Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER

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Bubas

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #135 em: Julho 26, 2024, 09:05:42 pm »
O quê nenhuma laracha...
Ainda bem, assim posso concordar sem espinhas.

Os dois aviões são uma mais valia em vários aspectos, até para calar certas vozes quando se compra material estritamente militar

Será uma bela Base com esses e os 9 UH60, vindo mais 3 como se fala

As "larachas" como lhes chama, são quando acho que tem de ser e não a pedido ou feitas por tudo e nada.
laracha, é virem aqui uns vendedores de banha falar de tretas cheios de ingenuidade ou pseudo ingenuidade. Se eu tivesse 25 anos e vivesse no mundo da popota e da disney, até podia ser apanhado desprevenido e acreditar.
Mas como já lidei com "esta gente" toda numa vida já relativamente longa, tenho os olhos mais abertos

Muitas são mesmo por tudo e por nada. Felizmente no meio do nevoeiro lá vem qualquer coisa.
 

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tenente

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #136 em: Agosto 23, 2024, 02:07:39 pm »
Boas a Todos,

Este seria o hidroavião ideal não só para os combates aos fogos florestais mas também para ser usado em operações SAR pois tem, na realidade na sua versão 415 MP,
Multi purpose, essas capacidades.
Quanto a mim poderíamos/deveríamos possuir pelo menos seis unidades deste modelo e incorporá-las na nossa FA, como por exemplo os Espanhóis tem feito nos últimos anos com os Canadairs CL215/415, esquadra essa que tem alguns pilotos Portugueses, da ex aerocondor, pilotos esses certificados não só para este equipamento mas também para os PBY Catalina, aeronaves que já operaram em anos anteriores, no combate aos fogos florestais, em Portugal.
Junto as características destas aeronaves, publicadas pelo fabricante :

http://www.bombardier.com/en/aerospace/ ... craft.html

Bombardier 415 MP
Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities.

Strength and Versatility

Flexibility and ruggedness are the hallmarks of the Bombardier 415 MP amphibious aircraft. Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities, this versatile mission-specific aircraft offers exceptional low-level, low-speed manoeuvrability, making it the perfect choice for a wide range of special missions on inland, coastal and offshore waters.

Special Missions

With Western civil certification for both the aircraft and its surveillance suite, the Bombardier 415 MP aircraft is a proven ally in:

Search and rescue (SAR)
•Civil SAR
•Disaster SAR

Utility transport
•Cargo
•Personnel

Law enforcement
•Illegal immigration
•Drug and other smuggling
•Illegal fishery
•Terrorism
•Piracy at sea

Environmental control
•Oil pollution
•Forest fires

Special Mission Equipment
•Autopilot and military mission management system (MMMS)
•Forward-looking infrared (FLIR)
•Side-looking airborne radar (SLAR)
•Fully integrated weather radar
•Direction finder antenna (DF)
•Still and video cameras
•Cabin accommodation for stretchers and berths
•Enlarged aft cargo door
•Available floor space for customer supplied boat or other
•Marine radio package
•Secure intercom


Engine - 2 X Pratt & Whitney Canada PW123AF
Power - 2,380.00 Horsepower
Avionics -

Maximum Cruising Speed - 359.00 km per hr    223.08 mph
Service Ceiling - 4,480.56 metres   14,700.00 feets
Rate of Climb - 487.68 mpm   1,600.00 fpm
Numbers Ordered/Sold - 67

Cabin Height - 1.90 metres  6.23 feets
Cabin Width - 2.40 metres  7.87 feets
Cabin Length - 9.40 metres  30.84 feets
Exterior Length - 19.80 metres  64.96 feets
Wingspan / Rotor Diameter - 28.60 metres  93.83 feets
Fuselage Diameter - 2.69 metres  8.83 feets
Baggage Volume - 1.40 cubic metre  49.44 cubic feet

Ferry range: 2,427 km (1,508 mi, 1,310 nmi) 278 km/h (150 kn) Long Range Cruise
Endurance: 3 hours at 200 nmi (370 km) from base
g limits: +3.25−1.0 g
Maximum Take Off Weight - 19,890.36 kgs  43,850.00 lbs
Maximum Payload - 2,903.04 kgs  6,400.00 lbs
Fuel Tank Capacity - 1,529.85 gallon  5,791.09 litres
Fuel Economy - 0.42 km per litre  0.99 NM per gallon
Minimum Take Off Distance - 813.82 metres  2,670.00 feets
Minimum Landing Distance - 664.46 metres  2,180.00 feets

Cumprimentos


Claro que sete anos depois de eu ter iniciado este tópico o CL-415 MP não se fabrica, tendo a FAP optado, e muito bem, por adquirir o DHC 515, pena é os IrResponsáveis politicos,   não arranjarem verba para, pelo menos, ser adquirida mais uma parelha destas excelentes aeronaves de combate aos Incêndios Florestais, mas eu entendo, pois os interesses de alguns escroques, Nacionais e estrangeiros, e de algumas empresas, estão acima dos interesses Nacionais !!!

