6 Geração

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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #15 em: Março 06, 2025, 03:34:54 pm »
Há que dizer que o GCAP está com bom aspecto.
 

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os_pero

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Re: 6 Geração
« Responder #16 em: Março 07, 2025, 11:23:10 am »
Sempre que leio que o FCAS estará pronto em 2040 ou o Tempest em 2035 lembro-me que até os poderosos EUA e a sua cutting edge indústria de defesa, com décadas de know how e recursos praticamente ilimitados teve sérios teething problems com o F-35.
Todos aqui (creio) sabemos que problemas foram esses.

Estamos mesmo a contar que estes futuros sistemas estejam devida e plenamente operacionais nas datas anunciadas?
Colocaria mais uns 2 a 3 anos em cima, sendo otimista. Provavelmente mais.

Sim, serão programas cheios de desafios. É por isso que acho difícil a Saab desenvolver um modelo competitivo, se a Suécia desenvolver o avião sozinha. Eles simplesmente não têm dinheiro suficiente para desenvolver do zero, a não ser que reduzam o nível de ambição para a aeronave.

O GCAP é capaz de ser o que tem mais hipóteses de "correr bem", já que todos os membros do programa tiveram algum tipo de envolvimento no programa F-35.
O FCAS é capaz de ser o mais complicado, não tendo nenhum dos países envolvidos qualquer experiência prévia com a 5ª geração.

Mas vamos ver. Também ainda não se sabe muito bem quais são os critérios exactos para um caça ser considerado de 6ª geração.

Sim o GCAP - Global Combat Air Programme (ex-Tempest) pelo que estive a ler deverá ser o projeto que mais avançado está e provavelmente o que vai sair primeiro do "forno", pelo que li a para evitar os problemas do F-35, o consorcio vai usar um Boeing para testar várias tecnologias (radares, comunicações, sensores, software, ...) já integradas umas nas outras enquanto o resto do projeto (desenho do frame e e outros componentes) avança, a ideia é ter o miolo já funcional e testado quando for a altura de montar tudo do avião. Inclusive é suposto esses testes com o Boeing começares já este ano.

A ideia é prevenir o que aconteceu com o F-35 onde os componentes foram pouco testados antes de montarem tudo no avião e depois era difícil testar tudo pois havia sempre algum problema mais básico que impedia de testar o resto o que prolongou em muito o desenvolvimento do avião.
 
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Cabeça de Martelo

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Re: 6 Geração
« Responder #17 em: Março 07, 2025, 12:39:45 pm »
Não é sobre um caça de 6ª geração, mas sim o que vai acompanhar os mesmos.

Citação de: Marco Florian Geo
Now it is official: agreement signed b/n 🇮🇹 Leonardo and 🇹🇷 Baykar.
Key points:
➡️ European leaders in drones
➡️ JV & production located in 🇮🇹
➡️ production in 1 of Leo factories
➡️ independent from Piaggio
➡️ 🇹🇷 Baykar joins 🇮🇹🇬🇧🇯🇵GCAP?

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #18 em: Março 07, 2025, 01:08:10 pm »
Sempre que leio que o FCAS estará pronto em 2040 ou o Tempest em 2035 lembro-me que até os poderosos EUA e a sua cutting edge indústria de defesa, com décadas de know how e recursos praticamente ilimitados teve sérios teething problems com o F-35.
Todos aqui (creio) sabemos que problemas foram esses.

Estamos mesmo a contar que estes futuros sistemas estejam devida e plenamente operacionais nas datas anunciadas?
Colocaria mais uns 2 a 3 anos em cima, sendo otimista. Provavelmente mais.

Sim, serão programas cheios de desafios. É por isso que acho difícil a Saab desenvolver um modelo competitivo, se a Suécia desenvolver o avião sozinha. Eles simplesmente não têm dinheiro suficiente para desenvolver do zero, a não ser que reduzam o nível de ambição para a aeronave.

O GCAP é capaz de ser o que tem mais hipóteses de "correr bem", já que todos os membros do programa tiveram algum tipo de envolvimento no programa F-35.
O FCAS é capaz de ser o mais complicado, não tendo nenhum dos países envolvidos qualquer experiência prévia com a 5ª geração.

