Citação de: tenente em Novembro 10, 2020, 01:06:28 pmCitação de: RABN em Novembro 10, 2020, 12:24:43 pmCitação de: typhonman em Novembro 10, 2020, 12:20:23 amCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 11:41:00 pmCitação de: typhonman em Novembro 09, 2020, 08:11:35 pmCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc, Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser: -SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar. -IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec. -Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm. (volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.Cumprimentos, CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses. Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras. Para o ERec, há uma versão anfíbia do ST5 para reconhecimento, talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??Abraços Ter um modelo de VBL para o exército todo faria sempre mais sentido. Mas há outras questões que também são importantes: - O L-ATV sempre foi e continua a ser a preferência da generalidade do exército, mesmo depois da compra do ST5 -O L-ATV é mais barato, além de que a Urovesa abusou no contrato de venda dos ST5.-o L-ATV tem mais versões, e mais capazes, sendo que tem algumas que fazem muita falta no exército.
Citação de: RABN em Novembro 10, 2020, 12:24:43 pmCitação de: typhonman em Novembro 10, 2020, 12:20:23 amCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 11:41:00 pmCitação de: typhonman em Novembro 09, 2020, 08:11:35 pmCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc, Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser: -SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar. -IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec. -Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm. (volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.Cumprimentos, CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses. Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras. Para o ERec, há uma versão anfíbia do ST5 para reconhecimento, talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??Abraços
Citação de: typhonman em Novembro 10, 2020, 12:20:23 amCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 11:41:00 pmCitação de: typhonman em Novembro 09, 2020, 08:11:35 pmCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc, Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser: -SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar. -IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec. -Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm. (volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.Cumprimentos, CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses. Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras. Para o ERec, há uma versão anfíbia do ST5 para reconhecimento, talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.
Citação de: RABN em Novembro 09, 2020, 11:41:00 pmCitação de: typhonman em Novembro 09, 2020, 08:11:35 pmCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc, Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser: -SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar. -IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec. -Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm. (volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.Cumprimentos,
Citação de: typhonman em Novembro 09, 2020, 08:11:35 pmCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc, Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser: -SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar. -IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec. -Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm. (volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)
Citação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc,
É verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...
Citação de: tenente em Novembro 10, 2020, 01:06:28 pmCitação de: RABN em Novembro 10, 2020, 12:24:43 pmCitação de: typhonman em Novembro 10, 2020, 12:20:23 amCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 11:41:00 pmCitação de: typhonman em Novembro 09, 2020, 08:11:35 pmCitação de: RABN em Novembro 09, 2020, 07:14:27 pmÉ verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...Sim, de preferência os BlackHawk.A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?Abc, Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser: -SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar. -IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec. -Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm. (volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.Cumprimentos, CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses. Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras. Para o ERec, há uma versão anfíbia do ST5 para reconhecimento, talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??Abraços Ter um modelo de VBL para o exército todo faria sempre mais sentido. Mas há outras questões que também são importantes: -O L-ATV sempre foi e continua a ser a preferência da generalidade do exército, mesmo depois da compra do ST5 -O L-ATV é mais barato, além de que a Urovesa abusou no contrato de venda dos ST5.-o L-ATV tem mais versões, e mais capazes, sendo que tem algumas que fazem muita falta no exército.
O L-ATV não ganhou o concurso porque nem sequer participou. Pelo menos não fazia parte dos dois finalistas. Há quem diga que as opções eram muito limitadas pelo orçamento disponível face aos veículos a adquirir, o que de facto faz sentido quando vemos que os principais concorrentes europeus do Vamtac não entraram. No fim o orçamento acabou por não dar na mesma para o número de veículos planeados, ficando a quantidade final nos 139, certo?
Mas que bela comissão, para a quantidade de veículos a adquirir ter reduzido tanto.
Estou admirado!O que li nas noticias foi que a NATO decidiu doar todo o equipamento que lá se encontrava ao Afeganistão. https://www.publico.pt/2021/04/24/mundo/noticia/eua-nato-entregam-equipamento-militar-afeganistao-retirada-1959906
Como é óbvio , pelo post do tenente, este LSD da USN veio dos States e não do Mar Arábico. Agora a questão é porque é que os Marines iriam doar viaturas relativamente novas? Poderá ser uma entrega para Rota, porque o navio não vai para o Mediterrâneo? Claro que se viessem viaturas novas — provavelmente para os Fuzileiros, dado o baixo número — era muito bom.