Penso que agora os oficiais da GNR vem todos da Academia ou é pessoal já da Guarda que tira um curso interno de promoção a oficial.
Nesse ponto penso que é verdade, os oficiais RC das Forças Armadas tem as pernas cortadas para entrar na GNR, nas forças civis, PSP, etc, já podem entrar por baixo.
Há Oficiais na GNR que foram oficiais em RC no exercito, que chegam a tenente em RC, mas depois tem que concorrer a academia militar para entrar aos quadros, ai decidem se querem permanecer no exercito ou optar pela GNR. São graduados a na posicão que tinham neste caso que estou a falar em Tenente e recebem como tal mas depois pussuem a antiguadade relativa igual aos outros oficiais do mesmo curso, sendo que só são promovidos depois de 2 anos no posto de tenente( posto não é igual a graduação).
Todos os anos ha pelos menos um ou dois oficiais na academia nessas condições ora seja no exercito ora seja no GNR.
Vantagens
Monetarias: não se pode ganhar menos portanto enquando quem vem da vida civil fica a ganhar 150€ no primeiro ano de academia os que vem em regime de contrato do exercito ora como praça ou como oficial fica a ganhar ordenado base que ja tinha.
depois mantém os beneficios que os outros mantém como a saude, os apoios no fardamento e livros de estudo.
Se esse é o teu sonho pondera bem os prós e os contras e segue o teu sonho.