Substituição dos M113

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos M113
« Responder #465 em: Outubro 31, 2024, 12:37:31 pm »
Caríssimos responsáveis do MDN, já foi revelado o motivo da presença de dois meios no Dia do Exército...e o Lynx? Vá lá, digam lá que vão receber umas dezenas de VCI a Lagartas até 2030 e não se fala mais nisso.

Corrijam-me se estiver enganado, mas salvo erro foram oferecidos Bradley versão A3 por +-7 milhões (salvo erro, com 20 anos de spares e custo de manutenção da frota incluído nesse preço unitário). Mas como o preço de compra do Lynx são entre 7 e 8 milhões (com 0 anos de spares e custo de vida), decidiu-se que são melhor aposta, porque os Bradley são velhos  ::)

Anthropos, o valor de cerca de 8 milhões/lynx é para o kf31.

O KF41, o irmão maior que consegue transportar 08 infantes, não ficará nunca abaixo dos 10/11 milhões/unidade.

Se a Hungria que está  a adquirir um lote de 218 KF41, vai pagar 10 milhões por cada um, por quanto ficará o custo unitário se Portugal adquirir 45, o minimo necessário para um BIMec ??
Esse investimento nunca será inferior a 450 milhões.

Cumprimentos

Atenção, esse preço está a incluir a fábrica que foi construída na Hungria?

Citar
Rheinmetall’s €2 billion (U.S. $2.4 billion) contract with the Hungarian government, signed in Budapest, is for 218 Lynx KF41 vehicles, nine Buffalo armored recovery vehicles, as well as spares and simulators, the company wrote in a statement. The Lynx vehicles will be equipped with Rheinmetall’s manned Lance 30mm turret.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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LM

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Re: Substituição dos M113
« Responder #466 em: Outubro 31, 2024, 01:38:35 pm »
Se vamos investir em IFV novos algo fica para trás... nem que seja a quantidade (ie equipamos umas 2 unidades escalão companhia apenas); mais vale maior numero de IFV usados qb e de projecto maduro (e com manutenção para bastantes anos) que investir em algo novo (ie a ver vamos como resulta), muito mais caro - e depois não há versões "especializadas", nem upgrade para Pandur decente, nem AA, etc.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituição dos M113
« Responder #467 em: Outubro 31, 2024, 02:13:01 pm »
Por vezes o optimo é inimigo do bom.

Embora goste muito do Lynx, acho preferivel ter uma solução boa, mais barata e com provas dadas, que nos permita suprimir uma necessidade mantendo igualmente capacidade financeira para outras aquisições (tão ou mais necessárias).
 
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dc

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Re: Substituição dos M113
« Responder #468 em: Novembro 02, 2024, 02:58:42 pm »
Ora bem, se o negócio do Bradley é assim tão favorável, parece-me a escolha óbvia.

A conversa da "indústria europeia" faz sentido, até ao ponto em que depois não temos dinheiro para mais nada. E não deixa de ser engraçado que na hora de adquirir determinados produtos aeronáuticos, tão ou mais caros que a concorrência europeia, esse argumento já não seja usado. Mas adiante.

Tentar obter todas as variantes do Lynx, ou mesmo do AMPV, é completamente irrealista. Se realmente houvesse intenção de manter uma BrigMec a sério, e que se optasse por adquirir IFVs + viaturas de lagartas de outras variantes em grande quantidade, só vejo duas grandes opções:
-modernização séria dos M-113 (longe do ideal)
-optar por ACSV G5, que à partida será sempre mais barato que o AMPV, Lynx e outros similares.

https://www.ffg-flensburg.de/en/products/ffg-developments/acsv-g5/
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos M113
« Responder #469 em: Novembro 12, 2024, 05:08:01 pm »








Citar
Um dos pontos de interesse da EXPO Exército foi a presença do Lynx KF 41, concebido e fabricado pela empresa alemã Rheinmetall.

Há muito que se fala na substituição dos obsoletos M113, algo que está previsto na atual Lei de Programação Militar. Apesar de ainda não haver confirmações, existe a possibilidade de Portugal se vir a juntar a países como a Hungria que se tornou o cliente de lançamento para esta versão.

O Lynx KF 41 é um veículo extremamente adaptável, de alta mobilidade e com uma excelente capacidade de sobrevivência.

