O Reapetrechamento da Marinha

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mafets

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1755 em: Agosto 16, 2024, 06:02:03 pm »
Capacidades
Pista para veículos aéreos não tripulados com 94 metros;
Deck para aterragem de helicópteros pesados como os EH101 da Força Aérea Portuguesa;
1 hangar capaz de receber um helicóptero;
1 hangar/oficina para os veículos aéreos não tripulados (drones);
Catapulta para lançamento de drones;
Capacidade para receber 18 viaturas/ 18 contentores ou 10 lanchas;
Hangar inferior com gruas e calhas para movimentação de contentores;
Capacidade para transportar 4 lanchas;
Porta lateral para a entrada de viaturas;
Grua com capacidade de 30 toneladas na ré;
Rampa para desembarque de embarcações;
Hangar lateral para operar um veículo subaquático operado remotamente (ROV) com um elevador de carga;
Zona para receber 100 pessoas/militares com alojamentos e sanitários;
Capacidade para receber 42 cientistas;
Em situação de emergência poderá receber mais 200 pessoas no hangar inferior;
Laboratórios;
Uma enfermaria Role 2 NATO;
Alojamentos para a sua guarnição.

Certo. Agora a questão é se o D. João II  sendo o navio maior e com mais calado, chega a onde o S. Xavier chegava.  ;)

https://www.marinha.mil.br/emgepron/sites/www.marinha.mil.br.emgepron/files/fichatecnica/lt_sinalizaco_nautica.pdf



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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1756 em: Agosto 16, 2024, 06:52:59 pm »
Os dois NPO vão receber as 30mm em 2'25/26 segundo a Marinha

Assim faz mais sentido, mas porque não incluir estas 2 Marlin neste concurso?  :conf:
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mafets

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1757 em: Agosto 16, 2024, 07:12:36 pm »
Os dois NPO vão receber as 30mm em 2'25/26 segundo a Marinha

Assim faz mais sentido, mas porque não incluir estas 2 Marlin neste concurso?  :conf:

Tenho ideia que já foram adquiridas.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/8289-2020-141214439

Citar
1 - Autorizo, nos termos e ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, dos artigos 36.º e 38.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, conjugados com o disposto na alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197 /99, de 8 de junho, a aquisição de dois sistemas Medusa MK4/B Fire Control System (FCS) e dois sistemas artilharia 30 mm ATK RC MARLIN-WS, com os respetivos sobressalentes, ferramentas, manuais, formação e instalação a bordo, para equipar os NPO 3 e 4, a realizar através da NATO Support and Procurement Agency (NSPA), até ao montante máximo de 6 500 000,00 (euro) (seis milhões e quinhentos mil euros), montante que inclui os fees a pagar à agência pelos serviços de procurement, bem como eventuais impostos que venham a incidir sobre esta aquisição, a suportar pelas verbas inscritas na LPM, na capacidade «Patrulha e fiscalização», no projeto «Aquisição novos meios patrulha e fiscalização».

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1758 em: Agosto 16, 2024, 07:29:22 pm »
Os dois NPO vão receber as 30mm em 2'25/26 segundo a Marinha

Assim faz mais sentido, mas porque não incluir estas 2 Marlin neste concurso?  :conf:


Não são Marlin
São o que irão ser.

Passo a explicar porque estão excluídos os NPO 3 e 4;

Porque este concurso de adquisição de RWS são para adquirir RWS que serão entregues á empresa que vai ganhar o concurso de modernização da VdG e equipamento dos 6 NPO novos.
Esta empresa terá a seu cargo a integração das RWS no Combat Management System que essa mesma empresa também instalará nesses navios.
Se consideramos os Turcos, a mesma empresa pode ser escolhida para produzir/instalar tudo (com umas mafías na secretaria... por se tratar de dois concursos separados). Pode é dar muito nas vistas...   ::)

O 3 e o 4 não têm nada a ver com isto.

Tanto quanto sei, nunca houve nenhum concurso na NSPA para as duas RWS.
E poderá ser que, aquando da decisão para construir os 6 NPO novos, decidiu-se anular as duas RWS e manter dois desarmados - para transporte de whisky e para levar jacarés e o Janja a passear.

Mas para muitos aqui, isso não deveria interessar nada.
Para esses, os NPO não são todos uma merda?
Com e sem armamento?

4xmerda + 6xmerda = 10xmerda
noves fora,
merda.

