Bom dia.
O nexo é que me apeteceu. Simples 😉
Depois, tem tanto nexo como continuar a misturar KC390 com helicópteros de combate a incêndios ou outros meios, todos necessários e prioritários, mas com programas, realidades, utilizações... diferentes.
Quanto aos UH60, eu que até nem engulo muito bem materiais dos EUA devido à utilização das Lajes, ainda por cima usado e pago, reconheço que dadas as circunstâncias, poderão ser uma mais valia no que diz respeito ao combate a incêndios e mais um ou outro tipo de missão que lhes seja atribuída.
Esquadra nova, meios "novos", missão principal também nova (combate a incêndios)... se calhar não estávamos ainda preparados para muito mais.
Dentro de uns anos, com alguma experiência própria, mais pessoal, e definindo provavelmente requisitos próprios, poderemos pensar adquirir mais meios próprios nas mesmas ou outras condições, dependendo de como correrem as coisas.
Quanto a compararações, estuda um pouco da sua geografia, demografia, economia, capacidade industrial... e também de como têm gerido de forma muito inteligente as suas relações com a UE e os EUA. 😉
Não há milagres no PIB, e enquanto aqui se discute o sexo dos anjos (e não só), lá...
Abraço e bons posts.