Sobre a abertura dos jogos olimpicos, apenas vimos a França a ser a França.
Desde a revolução e especialmente durante o século XX a França vive deste tipo de afimações culturais, que levaram a que hoje eles dominem o mundo da moda, o que leva a que algumas das maiores fortunas do mundo sejam francesas.
Como sempre, exageram, e em alguns pontos de forma ridicula.
Mas também há muita incultura nas criticas, como é o caso da figura da cabeça a falar, e a cantar o " ... Çá ira, çá ira, cá ira, les aristocrates a la lanterne ..." Os imbecis, como o fanático americano que ficou indignado, não sabem, não entendem e realmente não querem saber.
Trata-se da musica simbolo da revolução francesa e até há unidades militares americanas que o executam /vedade que em muitos casos sem perceber o seu significado).
Também achei que abusaram das mulheres de barba, dos homens vestidos de mulher, travestis e quetais, mas mesmo isso tem que ser interpretado...
Em meados do séxulo XIX, os franceses introduziram um tipo de dança nos cabarets, chamado Can Can.
Era literalmente o fim do mundo.
As mulheres levantavam as saias e mostravam as pernas. Era escandaloso e um insulto grátis à moral e aos bons costumes.
Para alguns, era uma prova mais que evidente de dissolução de costumes e não havia nada a fazer. Só rezar e esperar a punição divina.
A moda acabou por cair em desuso na própria França, teve sucesso fora da França e o seu sucesso levou os franceses a re-introduzir a moda, para turista ver.
Hoje, quase dois séculos depois, achamos ridiculo que alguém visse aquilo como prova de que o mundo iria acabar.
Eventualmente daqui a cem anos, as pessoas vão olhar para a abertura dos jogos de 2024 e vão ver aquilo com outros olhos: Uma demonstração da extravagância francesa, que é também uma das caracteristicas do sucesso cultural dos franceses em vários dominios.
Faz-me lembrar a industria automovel francesa e o lançamento do Citroen DS, "Boca de sapo" cujo protótipo foi visto por muitos como uma coisa absurda, que não fazia sentido, era feio e praticamente nem parecia um carro.
Transformou-se num icone e ultrapassou recordes de vendas, ainda antes de a produção ter começado
É a França ...
Ou melhor ... " C'est la France"