Certo?
 
« Última modificação: Agosto 16, 2024, 07:38:13 pm por saabGripen »
 

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sivispacem

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1759 em: Agosto 16, 2024, 07:51:16 pm »
Capacidades
Pista para veículos aéreos não tripulados com 94 metros;
Deck para aterragem de helicópteros pesados como os EH101 da Força Aérea Portuguesa;
1 hangar capaz de receber um helicóptero;
1 hangar/oficina para os veículos aéreos não tripulados (drones);
Catapulta para lançamento de drones;
Capacidade para receber 18 viaturas/ 18 contentores ou 10 lanchas;
Hangar inferior com gruas e calhas para movimentação de contentores;
Capacidade para transportar 4 lanchas;
Porta lateral para a entrada de viaturas;
Grua com capacidade de 30 toneladas na ré;
Rampa para desembarque de embarcações;
Hangar lateral para operar um veículo subaquático operado remotamente (ROV) com um elevador de carga;
Zona para receber 100 pessoas/militares com alojamentos e sanitários;
Capacidade para receber 42 cientistas;
Em situação de emergência poderá receber mais 200 pessoas no hangar inferior;
Laboratórios;
Uma enfermaria Role 2 NATO;
Alojamentos para a sua guarnição.

Certo. Agora a questão é se o D. João II  sendo o navio maior e com mais calado, chega a onde o S. Xavier chegava.  ;)

https://www.marinha.mil.br/emgepron/sites/www.marinha.mil.br.emgepron/files/fichatecnica/lt_sinalizaco_nautica.pdf



Saudações

Podem sempre colocar a grua nim zebro, que chega a todo o lado.....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1760 em: Agosto 16, 2024, 07:53:05 pm »
Quase isso.

Os NPO são um atraso de vida, dado serem entregues no fim desta década e navegarem até no mínimo 2070. Mínimo, mas nunca o máximo

Quando foram planeados eram bons. quando deveriam ser construídos eram bons e nesta altura teriam no mínimo entre uns 25 anos o mais antigo e uns 15 o mais novo,  de bons serviços. Lembrem-se que eram para ser 10 de inicio.
E segundo parece só foram para a frente os primeiros para ajudar a salvar o Estaleiro.

Mas não, agarraram nesse mesmo projecto, mudam motores e metem um sonar rebocável, um mastro oco. E o resto as RWS e EO que os actuais já podiam e deveriam ter. É isso basicamente

Temos outros para comparação se quisermos ver. E não vale comparar com o pior. Porque não escola não devemos nos comparar com o pior da turma para nos sentirmos melhores. Ou se calhar é essa a educação e dai tanta festa com pouco

Porque é que não está previsto colocar o EO e um 30mm nos anteriores da 2ª série? Até para turismo, ficavam bem. Mais bem compostos e o EO faz muita falta para busca e salvamento(se fo...)
Se calhar até compravam na mesma encomenda e ficava mais barato

Mas, é mais uma mão cheia de palavras num papel. É preciso depois cumprir e nas datas previstas( muito duvidoso). E como vemos com os Despachos de aquisição isso não acontece apesar de nem haver as "complicações" de concursos.

Estamos em 2024 e falamos de navios que estariam em meio de vida agora.
Bom trabalho


« Última modificação: Agosto 16, 2024, 07:54:14 pm por Pescador »
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1761 em: Agosto 16, 2024, 08:22:53 pm »
Não me parece que faça grande sentido ter NPOs hidrográficos quando existe/existirá o D. João II.
O Duarte não falou nisso, mas sim NPO com capacidade de combate a poluição. Na verdade o plano original era dois navios especializados nesse tipo de missão e não apenas com um kit em cima.
Oh pá, isso é uma conversa desde antes dos primeiros concursos dos primeiros NPOs. Uma coisa que se fingiu que levava a sério por causa do Prestige (fds já foi há 22 anos :o ). A Marinha que não tem gente para os navios que tem, e que considera ofensivo à dignidade militar operar navios armados com calibres inferiores a 20 polegadas, vai operar navios especializados no combate à poluição? Acredito quando vir.
Pois, mas a Marinha de momento tem um problema grave ao nível do Balizamento com a retirada de serviço do balizador S. Xavier e da sua grua.  E os dois NCP não iam apenas fazer combate à poluição mas também balizagem.  ;)

https://pt.wikipedia.org/wiki/NRP_Schultz_Xavier

https://barcoavista.blogspot.com/2009/07/





Saudações

P.S. https://expresso.pt/internacional/2024-07-04-portugal-gasta-em-defesa-metade-do-que-e-reportado-a-nato-6de1d2a3

