É simplesmente uma vergonha Portugal não ter capacidade própria de meter uma companhia de fuzileiros, conjuntamente com uma companhia de paraquedistas e equipas de OE a 4000km de distancia do País, estamos a falar em cerca de 300 homens, podendo ser reforçado por uma companhia dos Regimentos de Infantaria n.º14 e n.º13 conjuntamente com duas duzias de Pandur (Transporte de Tropas), apoiados com 4 EH101 vocacionados e equipados para missoes CSAR, mais 2 Lynx armados para retirar cidadãos nacionais.
È uma vergonha nacional, não para os Militares, esses fazem o que podem e o que não podem esses sim são os verdadeiros patriotas, agora o Governo que pens em prioridades e que assuma duma vez por todas que não tem capacidade de retirar de la os cidadãos que queiram sair da Guine.
Andam a enterrar milhoes e milhoes de euros em projectos so para enrriquecer os compadrios e depois quando aparcem situações como estas não temos capacidade de afirmarmos nossos objectivos. Se não temos capacidade de retirar cidadãos nacionais num país que não tem Marinha, nem Força Aérea nem carros de combate, apenas conta com AK47 e algumas RPG7 como vai ser se algum dia temos de retirar num país fortemente armado?
Portugal prcisa de moderniazar-se e consequente incentivar ao consumo e construção interma, temos de promovr os ENVC para que estes se possam desenvolver. Neste momento Portugal pode construir nos ENVC como forma também de dar um empurrão, e prcisamos de 8 NPO; 4 NPC; 8 NPC; 2 Navpol; 1 AOR; tudo isto pode ser construido em Viana do Castelo permitindo criar postos de trabalho em estaleiros portugueses, agora que o 1º NPO saíu dos estaleiros é so construir.
O que ira acontecer quando algo de sério acontecr em Portugal, relembro que temos uma das maiores ZEE do Mundo, centenas de petroleiros passam junto a nossa costa, para além de serem vigiados, temos de ter capacidade para qualquer eventualidade.
Mais uma vez aqui relembro fala-se muito sobre os gastos com a defesa, mas mais s vai falar quando precisarmos a serio dos meios e nao os termos. Aí é que vão rolar cabeças, Imaginem fala-se que Portugal vai gastar 200 milhoes de euros nem navios de combate a poluição, durante 1 semana muitos criticos "ursos" falam do dinheiro que podia ser dados aos RSIS, agora imaginem um petroleiro derramou 100 tonedas de crude e Portugal não tem meios para combater essa poluição, durante anos e decadas a vida marinha biologica está "fo....da". O mesmo se passa com as pessoas, é inadmissivel Portugal não ter capacidade de colocar 600 homens a 4000km de casa.
Actualmente Portugal precisa de :
8 NPO - substituir todas as Corvetas;
4 NCP - Capacidade Anti-poluição
8 NPC - Sustiutir as Classes de Patrilha Cacine e Albatroz
2 NAVpol
1 AOR
E não me venham falar que nao temos dinheiro...... temos dinheiro sim e precisamos de investir na construção naval nacional.
Existe dinheiro para tudo menos para a defesa, é até ao dia, que vemos 1 corveta Visby ou 1 Fremm Marroquina patrulharem a ZEE portuguesa.