Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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dc

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #555 em: Junho 24, 2020, 04:51:35 pm »
Ha essa possibilidade de se comprar mais Lynx????
segundo consta o heli de evacuacao tera de ser Novo,,,nao usado….mas eu acredito que já exista uma opcao feita resta saber é qual e quando virá….isto do corona veio atrasar alguns processos de aquisicao mas acredito até final deste ano haverá novidades neste dossier....
Se não existe esta possibilidade, deveria ser considerada nem que seja pelo simples facto que para os navios de combate que temos as 5 fragatas, e que vamos continuar a ter ainda por muito mais anos, o Lynx é o único que pode operar lá sem alterações profundas nos navios (que nunca será justificável a sua alteração) ... mais ainda a partilha entre aviação do exército e aviação naval  da mesma plantaforma o AW159 já acontece no Reino Unido entre a Royal Navy e o Army Air Corps (quiça uma compra em 2º mão de algumas unidades)... para finalizar é um verdadeiro "helicoptero de combate" já certificado para várias armamentos avançados ... deixando como exemplo o missil Anti Tanque Spike NLOS (max alcance 25 km, supera os Hellfire)... anexo imagens do lançamento deste missil pelo recentes Lynx AW159 da Marinha Sul Coreana...poderia ser um Win Win quer para armada quer para o Exército.


Lynx originais em segunda-mão não seria impossível. Mas os Lynx disponíveis teriam a nova motorização, como os nossos depois do upgrade, ou os motores originais e a necessitar de um upgrade também? Este upgrade custa dinheiro... E o caso dos Lynx é simples, desde que recebemos as duas M, não houve interesse em adquirir mais Lynx, iam fazê-lo agora? Com os 53 milhões do orçamento, dava para fazer o upgrade a esses 5 Lynx extra?
São muitas questões.

Já os Wildcat, nos próximos 10 anos é quase impossível surgirem alguns no mercado de usados. E novos são demasiado caros para o orçamento, portanto é impossível tal acontecer.
 

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luis simoes

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #556 em: Junho 24, 2020, 06:44:08 pm »
Boa tarde
Acho que passara sempre pela compra de um novo Helicoptero e nao pela aquisicao de um helicoptero usado....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Lightning

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #557 em: Junho 24, 2020, 06:46:32 pm »
Assim como quem quer a coisa para muitos o koala nao veio fazer nada para a FAP isto visto assim por alto....mas que eu saiba o Koala tem tudo do melhor que ha para cumprir a missao primaria para o qual foi feito...pode patrulhar pode fazer Sar....pode fazer evacuacao medica ...pode fazer transporte de pessoas...pode transportar  cerca de uma tonelada....em suspensao...portanto para missao de combate primário aos incendios até que nao é mau de todo....tem um motor cerca 1000cv de potencia e tem um bom raio de alcance ...só lhe falta o sistema FLIR...nao se pode exigir muito a este mas que vem acrescentar algo vem....já relativamente ao novo heli de evacuacao   ai já sou mais exigente....


Caracteristicas

Vel maxima 282 klms/h
Vel cruz:       244 klm/h

cabine
1-2 tripulantes
7/8 passageiros
e ou até 1400kg de carga máxima
Potencia:1002 cv
autonomia de voo 5 h e ou
alcance máximo:1013 klms
Altitude máxima:4572 mts
-------
Nao é nenhum suprasumo mas para as missoes que por cá fazemos chega perfeitamente pena serem tao poucos.....e nao ter capacidade Flir a meu ver faz muita a diferenca....
saudacoes

Não faz parte das missões dos Zangões o combate a incêndios, a única coisa que os Koalas podem fazer é vigilância mas sem FLIR e passear gente da prociv.

TIPOS DE MISSÃO
    Busca e Salvamento
    Conversão Operacional
    Instrução Básica
    Instrução Complementar
    Transporte Aéreo
    Vigilância e Reconhecimento

Esta da conversão operacional, gostava de saber o que é.

Abraços

Também gostava, pois o site da Força Aérea não o refere.

Esquadra 552
https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes
Citar
MISSÃO
Executar operações de transporte aéreo,
apoio táctico e geral
e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

Helicóptero Koala
https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala
Citar
Tem a capacidade de transportar (...) 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.
 