Mas vamos ver. Também ainda não se sabe muito bem quais são os critérios exactos para um caça ser considerado de 6ª geração.

Sim o GCAP - Global Combat Air Programme (ex-Tempest) pelo que estive a ler deverá ser o projeto que mais avançado está e provavelmente o que vai sair primeiro do "forno", pelo que li a para evitar os problemas do F-35, o consorcio vai usar um Boeing para testar várias tecnologias (radares, comunicações, sensores, software, ...) já integradas umas nas outras enquanto o resto do projeto (desenho do frame e e outros componentes) avança, a ideia é ter o miolo já funcional e testado quando for a altura de montar tudo do avião. Inclusive é suposto esses testes com o Boeing começares já este ano.

A ideia é prevenir o que aconteceu com o F-35 onde os componentes foram pouco testados antes de montarem tudo no avião e depois era difícil testar tudo pois havia sempre algum problema mais básico que impedia de testar o resto o que prolongou em muito o desenvolvimento do avião.

Em princípio nenhum dos programas terá o mesmo nível de problemas, e custos, do programa F-35, por não contemplar uma versão STOVL.

No caso do FCAS é que pode haver a complicação de uma versão naval para os franceses.

Uma dúvida que tenho, é a nível dos motores. Vão avançar para motores de ciclo variável, ou vão simplificar com motores "convencionais"? Que outras novas tecnologias vão ser incorporadas?
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #19 em: Março 07, 2025, 04:00:00 pm »
Sempre que leio que o FCAS estará pronto em 2040 ou o Tempest em 2035 lembro-me que até os poderosos EUA e a sua cutting edge indústria de defesa, com décadas de know how e recursos praticamente ilimitados teve sérios teething problems com o F-35.
Todos aqui (creio) sabemos que problemas foram esses.

Estamos mesmo a contar que estes futuros sistemas estejam devida e plenamente operacionais nas datas anunciadas?
Colocaria mais uns 2 a 3 anos em cima, sendo otimista. Provavelmente mais.

Sim, serão programas cheios de desafios. É por isso que acho difícil a Saab desenvolver um modelo competitivo, se a Suécia desenvolver o avião sozinha. Eles simplesmente não têm dinheiro suficiente para desenvolver do zero, a não ser que reduzam o nível de ambição para a aeronave.

O GCAP é capaz de ser o que tem mais hipóteses de "correr bem", já que todos os membros do programa tiveram algum tipo de envolvimento no programa F-35.
O FCAS é capaz de ser o mais complicado, não tendo nenhum dos países envolvidos qualquer experiência prévia com a 5ª geração.

Mas vamos ver. Também ainda não se sabe muito bem quais são os critérios exactos para um caça ser considerado de 6ª geração.

Sim o GCAP - Global Combat Air Programme (ex-Tempest) pelo que estive a ler deverá ser o projeto que mais avançado está e provavelmente o que vai sair primeiro do "forno", pelo que li a para evitar os problemas do F-35, o consorcio vai usar um Boeing para testar várias tecnologias (radares, comunicações, sensores, software, ...) já integradas umas nas outras enquanto o resto do projeto (desenho do frame e e outros componentes) avança, a ideia é ter o miolo já funcional e testado quando for a altura de montar tudo do avião. Inclusive é suposto esses testes com o Boeing começares já este ano.

A ideia é prevenir o que aconteceu com o F-35 onde os componentes foram pouco testados antes de montarem tudo no avião e depois era difícil testar tudo pois havia sempre algum problema mais básico que impedia de testar o resto o que prolongou em muito o desenvolvimento do avião.

Em princípio nenhum dos programas terá o mesmo nível de problemas, e custos, do programa F-35, por não contemplar uma versão STOVL.

No caso do FCAS é que pode haver a complicação de uma versão naval para os franceses.

Uma dúvida que tenho, é a nível dos motores. Vão avançar para motores de ciclo variável, ou vão simplificar com motores "convencionais"? Que outras novas tecnologias vão ser incorporadas?
À partida, serão de ciclo variável, a Rolls Royce já está a trabalhar nos protótipos…
 
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