https://dehavilland.events/wp-content/uploads/2024/07/DHC-515_Spec_Sheet_v13_DIGITAL.pdf


https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619933/derrocada-na-madeira-faz-pelo-menos-um-morto-pode-haver-soterrados

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619678/fogo-mantem-se-na-cordilheira-central-e-atenua-na-ponta-do-sol

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619858/madeira-governo-regional-reabre-duas-estradas-de-acesso-ao-paul-da-serra

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619798/avioes-canadair-atuam-na-cordilheira-central-e-helicoptero-na-ponta-do-sol

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619491/mobilizados-canadair-espanhois-portugueses-demoravam-3-dias-a-chegar

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619819/forca-aerea-espanhola-mostra-luta-contra-o-fogo-na-ilha-da-madeira

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619595/area-ardida-na-madeira-ultrapassa-os-5-mil-hectares




Sem comentários !!
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 02:37:47 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #137 em: Agosto 23, 2024, 02:55:57 pm »
Boas a Todos,

Este seria o hidroavião ideal não só para os combates aos fogos florestais mas também para ser usado em operações SAR pois tem, na realidade na sua versão 415 MP,
Multi purpose, essas capacidades.
Quanto a mim poderíamos/deveríamos possuir pelo menos seis unidades deste modelo e incorporá-las na nossa FA, como por exemplo os Espanhóis tem feito nos últimos anos com os Canadairs CL215/415, esquadra essa que tem alguns pilotos Portugueses, da ex aerocondor, pilotos esses certificados não só para este equipamento mas também para os PBY Catalina, aeronaves que já operaram em anos anteriores, no combate aos fogos florestais, em Portugal.
Junto as características destas aeronaves, publicadas pelo fabricante :

http://www.bombardier.com/en/aerospace/ ... craft.html

Bombardier 415 MP
Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities.

Strength and Versatility

Flexibility and ruggedness are the hallmarks of the Bombardier 415 MP amphibious aircraft. Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities, this versatile mission-specific aircraft offers exceptional low-level, low-speed manoeuvrability, making it the perfect choice for a wide range of special missions on inland, coastal and offshore waters.

Special Missions

With Western civil certification for both the aircraft and its surveillance suite, the Bombardier 415 MP aircraft is a proven ally in:

Search and rescue (SAR)
•Civil SAR
•Disaster SAR

Utility transport
•Cargo
•Personnel

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•Illegal immigration
•Drug and other smuggling
•Illegal fishery
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•Piracy at sea

Environmental control
•Oil pollution
•Forest fires

Special Mission Equipment
•Autopilot and military mission management system (MMMS)
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•Side-looking airborne radar (SLAR)
•Fully integrated weather radar
•Direction finder antenna (DF)
•Still and video cameras
•Cabin accommodation for stretchers and berths
•Enlarged aft cargo door
•Available floor space for customer supplied boat or other
•Marine radio package
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Power - 2,380.00 Horsepower
Avionics -

Maximum Cruising Speed - 359.00 km per hr    223.08 mph
Service Ceiling - 4,480.56 metres   14,700.00 feets
Rate of Climb - 487.68 mpm   1,600.00 fpm
Numbers Ordered/Sold - 67

Cabin Height - 1.90 metres  6.23 feets
Cabin Width - 2.40 metres  7.87 feets
Cabin Length - 9.40 metres  30.84 feets
Exterior Length - 19.80 metres  64.96 feets
Wingspan / Rotor Diameter - 28.60 metres  93.83 feets
Fuselage Diameter - 2.69 metres  8.83 feets
Baggage Volume - 1.40 cubic metre  49.44 cubic feet

Ferry range: 2,427 km (1,508 mi, 1,310 nmi) 278 km/h (150 kn) Long Range Cruise
Endurance: 3 hours at 200 nmi (370 km) from base
g limits: +3.25−1.0 g
Maximum Take Off Weight - 19,890.36 kgs  43,850.00 lbs
Maximum Payload - 2,903.04 kgs  6,400.00 lbs
Fuel Tank Capacity - 1,529.85 gallon  5,791.09 litres
Fuel Economy - 0.42 km per litre  0.99 NM per gallon
Minimum Take Off Distance - 813.82 metres  2,670.00 feets
Minimum Landing Distance - 664.46 metres  2,180.00 feets

Cumprimentos


Claro que sete anos depois de ter iniciado este tópico o CL-415 MP não se fabrica tendo a FAP optado, e muito bem, pelo DHC 515.

https://dehavilland.events/wp-content/uploads/2024/07/DHC-515_Spec_Sheet_v13_DIGITAL.pdf


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https://www.noticiasaominuto.com/pais/2619595/area-ardida-na-madeira-ultrapassa-os-5-mil-hectares




Sem comentários !!