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tenente

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #558 em: Junho 24, 2020, 07:27:18 pm »
Assim como quem quer a coisa para muitos o koala nao veio fazer nada para a FAP isto visto assim por alto....mas que eu saiba o Koala tem tudo do melhor que ha para cumprir a missao primaria para o qual foi feito...pode patrulhar pode fazer Sar....pode fazer evacuacao medica ...pode fazer transporte de pessoas...pode transportar  cerca de uma tonelada....em suspensao...portanto para missao de combate primário aos incendios até que nao é mau de todo....tem um motor cerca 1000cv de potencia e tem um bom raio de alcance ...só lhe falta o sistema FLIR...nao se pode exigir muito a este mas que vem acrescentar algo vem....já relativamente ao novo heli de evacuacao   ai já sou mais exigente....


Caracteristicas

Vel maxima 282 klms/h
Vel cruz:       244 klm/h

cabine
1-2 tripulantes
7/8 passageiros
e ou até 1400kg de carga máxima
Potencia:1002 cv
autonomia de voo 5 h e ou
alcance máximo:1013 klms
Altitude máxima:4572 mts
-------
Nao é nenhum suprasumo mas para as missoes que por cá fazemos chega perfeitamente pena serem tao poucos.....e nao ter capacidade Flir a meu ver faz muita a diferenca....
saudacoes

Não faz parte das missões dos Zangões o combate a incêndios, a única coisa que os Koalas podem fazer é vigilância mas sem FLIR e passear gente da prociv.

TIPOS DE MISSÃO
    Busca e Salvamento
    Conversão Operacional
    Instrução Básica
    Instrução Complementar
    Transporte Aéreo
    Vigilância e Reconhecimento

Esta da conversão operacional, gostava de saber o que é.

Abraços

Também gostava, pois o site da Força Aérea não o refere.

Esquadra 552
https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes
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MISSÃO
Executar operações de transporte aéreo,
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e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

Helicóptero Koala
https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala
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Tem a capacidade de transportar (...) 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.

Foram buscar às missões que o zingarelho efectuava :

https://www.emfa.pt/aeronave-3-sudaviation-se-3160-alouette-iii

Abraços
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #559 em: Junho 25, 2020, 01:30:24 pm »
Se a Marinha tivesse mais navios com hangar, como NPOs, LPD, AOR, etc, fazia sentido um heli como o 109 naval. Mas sendo apenas 5 os navios, não faz sentido ter um novo modelo de heli para tão poucas unidades, e que necessitaria de certificações dos pilotos e toda a equipa de apoio da EHM para um novo heli. Neste aspecto, compensava mais uns Lynx extra.

Se surgiu uma proposta de um heli naval a sério, que preenchia os requisitos dos 3 ramos, e foi prontamente recusado (HH-60H), e que seria muito mais capaz e versátil que o 109, então é porque não há grande interesse nisso.

Penso que a ideia é adquirir um heli normal, sem preocupação de uso naval, simplesmente para tapar os buracos causados pela substituição do Alouette por um heli civil e o cancelamento da compra dos NH-90.
 

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luis simoes

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #560 em: Junho 25, 2020, 02:10:31 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta
« Última modificação: Junho 25, 2020, 02:12:24 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #561 em: Junho 25, 2020, 02:47:48 pm »
Os esquisitoides cá no burgo nunca quiseram os Army Lynx, quanto mais novos lynx. Estou a ver que mesmo que viessem uns Wildcat continuavam a defender o Nh90...  :P ;)





Saudações

P.S. O amor antigo do Exercito é o Nh90. Da Fap era mais o 109.  :mrgreen:



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #562 em: Junho 25, 2020, 02:54:59 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #563 em: Junho 25, 2020, 03:23:05 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.
Estao certificados para a recepcao de helis até 5500Kg ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ....apesar de nao poder vá la guardar dentro de hangar este ou outro heli uma vez que nao existe a bordo o mesmo ...mas o mesmo está certificado para receber Helis  para missoes de evacuacao medica/SAR/transporte de Militares ....no fundo tratasse de um Navio de apoio  caso seja necessário,,,,
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #564 em: Junho 25, 2020, 03:54:47 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.
Estao certificados para a recepcao de helis até 5500Kg ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ....apesar de nao poder vá la guardar dentro de hangar este ou outro heli uma vez que nao existe a bordo o mesmo ...mas o mesmo está certificado para receber Helis  para missoes de evacuacao medica/SAR/transporte de Militares ....no fundo tratasse de um Navio de apoio  caso seja necessário,,,,

