De uma forma genérica duvido que os Type 45 ficassem KO com um ataque electro-magnético.
Tenho de concordar, os britânicos não são nenhuns amadores na construção de navios. As Type 45 não estarão certamente menos protegidas que os NPO2000 relativamente a ataques EMP.
Nas caixas redutoras, nos veios e no ""sistema de helices" ate não se perde muita energia
Por melhor que o veio de transmissão esteja oleado, há sempre frcção, ou seja, energia que simplesmente se perde na forma de calor. Se lhe adicionar engrenagens então ainda pior é.
Ser estiver-mos só a falar de veios e caixas redutoras "simples" as perdas mecânicas serão muito reduzidas. Possivelmente inferiores a 10 ou mesmo 5%, longe dos tais 20 a 40% que você afirmou. As perdas tornam-se maiores se houver caixas de velocidades, embraiagens e outros componentes de transmissão mais complexos. Por exemplo num sistema que tenha de transmitir potência de varias fontes diferentes (motores diesel e turbinas diferentes) para o mesmo conjunto de veios, do género de sistemas CODAG, CODAD, COGAG, acredito que as perdas por transmissão já sejam maiores, mas ainda assim nunca 40%, mesmo 20% acho já muito.
E já agora lembre-se de uma coisa PCartCast, é também necessária a transmissão entre o motor de combustão e o gerador, muitas vezes também com caixa redutora. E depois volta a ser precisa transmissão do motor eléctrico para o hélice. Também aqui existirão perdas mecânicas. E isto sem falar nas perdas de conversão e transporte da energia eléctrica, estas perdas serão sempre superiores à mecânicas de um veio e caixa redutora simples.
Torna-se mais eficiente passar para transmissão eléctrica quando queremos distribuir a potência para um numero elevado de propulsores, o que necessitaria de transmissões mecânicas extremamente complexas. Para navios que se queiram com mais capacidade de manobra que se queiram com pods de hélices distribuidos pelo casco e que sejam direccionáveis, aí faz certamente sentido transmissão eléctrica.
Nas locomotivas faz também sentido pois normalmente é necessário distribuir potência por um numero elevado de eixos. Um sistema mecânico seria muito complexo, e aí sim com perdas mais elevadas, assim faz mais sentido transmissão eléctrica. Outro motivo é que as locomotivas com transmissão mecânica precisariam de caixa de velocidades. Ora uma caixa de velocidades para potências na ordem dos 5000kW seria algo extremamente complexo e pesado. Com transmissão eléctrica elimina-se a necessidade de caixa de velocidades.
Ora os navios, normalmente, não precisam de caixa de velocidades, com excepção por exemplo de sistemas CODAG e semelhantes, mas não é o caso do NPO.