Mas qual a origem destas ideias?!?!?
Tem-se falado? As negociações são secretas?!
Mas não há mais nada para inventar?!
Por enquanto tudo está no campo das especulações. Especulações essas que estão ganhando força.
Até o momento a única nota que saiu na "imprensa especializada" brasileira a respeito do assunto é esta:
EXCLUSIVO: INGLATERRA OFERECE À MB O PORTA-HELICÓPTEROS ‘OCEAN’; PREÇO ‘RAZOÁVEL’ (MANTIDO EM SEGREDO) AGRADA O ALMIRANTADO
Por Roberto Lopes
A coluna INSIDER acaba de ser informada de que a Marinha do Reino Unido ofereceu “recentemente” à Marinha do Brasil o porta-helicópteros de assalto anfíbio Ocean (L12), de 21.500 toneladas. O navio começou a operar em setembro de 1998 – apenas três meses antes de o navio-doca Siroco (hoje Bahia) ser comissionado na Marinha Francesa –, e sua desprogramação está prevista para o ano que vem.
Segundo uma fonte que priva da intimidade dos principais chefes navais brasileiros da ativa, o preço que os britânicos pedem pelo barco pareceu “razoável”, e a Marinha examina o assunto com prudente otimismo.
A proposta aparece pouco mais de um mês do anúncio da desprogramação do navio-aeródromo São Paulo (A-12), mas em um cenário financeiro muito ruim.
Depois de se encontrar, dias atrás, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, tem comentado com amigos que sua Força vai precisar parar com a expansão do pessoal, e necessitará inclusive fazer cortes, que já estão sendo planejados.
A eventual aquisição do Ocean precisará ser aprovada pelo ministro da Defesa Raul Jungmann e passar pelo crivo de Meirelles. Mas ela dará aos chefes navais brasileiros um navio apto a receber em suas instalações os principais oficiais-generais da Força – perfeito, portanto, para ser investido nas funções de capitânea da Esquadra
Comissão – Caso o assunto da compra do Ocean receba luz verde da chamada “Alta Administração Naval”, o almirante Leal Ferreira deverá designar uma comissão da área de Material da Armada, da Diretoria de Engenharia Naval e do Corpo de Fuzileiros Navais para viajar à Inglaterra (possivelmente a Plymouth) e fazer uma detalhada vistoria na embarcação.
Contando com o tempo que levará essa inspeção, o período necessário às discussões sobre preço e contrato, e possíveis reparos a bordo, o mais provável é que o Ocean só possa chegar ao Brasil dentro de um ano.
O porta-helicópteros mede 203,4 m de comprimento (35 m a mais que o Bahia) por 35 m de largura (11,5 m a mais que o antigo Siroco). Sua tripulação é de 285 militares, mas existem acomodações para até 180 pilotos e mecânicos do destacamento aéreo que a unidade transporta.
O navio é capaz de embarcar 18 aeronaves de asas rotativas de diversos portes e funções (4,5 vezes a quantidade de helicópteros que o Bahia carrega), incluindo as de ataque ao solo, de transporte pesado e de guerra antissubmarina (foto abaixo).
Como transporte de uma força anfíbia expedicionária sua capacidade também impressiona: 830 fuzileiros completamente equipados (um batalhão) acompanhados de 40 veículos.
O Bahia leva 450 infantes de Marinha em situações normais, efetivo que pode ser duplicado caso a travessia não seja longa (e demasiadamente desconfortável para a tropa).
FONTE: http://www.planobrazil.com/exclusivo-inglaterra-oferece-a-mb-o-porta-helicopteros-ocean-preco-razoavel-mantido-em-segredo-agrada-o-almirantado/
Lembrando que o Ocean (L12) esteve no Brasil em 2010 transportando um contingente dos Royal Marines que participou de um exercício conjunto com o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil.
Além disso, é fato que a Royal Navy e Marinha do Brasil possuem ligações históricas e décadas de cooperação mútua. Notar que, atualmente, a MB opera escoltas Type 22 e a Classe Niterói (Vosper Mk 10).
Ainda não há nada de oficial vinda do Comando da Marinha, porém não me estranharia se este boato viesse a ser confirmado e, a vinda do Ocean à esquadra brasileira, venha a se tornar uma realidade.
É esperar para ver.