Mas é que não tem mesmo.
Bem eu não queria aprofundar muito esta questão porque este não é o tópico adequado, mas vou só salientar que o que quer que os Suiços façam no plano militar não é exemplo para nós, Portugal e a Suiça são paises com responsabilidades (que tem a ver com as alianças de defesa entra paises) diferentes. A Suiça é um pais neutro, logo não se compromete com ninguém a ter o que quer que seja, tem o que quer, da forma que bem entender, Portugal ao fazer parte da NATO, possui o seu sistema de defesa aéreo integrado com o das outras nações da aliança, isto é, o nosso Centro de Relato e Controlo depende do Comando Aéreo da NATO na Turquia, que é o Comando Aéreo responsável por operações aéreas no sul da europa (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, talvez outros), que por sua vez está dependente de outros Comandos de escalão superior até ao máximo que é o QG da NATO em Bruxelas.
Eu quando falei dos feriados foi na brincadeira
, mas eles lá façam como bem entenderem, para mim parece algo sem lógica, mas eu estou habituado ao QRA de 24h, 365 dias, por isso esse sistema para mim é estranho, acho que se existe um sistema de alerta, é porque pode ser necessário a qualquer hora, em qualquer dia, o sistema de Busca e Salvamento no mar não é só das 9 às 5, ou os bombeiros, ou os hospitais, etc.
Uma situação que me lembrei durante o dia como razão para na Suiça ser assim, foi que os Suiços podiam ter um sistema idêntico ao que nós tinhamos no passado, que era, do nascer ao pôr do sol, e isto era devido aos caças anteriores ao F-16 MLU não terem capacidade de efectuar operações de noite (não é a mesma coisa que voar de noite, qualquer avião comercial pode voar de noite, é descolar, voar do ponto A para o ponto B, e depois aterrar, basta que existam nos aeroportos de inicio e fim iluminação de pista, ajudas-radio à navegação e à aterragem (ILS), e que o avião possua capacidade de receber esses sinais), efectuar operações de noite já exige necessidade de equipamentos de visão noturna, sistemas opticos avançados, etc.
O nosso sistema de Busca e Salvamento sempre foi de 24h, mas na prática também tinha limitações similares, lembro-me de nos Açores, se fosse necessário efectuar uma evacuação sanitária de uma ilha para a outra podia sem problema ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, bastanto como eu disse acima que os aeroportos nas ilhas tenham a iluminação e os sistemas de apoio indicados acima (o Aviocar e o Puma tinham os equipamentos próprios), mas se fosse necessário ir efectuar um resgate a um navio já não se passava o mesmo, tentava-se era calcular o tempo de voo, distância percorrida, etc, para que o Puma descolasse a uma certa hora da madrugada, para que quando estivesse perto do navio já estivesse a nascer o sol, isto é, o resgate teria sempre que ser feito de dia.
Com a vinda do helicoptero EH101 isso já não é necessário, já é possivel efectuar resgates de noite.