A revista em questão que eu referi é esta
https://issuu.com/herminiolopes/docs/ponto_de_reuniaoEm relação a pessoal do exército sei que já ouve exercícios entre JTAC da FAP e os observadores de artilharia do exército, talvez mais para cada força ver como é que os outros trabalham, há sempre algo a aprender pois nem tudo é igual.
Acho que um problema destes cursos no exército ser dado a oficiais é que tenho a ideia que eles não ficam muito tempo no mesmo sítio, ou são promovidos, ou são transferidos, etc.
Pelo menos quando a força ainda está a ser criada uma parte do pessoal formado tem que permanecer em funções e ser o núcleo da nova força, formar novos elementos, etc.
Em relação ao problema da manutenção das qualificações, os da FAP têm mantido, os do exército é que também têm que estar disponíveis para participar nos exercícios da FAP, é claro que se o exercito quiser fazer um exercício CAS com F-16 para os seus JTAC sem que isso esteja planeado pela FAP, alguém têm que pagar esse voo que não estava planificado. Não sei se a FAP faz questão de adquirir o Super Tucano por causa disso, que nem é problema da FAP lol, ou o exército quer Super Tucano? Acho que as coisas se resolvem se as pessoas se entenderem, é uma questão de coordenação.