Um navio de uma Marinha de Guerra sem peça de vante é como um gajo capado, faz parte da própria linha do navio.
Mas como o conceito filosófico é de coninhas, vai na volta não ter é ser disruptivo.
Ninguém me esclareceu da impossibilidade técnica de ter uma arma ASW diferente de torpedos na vante do NPO.
Para além de me gabarem a bebedeira
. Que levei isso na boa, claro.
Mas por acaso não tenho problemas em mostrar a minha falta de conhecimento em diversa matérias e se o disse era para com a + b dizerem sim ou não.
O meu raciocino é em termos de espaço, pois noutro mais técnico não podia ser, era a semelhança da colocação de células á semelhança das existentes no caso de anti navio em navios patrulhas bem mais pequenos, que as tem inclinadas e voltadas para a frente. E claro algo modular, que se poderia colocar e retirar e assim usar nos navios necessários.
A verdade é que também os torpedos com uma dezena de quilômetros de alcance num navio de 21 nós e sem helicóptero embarcado, parece uma bocado,,,vago. Tapa buracos da falta de navios a sério.
Sei que um míssil/torpedo asw actual tem uma massa de mais de 600 quilogramas, o que por si só limita muita coisa, juntando uns 4 e a plataforma, e decerto aquele espaço vazio para lazer e selfis na frente da ponte não foi construído para suportar muito peso, vá que uma dezena de espreguiçadeiras. Mas a vantagem era mais de 20 km de alcance.
Os torpedos têm 11 km e os sistema de morteiros como o da Suécia menos, mas também é mais indicado para as águas menos profundas deles e em navios rápidos que se aproximam com relativa rapidez de submarinos. Não é o caso dos NPO. Seria mais para provocar a eventual desestabilização dos torpedos lançados por submarinos. De resto é muito limitado como ataque.
O que leva a pensar que umas EPC mesmo da versão patrulha e com possibilidades ASW fazia bem mais sentido. E em vez de continuar a teimar num projecto dos anos 80 com pernas curtas, adquirir era umas EPC Patrulha, que realmente tinham potencial para mais algo do que fiscalizar barcos de pesca e busca e salvamento.
Mas a Marinha dos homens pançudos a dizer que interessa é o Homens embarcados, é que sabe. Os Homens embarcados fazem cara de duros e os outros até fogem. Podem meter um faixa escrito, "aqui é só gajos beras"