#1 Mensagem por Pedro Leg » segunda out 07, 2019 11:59 pm (comentario que fiz no Forum Numismatica)
As teses dos profetas do descalabro do sistema financeiro e monetário ganham força com as "taxas negativas" , a emissão de moeda "falsa" por parte do BCE et da FED, os anúncios dos despedimentos em massa por parte de grandes bancos, as falências de grandes empresas globais, como recentemente a Thomas Cook, and so on .
Os tradicionais valores refugio como o ouro e a prata ganham peso e tem-se assistido a uma forte valorização dos metais preciosos apesar das mexidas e das manipulações por parte de grandes bancos e instituições financeiras que forçam a cotação, sobretudo da prata, no sentido descendente.
O rácio do valor ouro/prata era em épocas passadas de 1 para 15 ; hoje é de 1 para mais de 80. Ou seja, hoje, 1 onça de ouro é equivalente ao valor de 85 onças de prata. Este rácio é o fruto de uma manipulação por parte de quem as pode e sabe fazer , este é um dado adquirido. Todos os peritos neste tema concordam numa coisa : o custo da prata vai subir muito no futuro.
Alguém teve o poder neste mundo para fazer o governo português (Sócrates) , o governo francês (Sarkozi) e o governo inglês (não me recordo quem) a desfazerem-se, mais ou menos na mesma altura, de centenas de toneladas de ouro, "ao desbarato" para fazer baixar o preço no mercado internacional. O Vitor Constancio, de 2001 a 2009 vendeu mais de duzentas toneladas de ouro das reservas nacionais.
Inevitavelmente, quando esta m...rebentar toda (é uma questão de tempo) convém, ao cidadão previdente, ter umas moedinhas de ouro e de prata em casa para o que der e vier. As moedas de ouro, libras etc, são demasiado valiosas para pagar a conta na mercearia. Para as pequenas despesas do dia a dia convém ter moedas de prata. Mas quais ? As moedas de colecção têm um preço muito acima do seu valor intrínseco. As chamadas "moedas de prata de investimento" : "American eagle" , "Filarmónicas austríacas", "Maple leaf", "Vera Silver" etc . têm também um custo bastante superior ao seu valor real em prata. Estas moedas, que citei, de 1 onça têm um valor intrínseco de cerca de 16 euros, mas custam frequentemente mais de 20 euros cada.
A solução tenho-a encontrado nos leilões, onde, por vezes, se fazem bons negócios, podendo adquirir moedas de prata a um preço próximo, por vezes inferior ao valor spot.
nt O valor spot é a cotação oficial do ouro ou da prata em "papel". Existe uma cotação paralela , não oficial, para a prata e o ouro fisicos.
nt 2 escrevi este comentario em outubro 2019, os valores actuais são diferentes do mencionado acima. Hoje a cotação oficial da prata é de 14.61 dolares /onça...mas uma moeda de 1 onça custa, se as encontrar, cerca de 30 euros.