Nem me apetece elaborar muito, para ser franco.

Atente-se no facto de que os espanhóis destacaram para a Madeira 2 aeronaves - o total que iremos adquirir -, e não estão a conseguir dar conta do recado. Quando no final desta década/princípio da próxima os meios bombardeiros pesados ficarem limitados ao par de -515 que a FAP vai receber, numa situação semelhante será naturalmente necessário deslocá-los para aquele arquipélago, desguarnecendo todo o restante território nacional, e obviamente apenas se ambos se encontrarem simultaneamente operacionais. Nem quero pensar então se fosse necessário um destacamento permanente em Porto Santo, por exemplo.

Além disso, fazendo o nosso país parte do mecanismo europeu de proteção civil RescEU, os nossos 2 aparelhos também terão de ser chamados a auxiliar no combate às chamas além-fronteiras, razão para que a maior parte dos operadores do 215/215T/415/515 tenha optado por ter ao seu dispor uma frota mais alargada, tanto para uso a nível interno como externo. E no nosso caso, como já referi várias vezes, 2 podem rapidamente equivaler a 0, forçando-nos uma vez mais a termos de estar de mão-estendida à espera do auxílio de vizinhos e parceiros/aliados, com as possíveis consequências em termos de danos materiais e humanos que daí possam advir.

As alterações climáticas na PI e regiões autónomas são bem notórias e vieram para ficar, e persistir numa política de vistas curtas, tacanhez e "depois logo se vê" só irá inevitavelmente trazer maus resultados. Ainda vamos muito a tempo de encomendar pelo menos mais um par de DHC-515, apesar disso infelizmente se afigurar como altamente improvável.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #138 em: Agosto 23, 2024, 04:45:15 pm »
Imagem miserável de  um país de mendigos....sempre dependentes da caridade alheia.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #139 em: Outubro 09, 2024, 10:05:56 am »
De Havilland Canada celebrates milestone with European Union and member states

https://skiesmag.com/press-releases/de-havilland-canada-celebrates-milestone-with-european-union-and-member-states/

Vídeo: https://vimeo.com/1015453394/32ab40619d

De Havilland Canada Celebrates Milestone with European Union and Member States
(4 de Outubro de 2024)
Citação de: De Havilland Canada
Brussels, Belgium October 4, 2024 – Today, leaders from the European Commission, Government of Canada, EU Member States and De Havilland Aircraft of Canada Limited (De Havilland Canada) celebrated the conclusion of contract negotiations as aircraft production for 22 new waterbomber aircraft ramps up at De Havilland Canada's facilities.

De Havilland Canada presented EU Commissioner Janez Lenarčič with a rescEU branded model aircraft, as well as other model De Havilland Canada aircraft, to the assembled EU Member States representatives to mark the occasion and signify the close of the contract negotiation process.

As part of the event, De Havilland Canada announced that the name of the DHC-515 Firefighter would be changing to reflect the history and overwhelming sentiment for the name "Canadair" in Europe.

"When people are close to a wildfire in Europe, they ask when the Canadairs will come to help protect their community," said De Havilland Canada CEO, Brian Chafe. "Today, we are recognizing the history of service of the Canadair fleet by renaming the aircraft the ‘De Havilland Canadair 515.'"

To celebrate the event, De Havilland Canada has released a video outlining the current state of production of the aircraft, as well as an image of a re-branded De Havilland Canadair 515 in rescEU livery.

"For our company, today is a big day as it marks the end of discussion and the commencement of production moving into high gear," said Chafe. "But the real work is just beginning. European countries have placed their trust in De Havilland Canada, and it is up to all of us to deliver the aircraft to them on time."

The video can be found here.

Images of the new logo and the rescEU aircraft can be found here.

UE E DE HAVILLAND CANADA FECHAM ACORDO DOS NOVOS CANADAIR [M25357– 81/2024]

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Os BOMBARDIER 415 MP QUE PORTUGAL DEVERIA TER
« Responder #140 em: Outubro 09, 2024, 04:13:49 pm »
Claro que sete anos depois de eu ter iniciado este tópico o CL-415 MP não se fabrica, tendo a FAP optado, e muito bem, por adquirir o DHC 515, pena é os IrResponsáveis politicos,   não arranjarem verba para, pelo menos, ser adquirida mais uma parelha destas excelentes aeronaves de combate aos Incêndios Florestais, mas eu entendo, pois os interesses de alguns escroques, Nacionais e estrangeiros, e de algumas empresas, estão acima dos interesses Nacionais !!!

Se fossem da Embraer em vez de 2 eram 6 ou 8 e com vários anúncios e selfis dos bobós da corte, sobre a extraordinária mais valia
 
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