22 de agosto de2004
Exército Português volta a querer adquirir o EC 635T1
Depois de ter cancelado em 2002 a compra de nove helicópteros leves EC 635T1 à Eurocopter, por falta de certificação de alguns sistemas de armas e por falta de cumprimento dos prazos de entrega dos mesmos helicópteros, o Ministério da Defesa Nacional volta agora a mostrar o seu interesse em adquirir o mesmo modelo, agora já homologado para disparar o míssil TOW. Fontes militares Portuguesas, entrretanto, garantem que os requisitos exigidos atualmente pelo Exército foram agora mudados, e apenas se pensa em utilizar armamento de 12,7mm e de 20mm, instalados em “pods” fabricados pela GIAT Industries. A decisão de adquirir o modelo francês ou outro, como por exemplo o AgustaWestland A109M Power, que foi promovido em Portugal, deverá ser tomada em janeiro de 2005 pelo Ministro da Defesa, Dr Paulo Portas.
Os nove Eurocopter EC 635T1, derivados do modelo civil EC 135, que se encontravam em Portugal nas instalações da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal SA, para serem equipados de acordo com os requisitos nacionais, foram posteriormente enviados para a França e vendidos à Real Força Aérea Jordaniana. Na época, o EC635T1 foi testado por pilotos da Forca Aérea Portuguesa e, apesar de ter sido selecionado depois dos testes, havia sido rejeitado devido às sua fraca capacidade perante os requisitos exigidos.
Por outro lado, o Exército Português espera ainda começar a receber em 2005/2006 o primeiro dos dez helicópteros de transporte tático AgustaWestland/NH Industries NH90 TTH, com motores Turbomeca RTM322, para também equipar o GALE. A OGMA mantém inclusive uma participação de 1,2% neste programa de âmbito europeu. Em 2003, o Ministério da Defesa Nacional deu como forte possibilidade o abandono da compra dos NH 90 TTH e a opção pela aquisição de alguns Sikorsky S-70A BlackHawk, planos que foram ao que tudo indica abandonados. (Victor Manuel Saraiva Barreira)
Noticia tirada do site segurança e defesa ,a noticia lida e analisada chega-se à conclusão que a ser correcta a informação andam mesmo a brincar com a tropa!