Se recuarmos um pouco até ao século XVII, altura em que penso que estas marchas e cadências militares começaram a generalizar-se, podemos constatar pela leitura dos trabalhos do General Gabriel do Espírito Santo e do Professor Penim de Freitas que elas não eram muito utilizadas pelas tropas portuguesas. Não deixa de ser interessante notar no entanto, que é possível no entanto que as marchas utilizadas pelos regimentos estrangeiros ao nosso serviço durante a Guerra da Restauração tenham sido ouvidos ou até adoptados em Portugal.
É o caso da Scots March, do New Model Army de Cromwell.
Não será de todo improvável que esta marcha militar tenha sido ouvida em Portugal, tocada pelos tambores e pífaros dos regimentos de infantaria ingleses chegados em 1662. De facto, apesar de se chamar Scotch March, esta marcha que data do século XVI era popular no exército inglês.
http://guerradarestauracao.wordpress.co ... tch-march/
Ou os regimentos franceses que cá serviram, levantados pelo grande amigo da causa portuguesa, Marechal Turenne.
De qualquer das formas, se avançarmos mais um pouco, como é o teu interesse mais os séculos XVIII-XIX, é curioso assistir a este vídeo, que trata-se de um projecto que visa dar mais detalhe e rigor histórico ao jogo Empire Total War, e que consiste numa recolha das marchas militares de cada nação, dentro do período do século XVIII. É curioso assim ver que o autor do vídeo caracteriza a última marcha do vídeo, o
GENERIC DRUM AND FIFE como "
In reality, this is the Portuguese drumming march cadence." Agora se é ou não, isso não sei...