Citar
O investimento real em Defesa foi de 0,8% do PIB em 2023, mas no relatório da NATO aparece 1,5%. Além disso o reporte de despesa com equipamento é o triplo do que foi consagrado na Lei de Programação Militar. “Impossível”, diz uma alta patente militar

Não sejam negativistas que os meninos sensiveis não gostam...sorriam e acenem como os pinguins do madagascar

#vaificartudobem
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1762 em: Agosto 16, 2024, 09:10:48 pm »

Não sejam negativistas que os meninos sensiveis não gostam...sorriam e acenem como os pinguins do madagascar

#vaificartudobem

Pois eu cá vou esperar sentado.  :mrgreen:
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1763 em: Agosto 17, 2024, 08:13:42 am »

Não sejam negativistas que os meninos sensiveis não gostam...sorriam e acenem como os pinguins do madagascar

#vaificartudobem

Pois eu cá vou esperar sentado.  :mrgreen:

Eu já estou deitado, porque não nasci ontem.
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1764 em: Agosto 17, 2024, 10:09:08 am »
Capacidades
Pista para veículos aéreos não tripulados com 94 metros;
Deck para aterragem de helicópteros pesados como os EH101 da Força Aérea Portuguesa;
1 hangar capaz de receber um helicóptero;
1 hangar/oficina para os veículos aéreos não tripulados (drones);
Catapulta para lançamento de drones;
Capacidade para receber 18 viaturas/ 18 contentores ou 10 lanchas;
Hangar inferior com gruas e calhas para movimentação de contentores;
Capacidade para transportar 4 lanchas;
Porta lateral para a entrada de viaturas;
Grua com capacidade de 30 toneladas na ré;
Rampa para desembarque de embarcações;
Hangar lateral para operar um veículo subaquático operado remotamente (ROV) com um elevador de carga;
Zona para receber 100 pessoas/militares com alojamentos e sanitários;
Capacidade para receber 42 cientistas;
Em situação de emergência poderá receber mais 200 pessoas no hangar inferior;
Laboratórios;
Uma enfermaria Role 2 NATO;
Alojamentos para a sua guarnição.

Certo. Agora a questão é se o D. João II  sendo o navio maior e com mais calado, chega a onde o S. Xavier chegava.  ;)

https://www.marinha.mil.br/emgepron/sites/www.marinha.mil.br.emgepron/files/fichatecnica/lt_sinalizaco_nautica.pdf



Saudações

Os dois navios têm uma diferença de 2 metros de calado.

No entanto vendo os links que colocaste, o navio que aparece a fazer essa operação de balizagem não parece-me muito pequeno, muito pelo contrário.



Se o navio for o NApOc Ary Rongel, então tem um calado de 5,3 metros, contra os 5,5 metros que terá o NRP D. João II.
« Última modificação: Agosto 17, 2024, 10:15:38 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1765 em: Agosto 17, 2024, 03:18:28 pm »
Preferia ter algo assim, (que um porta-drones, hidrográfico, Ro-Ro, balizador, sobretudo porque é costeiro). Mas isto sou eu.

https://www.nauticexpo.com/pt/prod/raidco-marine/product-22737-355562.html





Saudações

P.S. O D. João II faz combate à poluição? É que os hidrográficos que este vai substituir fazem ( e eram 2 tipos de navio que entravam em PRR e a marinha não gastava um tusto).  ;)

https://www.defesa.gov.pt/pt/comunicacao/noticias_fa/Paginas/Navios-da-Marinha-treinam-apoio-ao-combate-%C3%A0-polui%C3%A7%C3%A3o.aspx






 
 
« Última modificação: Agosto 17, 2024, 03:20:52 pm por mafets »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1766 em: Agosto 17, 2024, 03:29:15 pm »
Preferia ter algo assim, (que um porta-drones, hidrográfico, Ro-Ro, balizador, sobretudo porque é costeiro). Mas isto sou eu.