Estão? V.exma é então capaz de postar a noticia com foto (consta que ou era para ser ou foi este ano)?  ::)



Aliás, o equipamento para HIFR foi comprado para os 2 primeiros e segundo consta nunca foi instalado.  ::)



Cumprimentos
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #565 em: Junho 25, 2020, 04:51:16 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.
Estao certificados para a recepcao de helis até 5500Kg ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ....apesar de nao poder vá la guardar dentro de hangar este ou outro heli uma vez que nao existe a bordo o mesmo ...mas o mesmo está certificado para receber Helis  para missoes de evacuacao medica/SAR/transporte de Militares ....no fundo tratasse de um Navio de apoio  caso seja necessário,,,,

Estão? V.exma é então capaz de postar a noticia com foto (consta que ou era para ser ou foi este ano)?  ::)



Aliás, o equipamento para HIFR foi comprado para os 2 primeiros e segundo consta nunca foi instalado.  ::)



Cumprimentos

Mafets, já  viste a sorte que tu tens ?

Foste a segunda Pessoa a saber das operações com os lynx, nos NPO, fantástico, as informações que algumas pessoas tem, só mesmo adquiridas através dos servicos secretos.

Só mesmo para rir, com que então : ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ..... este tipo de, afirmações são um espectáculo, onde já chegamos, neste forum.

As operações de certificação devem ter acontecido em LVO, ou então durante a noite, e, no mar alto. :rir: :rir: :rir:
Será que estão certificados os quatro NPO?
Mesmo sem os equipamentos de operações com helis instalados, so prova que a origem desta informação é mesmo da secreta.
É que se falta algum....
Ele há com cada sábio e também vidente, neste forum.
Estamos bem servidos, sim senhor. :bang:

Abraços
« Última modificação: Junho 25, 2020, 05:11:00 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #566 em: Junho 25, 2020, 05:14:48 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Negativo DC, ainda não, nenhum tipo de heli operou nos landing decks dos NPO.
Os NPO não estão certificados, como aqui alguém que não sabe o afirma, para operar helis.
Os NPO, tem é um landing deck capacitado para operar helis até determinado PMD, são coisas completamente distintas.

Abraços
« Última modificação: Junho 25, 2020, 07:24:28 pm por tenente »
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« Responder #567 em: Junho 25, 2020, 05:34:18 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Negativo DC, ainda não, nenhum tipo de heli operou nos landing decks dos NPO.
Os NPO não estão certificados, como aqui alguém que não sabe o afirma, para operar helis
Os NPO, tem um landing deck capacitado para operar helis ate determinado PMD, são coisas completamente distintas.

Abraços

Tinha quase a certeza que não tinham sido certificados, mas podia ter ocorrido e ter-me escapado. Se calhar foi numa manhã de nevoeiro, aproveitaram e certificaram logo o convés de voo do Navpol.  ::)

E por falar nisso, não tinham enviado um modelo do NPO para ser testado num túnel de vento na Holanda?
« Última modificação: Junho 25, 2020, 06:10:27 pm por dc »
 

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Red Baron

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #568 em: Junho 25, 2020, 07:05:32 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Negativo DC, ainda não, nenhum tipo de heli operou nos landing decks dos NPO.
Os NPO não estão certificados, como aqui alguém que não sabe o afirma, para operar helis
Os NPO, tem um landing deck capacitado para operar helis ate determinado PMD, são coisas completamente distintas.

Abraços

O Sines não andou a fazer exercícios com os Lynx?
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #569 em: Junho 25, 2020, 07:26:06 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Negativo DC, ainda não, nenhum tipo de heli operou nos landing decks dos NPO.
Os NPO não estão certificados, como aqui alguém que não sabe o afirma, para operar helis
Os NPO, tem um landing deck capacitado para operar helis ate determinado PMD, são coisas completamente distintas.

Abraços

O Sines não andou a fazer exercícios com os Lynx?

Que eu saiba os testes foi com um UAV.

Abraços
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