Começou o prazo para a entrega da declaração de rendimentos do ano civil de 2023!
Quem tiver dinheiro a receber, é melhor enviar já a declaração, agora quem tiver a pagar como é o meu caso, é melhor aguardar pelo fim de Junho, não vá o Estado gastar mal gasto os nossos impostos
Quem tiver a pagar IRS, pode sempre pedir para pagar em prestações mensais esse valor, apenas com um acréscimo de alguns euros no custo total, mas pelo menos não têem de pagar tudo. Esse pedido de pagamento em prestações pode ser feito posteriormente ao envio da declaração e só quando a declaração tiver sido validada pelas Finanças.
Quem pedir para pagar em prestações, não pode esquecer-se de dar autorização para o débito directo das prestações, no Portal das Finanças (antes de Setembro de 2024). Não chega o fisco ter o nosso NIB, temos de dar autorização para realizar-se o débito directo mensal.
Como vão poder perceber quando simularem o envio da declaração, os reembolsos provavelmente encolheram, ou os valores a pagar aumentaram! Tal deveu-se à chico-espertice do governo que baixou as taxas de retenção mensais, para todos ficarmos com a sensação de que pagamos menos impostos....... como podem comprovar no momento do envio da declaração, o aumento de rendimentos é só aparente, porque o que conta é a prestação de contas que fazem com o Estado, quando enviam a declaração de rendimentos!