Bem me parecia e nas FS é igual. E as baixas médicas têm de obrigatoriamente de ser passadas por médico de centro de saúde, nem os dos hospitais o podem fazer.
A CGA é para morrer, não sei como era nas FS, se também descontavam para a CGA ou se tinham uma caixa própria, mas agora também é para a SS.
Muitos militares QP estão aos poucos a perceber a diferença, nas baixas medicas, na reforma a ser paga pela SS, e decidem ir embora para a vida civil, emigrar, etc, nem é pelo ordenado de agora, mas pela miseria de reforma no futuro.
Era exatamente igual meu caro, exatamente igual - era para a CGA.
Uma das críticas que faço no Fórum, desde sempre, é a diferença de tratamento em situações iguais, agora até discriminam os Funcionários Públicos!
Quem descontou para a CGA, numa situação de baixa e qualquer que seja a duração, recebe sempre mais em percentagem do seu salário normal. Os novos Funcionários Públicos, descontam para a Segurança Social, e ao contrário dos antigos que descontavam apenas para a CGA, que sustentava apenas regimes contributivos, ao contrário, a SS sustenta o regime contributivo e o não contributivo (RSI e por aí a fora):
Resultado, numa baixa de 2 Funcionários que ganhem 1500€ brutos mensais, o que desconta da para CGA, salvo erro leva para casa entre 81 e 100% do salário, já na SS, como propositadamente as baixas são emitidas com um máximo de 30 dias e renováveis, o trabalhador não recebe nada nos primeiros 3 dias e nos seguintes só recebe 55% do salário!!!!!!! Vejam bem a disparidade!!!!!
Só no fim da baixa, e se esta for de período superior a 31, 91 ou 365 dias, é que a SS aumenta o valor da baixa para respectivamente: 60%, 70% ou 75%.
Na prática se descontarem o subsídio de refeição e outros subsídios, o trabalhador que desconte para a SS recebe menos de metade do salário normal!!!!!!!
Mais anormal é o facto de antigamente quem atribuía os RSI eram funcionários públicos (Assistentes Sociais) que descontavam para a CGA e nunca se importaram em atribuír RSI a torto e a direito, pagos pela SS!!!! Depois ouvir a ladaínha de que a SS não é sustentável.... pois não, misturam regime contributivo com não contributivo!!!! Este último devia saír do Orçamento de Estado e não dos descontos de quem trabalha!!!!!!