Novos Sistemas de Defesa Aérea

• 1230 Respostas
  • 245660 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22688
  • Recebeu: 3933 vez(es)
  • Enviou: 2743 vez(es)
  • +2338/-4274
« Última modificação: Janeiro 07, 2025, 11:07:00 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 364
  • Recebeu: 233 vez(es)
  • Enviou: 262 vez(es)
  • +64/-15
Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Responder #1201 em: Janeiro 10, 2025, 02:39:48 pm »
Sistema flexível (versões terrestre, naval e aérea) com capacidades muito relevantes e particularmente importantes para o presente e futuro das nossas FA.
Capacidade EW... Temos algo remotamente similar no inventário dos 3 ramos das FA?

https://breakingdefense.com/2023/06/scorpius-a-quantum-leap-in-electronic-warfare-capabilities-and-performance/

Foto da versão terrestre. Scorpius-G.
« Última modificação: Janeiro 11, 2025, 10:32:45 am por Mentat »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22688
  • +2338/-4274
« Responder #1202 em: Janeiro 14, 2025, 02:45:46 pm »
Desculpem-me rapaziada, mas os turcos prometeram-me  um milhão de liras se colocasse aqui este video:

PS: vou ser milionário, vou ter dinheiro para comprar...um carro em segunda mão?! :o :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22688
  • +2338/-4274
« Responder #1203 em: Janeiro 14, 2025, 03:20:49 pm »
Os tão falados IRIS-T SLM.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1539
  • Recebeu: 235 vez(es)
  • Enviou: 83 vez(es)
  • +848/-1421
« Responder #1204 em: Janeiro 14, 2025, 08:10:03 pm »
Os tão falados IRIS-T SLM.

Eu diria que o Radar da Thales que vamos adquirir será compatível e adequado para um lançador destes.
O SLM terá um alcance de 20/25 Km.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1539
  • +848/-1421
« Responder #1205 em: Janeiro 14, 2025, 08:15:07 pm »
Desculpem-me rapaziada, mas os turcos prometeram-me  um milhão de liras se colocasse aqui este video:

PS: vou ser milionário, vou ter dinheiro para comprar...um carro em segunda mão?! :o :mrgreen:

Uma variante deste canhão poderia equipar os Reabastecedores.
A documentação da STM diz que terão CIWS, para além de 2 RWS 12.5. Não acredito que isto possa ser um engano da parte deles. Deve estar no contrato.
Mas os CIWS representados parecem ser Phalanx...

*

saabGripen

• Investigador
  • 1539
  • +848/-1421
« Última modificação: Janeiro 14, 2025, 08:21:27 pm por saabGripen »

*

Drecas

• Investigador
  • 2196
  • Recebeu: 887 vez(es)
  • Enviou: 197 vez(es)
  • +513/-210
« Responder #1207 em: Fevereiro 14, 2025, 03:37:17 pm »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Cabeça de Martelo, Lightning, Pescador, Subsea7, PTWolf, saabGripen, yuwanko

*

Subsea7

• Investigador
  • 2164
  • Recebeu: 2347 vez(es)
  • Enviou: 3151 vez(es)
  • +5608/-3276
« Responder #1208 em: Fevereiro 15, 2025, 04:44:44 pm »
https://defensearchives.com/news/portugal-joins-essi/

Como já tinha aqui falado, o Exército quer o IRIS-T SLM ou o NASAMS II. A defesa aérea a alta altitude ficará para a FAP com os SAMP/T.
Cps

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lightning, PTWolf

*

LM

• Investigador
  • 2966
  • Recebeu: 1282 vez(es)
  • Enviou: 3846 vez(es)
  • +1831/-84
« Responder #1209 em: Fevereiro 15, 2025, 07:21:40 pm »
Pelo link (e na Wikipédia):

Short range: Skyranger 30
    Medium range: primarily IRIS-T SLM
    Long range: MIM-104 Patriot
    Very long range (exoatmospheric): Arrow 3

Presumo que haverá tendência muito forte para o IRIS-T SLM? E não é estranho o SAMP/T (vs Patriot) estar ausente?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Drecas

• Investigador
  • 2196
  • Recebeu: 887 vez(es)
  • Enviou: 197 vez(es)
  • +513/-210
« Responder #1210 em: Fevereiro 15, 2025, 08:58:18 pm »

Presumo que haverá tendência muito forte para o IRIS-T SLM? E não é estranho o SAMP/T (vs Patriot) estar ausente?
A França não quis entrar
Fez bem  :mrgreen:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

dc

• Investigador
  • 9480
  • Recebeu: 4762 vez(es)
  • Enviou: 819 vez(es)
  • +5286/-929
« Responder #1211 em: Fevereiro 16, 2025, 06:06:51 pm »

Os sistemas na lista compreendem sistemas AA usados pela Alemanha, tendo sido a Alemanha a lançar a ideia do ESSI. Não sei se é suposto estar limitado a esses sistemas, ou apenas servem de exemplo das respectivas camadas. Mas se a intenção é ter algum grau de uniformização, é capaz de haver mais "restrições" nos sistemas de topo, como o Patriot e Arrow 3.

