Substituição dos M113

  • 502 Respostas
  • 101679 Visualizações
*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 1081
  • Recebeu: 334 vez(es)
  • Enviou: 226 vez(es)
  • +108/-827
Re: Substituição dos M113
« Responder #495 em: Novembro 21, 2024, 06:43:16 pm »
https://en.defence-ua.com/industries/despite_odds_favoring_cv90_latvia_chose_ascod_for_its_new_ifv-12517.html

Na hipotética aquisição de um IFV a lagartas, qual seria o problema em ser o ASCOD?
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2791
  • Recebeu: 1144 vez(es)
  • Enviou: 3613 vez(es)
  • +1491/-79
Re: Substituição dos M113
« Responder #496 em: Novembro 21, 2024, 07:30:14 pm »
Seria novo e o investimento - se houvesse - haveria de ser limitado (ie números pífios e/ou não vinham as variantes necessárias) e retirava recursos a outros programas das Forças Armadas... no fundo a "unidade pesada lagartas" não é a prioridade...

Não podemos considerar o equipamento (ou a organização) para os militares que temos - em caso de necessidade conseguimos arranjar e treinar mais, equipamentos é diferente.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2013
  • Recebeu: 778 vez(es)
  • Enviou: 193 vez(es)
  • +469/-204
Re: Substituição dos M113
« Responder #497 em: Novembro 21, 2024, 07:48:08 pm »
https://en.defence-ua.com/industries/despite_odds_favoring_cv90_latvia_chose_ascod_for_its_new_ifv-12517.html

Na hipotética aquisição de um IFV a lagartas, qual seria o problema em ser o ASCOD?

Fracas prestações em concursos, como foi o caso dos checos e eslovacos

O Ajax também teve vários problemas que agora pareçem finalmente começar a estar resolvidos
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 1081
  • Recebeu: 334 vez(es)
  • Enviou: 226 vez(es)
  • +108/-827
Re: Substituição dos M113
« Responder #498 em: Novembro 21, 2024, 10:34:45 pm »
Seria novo e o investimento - se houvesse - haveria de ser limitado (ie números pífios e/ou não vinham as variantes necessárias) e retirava recursos a outros programas das Forças Armadas... no fundo a "unidade pesada lagartas" não é a prioridade...

Não podemos considerar o equipamento (ou a organização) para os militares que temos - em caso de necessidade conseguimos arranjar e treinar mais, equipamentos é diferente.   

Subscrevo essa visão, mas isso seria aplicável independentemente do veículo escolhido.

Tenho ideia que o CV90 é ligeiramente superior, no entanto, a capacidade operacional e especificações técnicas são apenas uma das componentes nos concursos.
A escolha nos concursos checo/eslovaco pode ter sido pela oferta de produção local do CV90, tal como o ASCOD pode ter ganho na Lituânia por conseguir melhor calendário de entregas (50 unidades/ano produzidas na fábrica espanhola).


 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9325
  • Recebeu: 4638 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5242/-890
Re: Substituição dos M113
« Responder #499 em: Novembro 27, 2024, 06:09:09 pm »
O ASCOD é um concorrente como os outros, só por dizer que é um modelo que "já passou de moda", quando comparamos com modelos novos. A este, podemos juntar ainda o K21 sul-coreano, Borsuk polaco, Tulpar turco, Type 89 japonês, além dos modelos que nos são óbvios. Depois tens uma alternativa, o ACSV G5, que não é um IFV puro, é uma interpretação moderna de um M-113, podendo ter várias variantes sob a mesma plataforma.

O problema em todos eles será o preço. Preço este que impedirá que sejam adquiridos em quantidades relevantes e/ou em todas as variantes necessárias. Isto faz com que a BrigMec mantenha a grande maioria das variantes do M-113, mantendo-se uma brigada inadequada para operar em TOs modernos.

Se é para isto, mais vale optar por algo em segunda-mão, mais barato e num negócio favorável.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 967
  • Recebeu: 452 vez(es)
  • Enviou: 2301 vez(es)
  • +1255/-225
Re: Substituição dos M113
« Responder #500 em: Novembro 27, 2024, 08:54:32 pm »
Não teria melhor custo-beneficio a compra de Bradleys em 2ª mão?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9325
  • Recebeu: 4638 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5242/-890
Re: Substituição dos M113
« Responder #501 em: Novembro 27, 2024, 10:46:44 pm »
Em teoria sim, segundo a alegada proposta que tinha sido apresentada, e tendo em conta que tem as provas dadas e uma logística sólida.

A única forma de haver uma opção claramente melhor em custo/benefício, era se algum concorrente fizesse uma proposta que envolvesse fabrico nacional dos veículos. Mas mesmo neste caso, só seria viável se encomendássemos pelo menos uns 150, o que é altamente improvável.
 

*

saabGripen

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • Recebeu: 216 vez(es)
  • Enviou: 65 vez(es)
  • +691/-962
Re: Substituição dos M113
« Responder #502 em: Dezembro 03, 2024, 09:40:37 pm »

Tecnologias disruptivas...


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte