“É sempre a mesma mer**”. Rangel terá chamado “burros” e “camelos” a militares da Força Aérea
O incidente na receção dos portugueses vindos do Líbano continua a dar que falar, com testemunhas a acusar Paulo Rangel de insultar os militares porque não o deixaram ir para a pista do aeroporto.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, está envolvido numa polémica com elementos das Forças Armadas, particularmente da Força Aérea.
O incidente aconteceu na chegada de um voo de repatriamento de portugueses vindos do Líbano, no dia 4 de outubro. De acordo com a CNN Portugal, Rangel pretendia receber os repatriados diretamente na pista do aeroporto, mas foi impedido de sair na zona VIP e de entrar na área reservada, onde apenas estavam autorizados jornalistas, assessores e membros da Força Aérea.
Segundo testemunhas, o ministro não terá reagido bem à restrição e terá gritado: “estou a ser retido numa unidade, eu sou um ministro de Estado, como é que é possível isto estar acontecer?”. “Isto com os militares é sempre a mesma merda”
Rangel terá ainda insultado dois militares que lhe barraram o caminho, usando termos depreciativos como “burros” e “camelos”. A situação agravou-se quando o comandante da base, coronel Abel Oliveira, tentou cumprimentar Rangel, mas foi ignorado, num gesto capturado pelas câmaras presentes.
Posteriormente, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Cartaxo Alves, interveio para tentar acalmar os ânimos, relembrando o ministro de que aquele não era o local adequado para tal confronto.
Apesar do incidente, minutos depois, o ministro foi filmado a elogiar publicamente o trabalho da Força Aérea, aparentando que nada de relevante se tinha passado. No entanto, o episódio causou um crescente mal-estar entre Rangel e as Forças Armadas, que desde então se tem agravado.
Confrontado pela imprensa durante um congresso do PSD, o ministro desvalorizou o incidente, classificando-o como um “não assunto” e recusando-se a alimentar o que chamou de “novela”.
Não sei porque não permitiram a passagem do ministro - aqui Paulo Rangel poderá ter razão mas os nossos militares FAP poderão explicar melhor o sucedido.
Já chamar camelos e burros é outra história - e aqui eu sei bem o que Paulo Rangel merecia.
Cruz Silva,
Independentemente do sr ser Ministro ou não as pessoas que necessitem de aceder ao Lado Ar de um Aeródromo ou Aeroporto Nacionais tem de possuir ou um cartão provisório ou uma autorização que previamente foi solicitada à entidade Aeroportuária, deste modo o sr em causa não tem razão e demonstrou que nesta matéria, de segurança aeroportuária, é um completo ignorante!
Como prevejo que tal não terá acontecido, os Militares neste caso, fizeram o que tinha de ser feito, na parte civil, pelas entidades de segurança creditadas para tais funções, impedir o acesso, e nada mais.
O sr é que se ter sentido menosprezado, ou inferiorizado, vai daí começou a disparar em todas as direcções, típico desta gentalha que se julga dona da verdade e disto tudo !!
O personagem o que deveria agora fazer, era um pedido de desculpas público, mas, arrogante, prepotente e rude como é tal não vai acontecer!!
Abraços