Ora bem...
450 milhões para comprar 45, que levam 8 infantes cada um.
8x45 = 360
Mas se comprarmos 45, nunca poderemos colocar junto da FND na Roménia mais que uns... quê? ... 20?
Assim dá 160 infantes dentro de 20 viaturas de lagartas a juntar aos 200 que já lá estão.
Parece-me um contributo miserável.
É para isso que se está a aumentar ao salário dos soldados?
Não seria melhor comprar 90 viaturas a 5 Milhões cada e que transportem 14 soldados cada?
Sempre dá 1260.
E se forem destacadas 30 viaturas para a Roménia dá 420.
E sempre poderiam ser outros tantos e ficarem 30 em Santa Margarida para treino.
Mesmo que sejam transportados numa segunda vaga de um qualquer avanço no terreno, feito pelos nossos aliados mais ricos?
Quando gastas dinheiro num IFV que custa 10/11 milhões, não estás a pagar pela capacidade de transporte, estás a pagar pelo maior nível de protecção, melhores sensores, melhor armamento, etc. Até porque seguindo essa tua lógica, um M-113 era milagrosamente melhor que o KF-41, só porque transporta mais gente. Daí ser necessário comparar viaturas com funções idênticas.
A nível dos números na Roménia, são completamente irrelevantes. O número que consegues destacar naquele TO, vai variar consoante as necessidades/disponibilidade, e não pode ser visto apenas com base em "quantos infantes o veículo transporta". Ao enviar 20 IFVs, não conta só a infantaria que eles transportam, também conta a tripulação das viaturas, mecânicos, e o pessoal de outras viaturas.
Qual é que seria a melhor contribuição: 20 Leopard + 20 IFV, e respectivas tripulações + infantaria, ou 40 APCs de transportam uma carrada de gente e mais nada?
Eu acho bem falar-se da contribuição para a NATO, nomeadamente no flanco Leste, mas podemos brincar com o assunto, ou podemos falar de uma contribuição séria. Enviar 500 militares bem equipados (com viaturas modernas e capazes) é muito melhor contribuição do que enviar 1000 mal equipados (com viaturas obsoletas e/ou limitadas).