Renault fora do pódio em Portugal. Veja as marcas mais vendidas até setembroA fabricante francesa terminou o ano passado como segunda marca preferida dos portugueses, mas nos primeiros nove meses deste ano caiu para o quarto lugar. Veja quais as marcas que mais ligeiros de passageiros novos venderam no mercado nacional entre janeiro e setembro.Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt
05 de Outubro de 2024 às 18:30
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Nos primeiros nove meses deste ano foram matriculados 157.842 ligeiros de passageiros novos em Portugal, mais 2,9% do que em igual período de 2023, segundo os dados divulgados na passada terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A Peugeot, líder de vendas no nosso país desde 2021 - ano em que colocou um ponto final no reinado de 22 anos da Renault, mantém-se no topo das preferências dos portugueses, tendo chegado a 30 de setembro com 15.857 unidades entregues, ainda assim uma quebra homóloga de 8,1%.
Já a Mercedes-Benz, que em 2023 terminou o ano na terceira posição, sobe um degrau e é agora a segunda marca mais popular com 12.520 automóveis vendidos, que representam uma subida de 16,8%. A fechar o pódio surge a Dacia, que em 2023 tinha ficado no quarto lugar. A marca romena do Grupo Renault entregou 12.008 unidades, mais 8,3% do que um ano antes.
A "marca do losango" caiu do pódio - encerrou 2023 como segunda marca mais vendida - e ocupa a quarta posição com uma quebra de 5% para 11.414 carros.
A BMW mantém o quinto posto com que fechou o ano passado e soma 10.079 automóveis entregues, menos 2,6% em termos homólogos.
Segue-se a Toyota, com 8.557 unidades e um crescimento de 9,6%. A marca nipónica ultrapassa, desta forma, a Volkswagen, que registou um decréscimo de 9,3%, para 8.486 unidades.
A Citroën sobe um lugar face ao total de 2023 e é agora a oitava marca com maior volume de vendas: 8.186 carros e uma subida de 10,4%. Logo atrás encontra-se a Tesla - que fechou o ano passado no oitavo posto - com um aumento de 18% nas vendas para 7.227 automóveis.
A fechar o Top 10 está a Seat, que segura a classificação de 2023 apesar de uma redução de 8,5% nas vendas, para 5.932 unidades.
A ameaçar entrar para os dez primeiros encontram-se a Kia, que está a apenas 13 automóveis de igualar a Seat, e a Nissan, que soma 5.511 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano.
A Volvo destaca-se na 13.ª posição (quatro lugares acima do 17.º posto no conjunto de 2023) graças a um salto de 35,9%, para 5.347 veículos.
Em contrapartida, Opel e Ford apresentam fortes quebras homólogas: 21% e 26,1%, respetivamente.
Outro aspeto a destacar é o desempenho da chinesa BYD, que totaliza 1.908 unidades entregues e surge na vigésima posição.
Uma última nota para a Lamborghini, que duplicou as vendas para 26 unidades (já muito acima dos 17 bólides vendidos em todo o ano passado), bem como para a Lotus, que entregou cinco veículos contra o único automóvel vendido em todo 2023, e para a Rolls-Royce, que já vendeu três veículos, dos quais dois elétricos.
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