Pode ser configurado como veículo de combate de infantaria (IFV), veículo blindado de transporte de pessoal (APC), veículo de comando, veículo de recuperação ou ambulância. Para além disto, é munido de uma vasta gama de sistemas de proteção ativa, reativa e passiva que garantem a sobrevivência da tripulação e militares embarcados. A nível ofensivo, pode ser equipado com o sistema de canhão Wotan 35 como armamento principal e nos pods laterais da torre pode levar várias opções que incluem mísseis anti-carro Rafael Spike LR2, munições de ataque sem linha de visão, UAVs ou equipamento de guerra eletrónica.

https://www.linkedin.com/in/santiago-anacleto?miniProfileUrn=urn%3Ali%3Afsd_profile%3AACoAACZ1zb8BU1EiXKz7BpV3YIWM2UypmhdQmJs&lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_feed%3BzeQFe30EQ4KPIYZluIPO8g%3D%3D
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: Substituição dos M113
« Responder #470 em: Novembro 12, 2024, 06:09:55 pm »
Será que o plano é comprar uma dúzia (12-14) de Lynx para equipar uma CAtMec e fica-se por aí, até a próxima LPM? Tudo `as pinguinhas.. ::)
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
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saabGripen

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Re: Substituição dos M113
« Responder #471 em: Novembro 12, 2024, 10:02:42 pm »
Caríssimos responsáveis do MDN, já foi revelado o motivo da presença de dois meios no Dia do Exército...e o Lynx? Vá lá, digam lá que vão receber umas dezenas de VCI a Lagartas até 2030 e não se fala mais nisso.

Corrijam-me se estiver enganado, mas salvo erro foram oferecidos Bradley versão A3 por +-7 milhões (salvo erro, com 20 anos de spares e custo de manutenção da frota incluído nesse preço unitário). Mas como o preço de compra do Lynx são entre 7 e 8 milhões (com 0 anos de spares e custo de vida), decidiu-se que são melhor aposta, porque os Bradley são velhos  ::)

Anthropos, o valor de cerca de 8 milhões/lynx é para o kf31.

O KF41, o irmão maior que consegue transportar 08 infantes, não ficará nunca abaixo dos 10/11 milhões/unidade.

Se a Hungria que está  a adquirir um lote de 218 KF41, vai pagar 10 milhões por cada um, por quanto ficará o custo unitário se Portugal adquirir 45, o minimo necessário para um BIMec ??
Esse investimento nunca será inferior a 450 milhões.

Cumprimentos


Ora bem...
450 milhões para comprar 45, que levam 8 infantes cada um.
8x45 = 360

Mas se comprarmos 45, nunca poderemos colocar junto da FND na Roménia mais que uns... quê? ... 20?
Assim dá 160 infantes dentro de 20 viaturas de lagartas a juntar aos 200 que já lá estão.

Parece-me um contributo miserável.
É para isso que se está a aumentar ao salário dos soldados?

Não seria melhor comprar 90 viaturas a 5 Milhões cada e que transportem 14 soldados cada?
Sempre dá 1260.
E se forem destacadas 30 viaturas para a Roménia dá 420.
E sempre poderiam ser outros tantos e ficarem 30 em Santa Margarida para treino.

Mesmo que sejam transportados numa segunda vaga de um qualquer avanço no terreno, feito pelos nossos aliados mais ricos?
« Última modificação: Novembro 12, 2024, 10:04:37 pm por saabGripen »
 

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Re: Substituição dos M113
« Responder #472 em: Novembro 12, 2024, 10:09:15 pm »
Querer passar de M113/Pandur para os Lynx é sonhar demsiado alto, diria eu.
Caso não queiramos Bradley, que seria a opção economicamente mais viável, permitindo adquirir quantidades relevantes de IFV... Que se comprem CV90. Que são um belíssimo sistema e de custo relativamente acessível por unidade.
Os Lynx são caríssimos e é uma utopia pensar nisso com o presente estado de (des)investimento nas FA´s.  Caso o paradigma se altere significativamente, seria uma solução a ponderar.
 
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Re: Substituição dos M113
« Responder #473 em: Novembro 12, 2024, 10:20:03 pm »
Será que o plano é comprar uma dúzia (12-14) de Lynx para equipar uma CAtMec e fica-se por aí, até a próxima LPM? Tudo `as pinguinhas.. ::)

Tendo em conta que é financeiramente impossível substituir todas as variantes de M-113 por um veículo destes novinho em folha, um número "realista" rondará os 30-50 IFV (diria um rácio de 1/1 relativamente aos Leopard), e mais nada.

Como o investimento necessário na BrigMec rondaria os 1000 milhões, mais coisa menos coisa, para obter viaturas de lagartas novas das várias versões necessárias, e tendo em conta que continuará a ser um desafio arranjar pessoal para tanta coisa... e como a BrigInt ainda precisa de um reforço a vários níveis...
Diria que quanto mais depressa se decidir pela fusão das duas grandes brigadas, mantendo uma componente de lagartas dentro desta "Brigada Mista" com umas 70-100 viaturas (Leopard + novo IFV + viaturas de engenharia/lança-pontes/recuperação), mais depressa temos um EP realisticamente moderno.
Enquanto se continuar com o sonho de 2 grandes brigadas, vai ser difícil, pois continuaremos com 2 meias-brigada, com limitações graves.
 