A questão agora é: qual o nível de participação portuguesa na iniciativa? É mais um daqueles casos em que "só vamos assistir", ou vamos investir em defesas AA?
Se formos de facto investir nisso, vai-se investir em todas as camadas, ou só algumas? Que camadas seria cortadas?
Em que veículos seriam instalados os hipotéticos Skyranger 30?
O sistema Skyshield, com os RapidRanger, seria integrado com os restantes sistemas? Adquirir-se-iam mais RapidRanger, além dos sistemas mencionados do ESSI, ou estes últimos relegavam para segundo plano os RapidRanger?

Estou curioso para ver no que vai dar. Skyranger 3 e IRIS-T SLM, complementados por um maior número de RapidRanger, já seria um salto enorme em matéria de defesas AA. Conseguir juntar o Patriot a isso, seria um passo de gigante, e com o Arrow 3 seria o pacote completo, apesar deste último já achar mais difícil.

Também não admirava que não fosse adquirido o Patriot, e esperassem pelo IRIS-T SLX, como solução mais barata.

*

Pescador

• Investigador
  • 5380
  • Recebeu: 3519 vez(es)
  • Enviou: 2982 vez(es)
  • +5937/-3636
« Responder #1212 em: Fevereiro 18, 2025, 09:55:03 am »

A mim um gajo do PCC disse para falar bem do material deles que me arranjava um tacho

*

Pescador

• Investigador
  • 5380
  • Recebeu: 3519 vez(es)
  • Enviou: 2982 vez(es)
  • +5937/-3636
« Responder #1213 em: Fevereiro 18, 2025, 10:01:32 am »

Os sistemas na lista compreendem sistemas AA usados pela Alemanha, tendo sido a Alemanha a lançar a ideia do ESSI. Não sei se é suposto estar limitado a esses sistemas, ou apenas servem de exemplo das respectivas camadas. Mas se a intenção é ter algum grau de uniformização, é capaz de haver mais "restrições" nos sistemas de topo, como o Patriot e Arrow 3.

A questão agora é: qual o nível de participação portuguesa na iniciativa? É mais um daqueles casos em que "só vamos assistir", ou vamos investir em defesas AA?
Se formos de facto investir nisso, vai-se investir em todas as camadas, ou só algumas? Que camadas seria cortadas?
O sistema Skyshield, com os RapidRanger, seria integrado com os restantes sistemas? Adquirir-se-iam mais RapidRanger, além dos sistemas mencionados do ESSI, ou estes últimos relegavam para segundo plano os RapidRanger?

Estou curioso para ver no que vai dar. Skyranger 3 e IRIS-T SLM, complementados por um maior número de RapidRanger, já seria um salto enorme em matéria de defesas AA. Conseguir juntar o Patriot a isso, seria um passo de gigante, e com o Arrow 3 seria o pacote completo, apesar deste último já achar mais difícil.

Também não admirava que não fosse adquirido o Patriot, e esperassem pelo IRIS-T SLX, como solução mais barata.

E qual a previsão da vinda dos até que enfim já decididos rapidRanger?
Não era o tal estudo desde 2017, para virem em 2025?

Arrasta-se tudo tanto tempo que isto é mais um exercício teórico.
As baterias moveis de misseis para defesa costeira, os AA de médio alcance e todo o restante já recorrentemente falado e sem decisão tomada apesar do que está a avizinhar-se
« Última modificação: Fevereiro 18, 2025, 10:04:36 am por Pescador »

*

yuwanko

• Membro
  • *
  • 102
  • Recebeu: 69 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +14/-12
« Responder #1214 em: Fevereiro 18, 2025, 09:23:33 pm »

E qual a previsão da vinda dos até que enfim já decididos rapidRanger?
Não era o tal estudo desde 2017, para virem em 2025?

Arrasta-se tudo tanto tempo que isto é mais um exercício teórico.
As baterias moveis de misseis para defesa costeira, os AA de médio alcance e todo o restante já recorrentemente falado e sem decisão tomada apesar do que está a avizinhar-se

Supostamente só chega em 2026..algures.