Pelo link (e na Wikipédia):
Short range: Skyranger 30
Medium range: primarily IRIS-T SLM
Long range: MIM-104 Patriot
Very long range (exoatmospheric): Arrow 3
Presumo que haverá tendência muito forte para o IRIS-T SLM? E não é estranho o SAMP/T (vs Patriot) estar ausente?
Os sistemas na lista compreendem sistemas AA usados pela Alemanha, tendo sido a Alemanha a lançar a ideia do ESSI. Não sei se é suposto estar limitado a esses sistemas, ou apenas servem de exemplo das respectivas camadas. Mas se a intenção é ter algum grau de uniformização, é capaz de haver mais "restrições" nos sistemas de topo, como o Patriot e Arrow 3.
A questão agora é: qual o nível de participação portuguesa na iniciativa? É mais um daqueles casos em que "só vamos assistir", ou vamos investir em defesas AA?
Se formos de facto investir nisso, vai-se investir em todas as camadas, ou só algumas? Que camadas seria cortadas?
Em que veículos seriam instalados os hipotéticos Skyranger 30?
O sistema Skyshield, com os RapidRanger, seria integrado com os restantes sistemas? Adquirir-se-iam mais RapidRanger, além dos sistemas mencionados do ESSI, ou estes últimos relegavam para segundo plano os RapidRanger?
Estou curioso para ver no que vai dar. Skyranger 3 e IRIS-T SLM, complementados por um maior número de RapidRanger, já seria um salto enorme em matéria de defesas AA. Conseguir juntar o Patriot a isso, seria um passo de gigante, e com o Arrow 3 seria o pacote completo, apesar deste último já achar mais difícil.
Também não admirava que não fosse adquirido o Patriot, e esperassem pelo IRIS-T SLX, como solução mais barata.