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dc

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Re: Substituição dos M113
« Responder #474 em: Novembro 12, 2024, 10:42:49 pm »
Ora bem...
450 milhões para comprar 45, que levam 8 infantes cada um.
8x45 = 360

Mas se comprarmos 45, nunca poderemos colocar junto da FND na Roménia mais que uns... quê? ... 20?
Assim dá 160 infantes dentro de 20 viaturas de lagartas a juntar aos 200 que já lá estão.

Parece-me um contributo miserável.
É para isso que se está a aumentar ao salário dos soldados?

Não seria melhor comprar 90 viaturas a 5 Milhões cada e que transportem 14 soldados cada?
Sempre dá 1260.
E se forem destacadas 30 viaturas para a Roménia dá 420.
E sempre poderiam ser outros tantos e ficarem 30 em Santa Margarida para treino.

Mesmo que sejam transportados numa segunda vaga de um qualquer avanço no terreno, feito pelos nossos aliados mais ricos?

Quando gastas dinheiro num IFV que custa 10/11 milhões, não estás a pagar pela capacidade de transporte, estás a pagar pelo maior nível de protecção, melhores sensores, melhor armamento, etc. Até porque seguindo essa tua lógica, um M-113 era milagrosamente melhor que o KF-41, só porque transporta mais gente. Daí ser necessário comparar viaturas com funções idênticas.

A nível dos números na Roménia, são completamente irrelevantes. O número que consegues destacar naquele TO, vai variar consoante as necessidades/disponibilidade, e não pode ser visto apenas com base em "quantos infantes o veículo transporta". Ao enviar 20 IFVs, não conta só a infantaria que eles transportam, também conta a tripulação das viaturas, mecânicos, e o pessoal de outras viaturas.
Qual é que seria a melhor contribuição: 20 Leopard + 20 IFV, e respectivas tripulações + infantaria, ou 40 APCs de transportam uma carrada de gente e mais nada?

Eu acho bem falar-se da contribuição para a NATO, nomeadamente no flanco Leste, mas podemos brincar com o assunto, ou podemos falar de uma contribuição séria. Enviar 500 militares bem equipados (com viaturas modernas e capazes) é muito melhor contribuição do que enviar 1000 mal equipados (com viaturas obsoletas e/ou limitadas).
 

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Drecas

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Re: Substituição dos M113
« Responder #475 em: Novembro 12, 2024, 10:44:03 pm »
Só mostrou 0 compreensão de muita coisa......

Nada a dizer mesmo
 

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Drecas

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Re: Substituição dos M113
« Responder #476 em: Novembro 13, 2024, 01:50:31 pm »
Querer passar de M113/Pandur para os Lynx é sonhar demsiado alto, diria eu.
Caso não queiramos Bradley, que seria a opção economicamente mais viável, permitindo adquirir quantidades relevantes de IFV... Que se comprem CV90. Que são um belíssimo sistema e de custo relativamente acessível por unidade.
Os Lynx são caríssimos e é uma utopia pensar nisso com o presente estado de (des)investimento nas FA´s.  Caso o paradigma se altere significativamente, seria uma solução a ponderar.

A diferença de preço entre o CV90 e Lynx é ela por ela, ambos são excelentes escolhas

 
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Re: Substituição dos M113
« Responder #477 em: Novembro 13, 2024, 02:01:01 pm »
Ficava contente por ver o BIMec equipado com qualquer uma das viaturas, são duas excelentes opções porque são material excelente, europeu e com muitos de serviço útil pela frente.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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LM

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Re: Substituição dos M113
« Responder #478 em: Novembro 13, 2024, 02:53:38 pm »
Sendo defensor da existência de uma Unidade "pesada"... concebo a mesma, na lista de prioridades, depois das outras duas; e considero que os IFV (L) que vierem têm de ser, no mínimo, suficientes para um batalhão. Dito isto - e como os recursos são mt escassos, se investidos aqui algo fica prejudicado - que venha algo "semi-novo"; e, do novo, talvez um modelo tão recente como o Lynx e que o país de origem (ainda) não usa... não seja o ideal. 
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saabGripen

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Re: Substituição dos M113
« Responder #479 em: Novembro 13, 2024, 11:49:26 pm »
Eu vejo aqui muitos intervenientes já muito habituados a "enconar".
E a escolherem aqui quantidades pequeninas "do melhor que há" para depois termos forças destacadas de umas centenas de operacionais no meio de Battle Groups de Franceses e Romenos (ou outros quaisquer) com milhares de homens.

Para isso era melhor esquecer completamente a infantaria e comprar 360 CAESARs em vez de 36.
Assim ao menos seriamos relevantes numa contribuição de artilharia para os outros.

O que vejo aqui é só vaidade.
« Última modificação: Novembro 13, 2024, 11:50:28 pm por saabGripen »