Actividade Operacional/Exercícios

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mafets

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1290 em: Novembro 26, 2024, 04:18:35 pm »
Mais um navio espião russo ao largo da nossa costa

https://www.instagram.com/share/p/BAHzet3FTX

https://twitter.com/EE_EspadaEscudo/status/1861136142151684134

No dia em que os cabos submarinos aparecerem todos cortados vão deitar as mãos à cabeça e exclamar " como é que isto pode acontecer?"
😱😱😱😱😱

É encontrar o navio de carga chinês comandado por um Russo mais próximo do acontecimento.

E a Marlin do NRP SInes disparar uns tiros de aviso....ohhh.... esperem.... :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. É evidente, pela quantidade  de navios russos por cá, que descobriram que a nossa marinha, entre poucos navios operacionais, navios desarmados e drones de vigilância é quase à vontadinha... ::)

https://sicnoticias.pt/pais/2023-03-15-Problema-no-motor-do-NRP-Mondego-ja-foi-resolvido-garante-comandante-261c0e9e   

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1291 em: Novembro 27, 2024, 09:03:23 pm »
Como é que a Marinha pode intervir se suspeitar de acções de sabotagem?

Como a Marinha pode provar situações de acções de sabotagem? No acompanhamento são feitos registos (videos)? Ou é tudo à base dos binoculos?
 

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NVF

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1292 em: Novembro 28, 2024, 10:26:05 am »
Os sistemas FLIR instalados nos NPO e Super Lynx têm capacidade para gravar vídeo em HD. Oh wait…  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

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mafets

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1293 em: Novembro 28, 2024, 10:51:04 am »
Mandam um Drone.  ;)



https://vmtv.sapo.pt/acor-da-marinha/

Citar
O “UX SPYRO” trata-se de um “drone” de descolagem e aterragem vertical (“Vertical Take-Off and Landing”, VTOL), com 1131mm de envergadura e 664 mm de altura, equipado com 4 motores que propulsionam hélices CFD de baixo ruído; conta com AHRS (“Attitude and Heading Reference System”), que fornece orientação 3D usando dados giroscópicos, acelerómetro, magnetómetro, barómetro e de GPS assegurando a precisão do seu voo; com um alcance operacional de 15 km, e um tecto de serviço de 3 000 pés ( 914 metros ), tem uma velocidade máxima de 55 km/h e pode operar durante 1 hora; pode transportar um “payload” até 4 kgs, compreendendo diferentes sensores e equipamentos de vigilância e recolha de imagem.

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1294 em: Novembro 28, 2024, 02:19:46 pm »
De notar que é um artigo de 2022 - se há coisa em que a Marinha (e as empresas com quem trabalham) evoluiu é nos drones.  ;)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1295 em: Novembro 28, 2024, 02:28:48 pm »
De notar que é um artigo de 2022 - se há coisa em que a Marinha (e as empresas com quem trabalham) evoluiu é nos drones.  ;)
Certo. Mas se é para recolher imagens o Spyro faz isso, inclusive com Flir.  ;)









https://www.uavision.com/products

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1296 em: Novembro 28, 2024, 03:48:56 pm »
Do not mention the FLIR! 🤫🤫🤫
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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1297 em: Novembro 29, 2024, 12:26:36 am »

Marinha portuguesa acompanha fluxo de navios russos com vigilância apertada

Não sei já foi colocado aqui.


E a versão em inglês para quem não quiser correr o risco  de ler os comentários dos brasileiros...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #1298 em: Novembro 30, 2024, 10:09:53 pm »


No dia 29 de abril de 2024 às 15h22 o NRP Arpão realizava a primeira passagem no Círculo Polar Ártico, LAT: 66º33’.
Assista ao documentário da missão histórica da Marinha no Ártico,

Para que fosse possível cumprir com o desígnio, de navegar debaixo do gelo, foi necessário um intenso período de preparação e estudo, em que a guarnição quase que teve que “reaprender” a operar o navio, uma vez que a navegação submarina nas altas latitudes apresenta condições ambientais, sonoras e perigos à navegação, como a existência de Icebergs e gelo solto obrigando assim a adaptar muitos dos normais procedimentos e técnicas normalmente usadas pelos submarinos, quando a navegar em latitudes mais baixas. 

A OPERAÇÃO ÁRTICO 2024 contou com o apoio de Marinhas aliadas nomeadamente, a US NAVY, através do Artic Submarine Lab (ASL), e das Marinhas da Dinamarca e Canadá, fazendo jus às boas relações bilaterais entre a Marinha e os diversos parceiros internacionais, fortalecendo assim a coesão da Aliança Atlântica, no seu trabalho combinado e num momento de elevada instabilidade mundial, onde os valores da democracia e o respeito pelas regras Internacionais estão a ser colocadas em causa.

Em paralelo ao estudo e preparação da missão, o navio passou por um processo de manutenção que embora normal, foi adaptado para fazer face às especificidades da missão, nomeadamente a instalação de uma proteção na torre para os mastros pela Divisão de Submarinos da Direção de Navios (DN-DS) e pela Arsenal do Alfeite, SA ou a instalação de um sonar de alta frequência na torre do submarino com o apoio do Instituto Hidrográfico (IH). Importa relembrar que no ano 2023 o Arpão navegou 212 dias, atravessou o Atlântico duas vezes, esteve presente em sítios tão longínquos como o Rio de Janeiro, no Brasil e a Cidade do Cabo, na África do Sul, e ainda terminou o ano operacional com uma patrulha no Mediterrâneo.

Os processos de manutenção e treino são os dois principais fatores que permitem a condução das operações em segurança e com sucesso.

Com a conclusão desta missão o NRP Arpão tornou-se num dos poucos submarinos convencionais a navegar debaixo do gelo, uma área normalmente reservada aos submarinos de propulsão nuclear. Permaneceu debaixo da placa de gelo num total de cerca de quatro (4) dias, tendo também explorado a operação na Marginal Ice Zone , com grande densidade de gelo solto, zona essa com elevado valor tácito, área em que nenhum outro submarino do ocidente se atreveu a operar, desde a II grande Guerra, com total sucesso. Além de adicionar uma nova capacidade aos submarinos portugueses e, consequentemente, à Marinha, o Arpão pôs mais uma vez em prática a “arte de bem fazer”, o que demonstrou que mesmo com todas as condicionantes, mas com dedicação, competência  e força de vontade é possível continuar a ultrapassar novos desafios alcançando objetivos  considerados por muitos, incluindo aliados, inultrapassáveis.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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