Atualização nas aeronaves de combate chilenas incluirá novos radares AESAO Jane’s noticiou que a Fuerza Aerea de Chile está estudando opções para atualizar sua frota de 46 caças F-16 para manter as aeronaves atualizadas até a década de 2030, e qualquer programa resultante se tornaria a principal prioridade do Força, disseram as fontes militares seniores em Santiago.O plano, programado para ser lançado entre 2018 e 2021, visa equipar os F-16 do Chile com um novo pacote eletrônico de missão construído em torno de um radar de varredura eletrônica atica (AESA) de abertura sintética.Um novo sistema de planejamento e gerenciamento de missão, novo sistema de Guerra Eletrônica e Medidas de Apoio Eletrônico (ECM/ESM) e atualizações no cockpit também seriam incluídos.De acordo com as fontes, os estudos também estão considerando aumentar o número de aeronaves Block 50, acrescentando de seis a oito para a frota atual de 10 aeronaves Block 50.
Gilmar N. Guedes LealSpotter em Foz do IguaçuOntem, 19.12, 4 aeronaves A-29 Super Tucano acompanhadas por um C-130 Hercules, todos nas cores da Força Aérea do Chile, fizeram uma escala no aeroporto internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas.O C-130 foi o primeiro a pousar, seguido alguns minutos depois pelos Super Tucano. A previsão era de que decolassem logo após o abastecimento, contudo o C-130 parecia estar com problemas no motor direito externo, sendo repetidamente inspecionado pelos mecanicos e a aeronave se deslocando 2 vezes até o ponto de cheque dos motores.Até as 17h30 hora local nenhum deles havia decolado, e podem ainda estar por aqui ou decolaram na manhã de hoje.O C-130 era tinha a matrícula 992 e os Super Tucanos numerados 465, 466, 467 e 468. Clique nas imagens para ampliar.Os aviões fazem parte de um pedido adicional de seis Super Tucanos, que a Embraer anunciou pela primeira vez em outubro de 2017.A Embraer entregou os dois primeiros aviões deste lote de A-29B Super Tucano à Força Aérea do Chile (FACh) em meados de março, segundo fontes militares em Santiago.FONTE: https://www.aereo.jor.br/2018/12/20/a-29-super-tucanos-do-chile-em-foz-do-iguacu-pr/
A Força Aérea do Chile (FACh), que tem concentrado a divulgação de informações sobre as buscas de seu avião de transporte C-130 desaparecido em voo para a Antártica, divulgou nota em sua conta do Twitter sobre a localização de possíveis destroços da aeronave.Segundo o comunicado à imprensa, foram encontrados restos de material esponjoso, que pode ser parte dos tanques de combustível das asas da aeronave, flutuando no mar a cerca de 30 quilômetros ao sul da posição do último contato do C-130. A descoberta foi feita pelo navio Antartic Endeavour, de bandeira chilena.Ainda segundo a nota, o material está sendo recuperado para envio ao continente, onde será analisado a fim de saber se pertence ao avião desaparecido.O Ministério da Defesa do Brasil informou que o Navio Polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, recolheu por volta das 15h45 (horário de Brasília) itens pessoais e destroços compatíveis com a aeronave Hércules C-130, da Fuerza Aérea de Chile, que estava desaparecido desde a madrugada de terça-feira. https://www.aereo.jor.br/2019/12/11/encontrados-possiveis-destrocos-do-c-130-chileno/
El Hércules desaparecido porta la matricula FACH 990. El ejemplar en cuestión es parte de un lote de cuatro adquiridos usados en los Estados Unidos. El 990 fue adquirido vía EDA (Excess Defense Article) siendo adquirido en 2012 y entregado en abril de 2015 teniendo un costo de 7 millones de dólares.Su anterior vida fue como USAF 77-0324 (C/N 382-4776). Este fue posteriormente transferido al US Marine Corps asumiendo la matrícula 160628 y operó con los Escuadrones VMGR-252 “Otis” con base en Cherry Point – Carolina del Norte y VMGR-152 “Sumos” asentada en Iwakuni, Japón. Construido en 1978 en la planta de Lockheed en Marietta – Georgia – operó hasta 2009 siendo almacenado en AMARC .Tras su venta a Chile fue objeto de trabajos de recuperación en las instalaciones de Ogden en la Base Aérea de Hill en el estado de Utah para ser posteriormente integrado al Grupo Nº 10 en la Base Aérea Pudahuel en Santiago de Chile.
Notícia do Janes assinada pelo renomado jornalista argentino Santiago Rivas, informa que a Força Aérea do Chile (FACh) comprou três aeronaves Boeing E-3D Sentry Mk 1 (AEW1) de alerta aéreo antecipado da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) por um valor não divulgado, segundo fontes da FACh. Uma das aeronaves será usada para peças de reposição.Os E-3D adquiridos vão assumir a missão desempenhada pelo único Boeing 707-385C da FACh que foi modificado em Israel para missões AEW, denominado IAI Phalcon em Israel e Cóndor no Chile. O 707 Cóndor está próximo do fim de sua vida operacional, pois foi construído em 1965 e adquirido pela FACh em 1990.A RAF aposentou o último de seus E-3D em 2021, quando a FACh iniciou negociações para comprar três unidades. Uma fonte disse ao Janes que tripulações e técnicos foram enviados ao Reino Unido no final de 2021 para inspecionar a aeronave e criar cursos de treinamento sobre sua operação. Os E-3Ds podem voar para o Chile este ano, acrescentou a fonte.Os E-3Ds selecionados pela FACh são registrados ZH 101 (c/n 24109/993), ZH 103 (c/n 24111/1004) e ZH 106 (c/n 24114/1011), disse a fonte ao Janes. https://www.aereo.jor.br/2022/01/19/chile-compra-tres-aeronaves-boeing-e-3d-sentry-do-reino-unido/