https://www.nauticexpo.com/pt/prod/raidco-marine/product-22737-355562.html





Saudações

P.S. O D. João II faz combate à poluição? É que os hidrográficos que este vai substituir fazem ( e eram 2 tipos de navio que entravam em PRR e a marinha não gastava um tusto).  ;)

https://www.defesa.gov.pt/pt/comunicacao/noticias_fa/Paginas/Navios-da-Marinha-treinam-apoio-ao-combate-%C3%A0-polui%C3%A7%C3%A3o.aspx




Mas não é suposto dois dos NPC serem hidrográficos? Será que também terão competências/capacidade a este nível?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1767 em: Agosto 18, 2024, 10:18:52 am »
Os dois NPO vão receber as 30mm em 2'25/26 segundo a Marinha

Assim faz mais sentido, mas porque não incluir estas 2 Marlin neste concurso?  :conf:

Tenho ideia que já foram adquiridas.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/8289-2020-141214439

Citar
1 - Autorizo, nos termos e ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, dos artigos 36.º e 38.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, conjugados com o disposto na alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197 /99, de 8 de junho, a aquisição de dois sistemas Medusa MK4/B Fire Control System (FCS) e dois sistemas artilharia 30 mm ATK RC MARLIN-WS, com os respetivos sobressalentes, ferramentas, manuais, formação e instalação a bordo, para equipar os NPO 3 e 4, a realizar através da NATO Support and Procurement Agency (NSPA), até ao montante máximo de 6 500 000,00 (euro) (seis milhões e quinhentos mil euros), montante que inclui os fees a pagar à agência pelos serviços de procurement, bem como eventuais impostos que venham a incidir sobre esta aquisição, a suportar pelas verbas inscritas na LPM, na capacidade «Patrulha e fiscalização», no projeto «Aquisição novos meios patrulha e fiscalização».

Saudações

Mas não. E como já o disse foi feita duas vezes um despacho semelhante com creio uns 2 anos de intervalo.
Não valeu de nada. Não acham pertinente na Marinha sobre quem os próprios holandeses disseram, que quando recebeu as 2 BD estava mais preocupada com  alterações as acomodações dos oficiais.
Vamos lá a ver , estamos num País do terceiro mundo onde a nobreza parida tem de ter as suas  benesses. Então além de boa adega é preciso acondicionar bem os nobres
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1768 em: Agosto 18, 2024, 11:00:04 am »
Os dois NPO vão receber as 30mm em 2'25/26 segundo a Marinha

Assim faz mais sentido, mas porque não incluir estas 2 Marlin neste concurso?  :conf:

Tenho ideia que já foram adquiridas.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/8289-2020-141214439

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1 - Autorizo, nos termos e ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, dos artigos 36.º e 38.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, conjugados com o disposto na alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197 /99, de 8 de junho, a aquisição de dois sistemas Medusa MK4/B Fire Control System (FCS) e dois sistemas artilharia 30 mm ATK RC MARLIN-WS, com os respetivos sobressalentes, ferramentas, manuais, formação e instalação a bordo, para equipar os NPO 3 e 4, a realizar através da NATO Support and Procurement Agency (NSPA), até ao montante máximo de 6 500 000,00 (euro) (seis milhões e quinhentos mil euros), montante que inclui os fees a pagar à agência pelos serviços de procurement, bem como eventuais impostos que venham a incidir sobre esta aquisição, a suportar pelas verbas inscritas na LPM, na capacidade «Patrulha e fiscalização», no projeto «Aquisição novos meios patrulha e fiscalização».

Saudações

Mas não. E como já o disse foi feita duas vezes um despacho semelhante com creio uns 2 anos de intervalo.
Não valeu de nada. Não acham pertinente na Marinha sobre quem os próprios holandeses disseram, que quando recebeu as 2 BD estava mais preocupada com  alterações as acomodações dos oficiais.
Vamos lá a ver , estamos num País do terceiro mundo onde a nobreza parida tem de ter as suas  benesses. Então além de boa adega é preciso acondicionar bem os nobres


As acomodações para as tripulações de navios de Marinhas de Guerra seguem tradições antigas e diferem de Marinha para Marinha.
Em cada Marinha há regras que ditam, por exemplo, quais os marinheiros que partilham acomodações com outros e quais os que têm direito a acomodações individuais.
Ao ser adquirido um navio novo para a frota, é mais que natural que sejam feitas as modificações necessárias para que as acomodações sigam o mesmo padrão que as dos restantes navios - para evitar problemas.

