1. Era nítido que aquilo que o EP tinha "em vista" originalmente era radares de curto alcance, transportados no mesmo modelo de 4x4 que transportariam os lançadores. Tipo SAAB Giraffe 1X.
Estes, penso eu, acompanhariam os lançadores para o TO. No caderno de encargos até apareciam esquemas com "bonequinhos" desenhados desta forma.
2. Se o Vitor Barreira está correto, o que temos é algo diferente. O GM200 não acompanha as forças quando estas avançam. Mantem-se a umas dezena de Km da linha da frente e avança depois de as forças avançarem.
O GM200, certamente com um "módulo extra - pago á parte", serve também para "Ground Survailance Radar"...
Já divulguei aqui um aviso de concurso futuro para dois "Ground Survailance Radar"...
Tirem as vossas conclusões...
3. Não se monta um GM200 num VAMTAC. A única viatura do EP que vejo apropriada para transportar um GM200 para um TO é o novo 6x6 com cabine blindada, mas não sei... foram compradas com uma cabine para "no mínimo 3 ocupantes" - e por isso, possivelmente, pequena. E, na maioria de fotos e videos que se vêm o sistema está montado em 8x8. Um 8x8 com cabine blindada, mais um para MPC (Manutenção Por Canibalizágem), encomendados á empresa espanhola que está a produzir os 4x4 e 6x6 deve sair por uns 500.000 cada um. Ou mais
4. O EP fica com um sistema que não é carne nem peixe. Não sei nada de como um radar de médio alcance, a 30km de forças amigas "interage" com AAA VSHORAD das forças da frente. Mas deve ser diferente de essas forças terem o seu próprio radar de curto alcance (para drones, helicópteros a baixa altitude...). O ideal deve ser ter as duas coisas.
Mas, se o EP, pelas quantidades "inúteis" adquiridas já ia ter que comprar mais carne, agora vai ter que comprar mais carne e mais peixe.
Tendo estes radares GM200, já pode - e deve - comprar lançadores SHORAD, de alcance 20 - 30 km.
5. Assim já podemos vislumbrar uma força pequena, de uns 1000 elementos, essencialmente "autónoma" no campo de batalha. Não esquecer os VAMTACs com Morteiro 120mm e
UM (
) Helicóptero de evacuação.
Se for uma força com Comandos/Páras/Fuzos como elemento principal de infantaria, teremos uma força RELEVANTE.
Se, mais para a frente, conseguirmos uma 2ª tal força, eventualmente mais "pesada" - já nos podemos dar por felizes.
Ah... isto é uma indicação que nós e os Franceses vamos ser bons amigos.