E quando não há Fogos Florestais serão usados pela FAP em?
Pois, isso ainda estará por averiguar, à semelhança do que fará o par de 515 fora da época de incêndios, por exemplo.
Possibilidades que me ocorrem:
O DECIR actualmente tem aeronaves também no inverno, por isso mesmo não havendo fogos, há aeronaves atribuídas ao combate aos fogos, ter algumas destas aeronaves da FAP de alerta aos fogos permitiria reduzir o aluguer de meios privados nesta "época baixa" de fogos.
Mas também pode não ser tecnicamente possível, pois os helis alguma altura tem que parar para fazer as manutenções mais demoradas, e para estar tudo a 100% no inicio do verão, manda a lógica que essas paragens sejam no inverno.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/portugal-vai-ter-pela-primeira-vez-meios-aereos-de-combate-aos-fogos-todo-o-anoOutra coisa que estes helis também podem fazer fora da época dos fogos é substituir o Koala que costuma estar em Ovar nas missões de SAR em montanha, SAR costeiro no norte...
Se não vierem pintados de cor de laranja talvez participar em algum exercício ali com o CTOE, com o 2BIPara, que não estão muito longe
.
PS: Achei curioso/interessante a FAP poder vir a escolher o Black Hawk para heli de combate a incêndios, não seria a minha primeira escolha, estava mais na linha de algo mais simples do tipo Huey, será já a FAP/FAs a planear futuras aquisições de helis deste modelo? Versão naval para substituir o Lynx? Versão táctica para operações militares???