Quanto a Marlins:

Considerando o que o Pescador escreve no Forum - e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete, e repete...

... para ele, os NPO não prestam para nada - armados ou desarmados. Por isso, os que não têm Marlin, não precisam de Marlin nenhum.

E já viram quanto custam dois Marlins?
Com aquele dinheiro quase se paga um dos 48 Tucanos que vamos receber ou o monumento que se vai erguer em Lisboa em homenagem á EMBRAER.


Já agora:
O despacho reproduzido aqui estipula usar a NSPA para comprar um produto específico, produzido por um único fornecedor, chamando esse produto pelo seu nome comercial.
Muito, mas muito estranho.

Já agora:
Se forem ao site da NSPA:

https://www.nspa.nato.int/business/procurement/bid-awards

... terão acesso a todas as decisões de adjudicação de todos os concursos desde 2015.
É só procurarem "Leonardo" ou "Marlin" ou "RWS" e ver se encontram alguma coisa.
Dá algum trabalho  -  a mim já me chega estar aqui a escrever isto.


« Última modificação: Agosto 18, 2024, 11:35:16 am por saabGripen »
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1769 em: Agosto 18, 2024, 06:17:56 pm »

Já agora:
Se forem ao site da NSPA:

https://www.nspa.nato.int/business/procurement/bid-awards

... terão acesso a todas as decisões de adjudicação de todos os concursos desde 2015.
É só procurarem "Leonardo" ou "Marlin" ou "RWS" e ver se encontram alguma coisa.
Dá algum trabalho  -  a mim já me chega estar aqui a escrever isto.

Interessante mesmo é procurar por PRT. Suponho que muitos são equipamento/ pecas que servem em muitos modelos

PARTYARD LDA PRT 165 953.50 PROVISION OF SIGNAL GENERATOR &
WAVEFORM GENERATOR

PARTYARD LDA PRT 85 695.51 PROVISION OF RADAR PARTSATM ASSISTENCIA TOTAL EM MANUTENCAO PRT 2,370,752.56 REPLACEMENT OF THE RSRP RADAR AIR
CONDITIONING SYSTEM (ACS)

PARTYARD LDA PRT 107,897.65 SUPPLY OF ELECTRONIC UNIT,NIGHT VISION
VIEWER HELICOPTER MODEL AS332

WARPCOM SERVICES SA PRT 905,012 PROVISION OF CIS UPGRADE SERVICES FOR
PORTUGAL AIR FORCE BEJA AIRBASE LAN

PARTYARD LDA PRT 1 726 470 SUPPLY OF SPARE PARTS FOR AS532UL

ATM ASSISTENCIA TOTAL EM MANUTENCAO PRT 89,149 ECS INSPECTION AND MAINTENANCE

PARTYARD LDA PRT 149,089 PROVISION OF KLAS-VOY-ECK1-

PARTYARD LDA PRT 119,638 PURCHASE OF 8EA REG PWS KITS

PARTYARD LDA PRT 83 350 SUPPLY O

PARTYARD LDA PRT 156 448
SUPPLY OF ELECTRON TUBE NSN 5960-01-105-
3845 FOR G-HADR 2000S RADAR SYSTEM
(GERMANY)

PARTYARD LDA PRT 85 695.51 PROVISION OF RADAR PARTS

ATM ASSISTENCIA TOTAL EM MANUTENCAO PRT 2,370,752.56 REPLACEMENT OF THE RSRP RADAR AIR
CONDITIONING SYSTEM (ACS)

PARTYARD LDA PRT 165 953.50 PROVISION OF SIGNAL GENERATOR &
WAVEFORM GENERATOR

PARTYARD LDA PRT 1 726 470 SUPPLY OF SPARE PARTS FOR AS532UL

PARTYARD LDA PRT 157 550 SPARE PARTS FOR M60 MBTS

PARTYARD LDA PRT 259 053 PROVISION OF PHZ2000 SPARE PARTS

PARTYARD LDA PRT 3 325 334 PROVISION OF SECOND HAND UNIMOGS

PARTYARD PRT 660 000 PROCUREMENT OF LAND ROVER COMBAT
VEHICLES SPARE PARTS

PARTYARD LDA PRT 207.503 ELECTRON TUBE

PARTYARD LDA PRT 188.906 SCISSORS LIFT

PARTYARD LDA PRT 872.668 FASTENER TAPE,HOOK AND PILE

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слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist