próximo mês. A medida surge em resposta aos subsídios que a China está a dar aos fabricantes chineses, permitindo-lhes colocar carros elétricos na Europa a preços mais baixos, e pode render mais de 2 mil milhões de euros por ano aos Estados-membros.
A notícia está a ser avançada esta quarta-feira o Financial Times. Atualmente, as importações de carros elétricos chineses já estão sujeitas a uma taxa de 10%, enquanto a China aplica uma taxa de 15% sobre a importação de veículos elétricos europeus. Tendo isso em conta, a União Europeia vai endurecer as tarifas aplicadas, fazendo com que as taxas atuais subam para um valor próximo de 25% a partir de julho.
O principal argumento para essa alteração é a alegada existência de subvenções ilegais chinesas ao setor dos automóveis elétricos, o que está a fazer com que o mercado europeu seja inundado de veículos elétricos chineses mais baratos, ameaçando a viabilidade das empresas europeias e distorcendo as regras da concorrência.
Durante a visita de Xi Jinping à Europa no início de maio, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen referiu que "a Europa não pode aceitar práticas que distorcem o mercado e que podem levar à desindustrialização da UE a nível interno". "Para que o comércio seja justo, o acesso mútuo ao mercado também precisa ser recíproco", referiu, mostrando-se confiante de que seria possível chegar a acordo com Pequim.
O Financial Times indica que a Comissão Europeia deverá começar a notificiar os fabricantes de automóveis esta quarta-feira para o aumento provisório das tarifas sobre os carros elétricos importados da China, ignorando os alertas do Governo alemão de que a medida pode iniciar uma "dispendiosa guerra comercial" com Pequim. Aliás, o Governo de Olaf Scholz terá mesmo pressionado Ursula von der Leyen a desistir da investigação anti-subsídios lançada pela Comissão Europeia.
Além da Alemanha, também a Suécia e Hungria estão contra o aumento de tarifas sobre as importações chinesas, com receios de uma retaliação por parte de Pequim. Porém, Ursula von der Leyen conta com o apoio da França e Espanha no reforço das tarifas sobre os carros elétricos chineses. O presidente francês, Emmanuel Macron, tem defendido que o futuro da UE "também vai depender muito claramente da capacidade europeia de desenvolver de forma ainda mais equilibrada a relação com a China".
O aumento das tarifas deverá atingir fabricantes chineses, como a BYD, Geely – dona da sueca Volvo – e a SAIC, bem como outras empresas como a Tesla, que tem fábricas na China. O Instituto Kiel, "think tank" económico, estima que uma tarifa de 20% sobre os carros elétricos reduziria as importações europeias em cerca de um quarto, resultando em "preços visivelmente mais carros para os consumidores finais".
A China é o maior parceiro comercial da UE fora do bloco europeu. Só no ano passado, a China exportou para a UE 10 mil milhões de euros em carros elétricos, duplicando a sua quota de mercado para 8%.
Há menos de um mês, os Estados Unidos quadruplicaram as tarifas sobre os veículos elétricos chineses para 100%, para proteger as empresas americanas. "A China está a inundar os mercados globais com exportações a preços reduzidos artificialmente", explicou a Casa Branca, sancionando as "práticas comerciais injustas da China em matéria de transferência de tecnologia, propriedade intelectual e a inovação".
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/detalhe/bruxelas-vai-aumentar-tarifas-sobre-veiculos-eletricos-chineses-ja-em-julhoTodos os principais blocos mundiais estão a proteger-se da invasão de carros eléctricos chineses, fortemente subsidiados pelo Governo Chinês!!!
No caso americano a taxa vai passar dos actuais 25% para 100% de imposto sobre os VE chineses!!!!!
A Turquia vai taxar em 40% e no caso da UE vai ser muito mais moderada com apenas 25%!