6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2940 em: Fevereiro 15, 2022, 02:48:34 pm »
Ia responder mas nem vale a pena. Maquetas agora servem de prova da capacidade de um país produzir caças stealth e tudo, portanto nesse aspecto, até o Irão já tem essa capacidade. Lá está, os franceses continuam com o Rafale porque é muito bom, e não porque até ao momento não vêem ameaças que justifiquem um investimento avultado num novo caça, fazendo muito mais sentido ir aguentando o que têm, e investir no FCAS juntamente com os alemães e espanhóis.

Só uma achega, o primeiro caça de 6ª geração americano voou há coisa de ano e meio, vamos ver quantos anos demora até ser oficialmente revelado, e a atingir o IOC com as primeiras unidades de produção. Isso já deverá dar alguma ideia de quanto tempo demora a desenvolver um caça. As estimativas são dadas como não antes de 2030, mas decerto que os franceses conseguiam fazê-lo em 2 anitos, fácil. E o dinheiro também não será problema, já que a economia francesa é maior que a americana.
 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2941 em: Fevereiro 15, 2022, 03:03:39 pm »
Voltando ao tópico, a ultima "ofensiva" da Leonardo com o 139M, foi em linguagem grega, que por acaso, também vão substituir cerca de uma centena de UH-1. O que foi precisamente o que fizeram os americanos com o "Grey Wolf".

Alguém no marketing da Leonardo anda atento a possíveis oportunidades.

Polónia
Grécia
E os empatas aqui do canto.

Pode ser coincidência claro.  ;D



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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2942 em: Fevereiro 15, 2022, 03:15:47 pm »
Eles é que ainda não devem ter visto o nosso orçamento para o programa dos helicópteros de evacuação, ou então estão na esperança que aumente.  ::)
 

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wyldething

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2943 em: Fevereiro 16, 2022, 11:02:11 am »
Entretanto algures na Europa, como o projecto NH90 correu tão bem, pensa-se num sucessor nos mesmos moldes  :grin: :mrgreen: :bang:

https://www.flightglobal.com/helicopters/nato-progresses-next-generation-helicopter-project-as-six-country-agreement-takes-shape/147551.article
 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2944 em: Fevereiro 16, 2022, 01:17:22 pm »
Entretanto algures na Europa, como o projecto NH90 correu tão bem, pensa-se num sucessor nos mesmos moldes  :grin: :mrgreen: :bang:

https://www.flightglobal.com/helicopters/nato-progresses-next-generation-helicopter-project-as-six-country-agreement-takes-shape/147551.article

Projecto muito realista, autonomia de 900nm, classe +10ton e um custo abaixo dos 35Meur.. começa logo bem.

Em relação ao Nh90, os finlandeses só podem estar a mentir, são os únicos sem problemas na frota e com custos hora/voo aceitáveis, é estranho.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2945 em: Fevereiro 16, 2022, 02:02:07 pm »
Como não tenho problemas em responder sucintamente, e muito menos em afirmar que não vale a pena responder e depois afinal responder, aqui vai:

De facto a França e o Irão são iguais, na capacidade aeronáutica então autênticos irmãos gémeos ...  ::)  E Já agora, se o caça de 6 geração dos Eua sai como a trampa do último de G5, de 72 horas para trocar de motor passam a 144 horas, um sucesso de logística, planificação e engenharia, principalmente para nações de poder de compra para 12 a 14 unidades. A não ser que além de stealth tenha capacidade de voo planado...  :mrgreen:

Saudações

P.S. Uma curiosidade. Uh60A com custo de venda de 6 500 000 usd. Ou seja, só a comprar 6 gastavam-se quase 40 milhões. E ficavam 16 milhões para electrónica? Ponto, com esta verba de 56 milenas nem o básico dos Uh60 dá para ir buscar e colocar com electrónica moderna... ::)

« Última modificação: Fevereiro 16, 2022, 02:12:35 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2946 em: Fevereiro 16, 2022, 02:10:22 pm »
Entretanto na Alemanha e Holanda:
Citação de: Dominic Perry
Germany is eyeing the purchase of a joint training helicopter with Dutch counterparts that could also perform light support missions, head of Bundeswehr's rapid forces division tells #IMHelicon . No decision on platform but @AirbusHeli H145 is a strong candidate.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2947 em: Fevereiro 16, 2022, 04:23:45 pm »
Como não tenho problemas em responder sucintamente, e muito menos em afirmar que não vale a pena responder e depois afinal responder, aqui vai:

De facto a França e o Irão são iguais, na capacidade aeronáutica então autênticos irmãos gémeos ...  ::)  E Já agora, se o caça de 6 geração dos Eua sai como a trampa do último de G5, de 72 horas para trocar de motor passam a 144 horas, um sucesso de logística, planificação e engenharia, principalmente para nações de poder de compra para 12 a 14 unidades. A não ser que além de stealth tenha capacidade de voo planado...  :mrgreen:

Por acaso no que diz respeito ao "valor" de uma simples maqueta num evento aeronáutico, sim, todos são iguais. Até uns entusiastas conseguem fazer uma maqueta na garagem, portanto, vale zero. Aliás, é até bem provável que o conceito apresentado em maqueta (que nunca voou) pelos franceses, venha a ser alvo de inúmeras alterações, tal como aconteceu do X-35 (que voou) para o F-35 e do YF-22 (que também voou) para o F-22. Importa é quando voar e tiver o ok para entrar em produção. Porque maquetas não são representativas da capacidade de desenvolver um caça.
E aqui ninguém questiona as capacidades da Dassault, mas sim que não é estalar os dedos e está feito um caça de 5ª ou 6ª geração (como vieste insinuar), pois é algo que requer tempo e dinheiro, tendo os franceses e outros preferido arranjar parceiros internacionais para tentar dividir a despesa e garantir produção à larga escala.

Quanto ao tempo que demora a mudar o motor do F-35 é sempre a bater na mesma tecla. Engraçado que o Rafale em 2016 andava com uma taxa de disponibilidade no Armée de l'Air abaixo dos 50%, mesmo conseguindo mudar os motores num nano-segundo!

E eu ainda me pergunto de onde vem esse valor de 12 a 14 unidades, e onde é que é baseado. Realmente fazer suposições e tentar convencer a malta que são factos, fica mal. Não se sabe que verba será disponibilizada para este programa, não se sabe o número certo que se pensa adquirir, nem se sabe que mais poderá vir no "pacote". Aquilo que se sabe, é que havendo um valor fixo, e se der para comprar apenas 12 a 14 F-35, dará para praticamente o mesmo número em Rafale ou qualquer outra caça de fabrico novo. Portanto, ou se gasta dinheiro a sério na altura de substituir os F-16, ou vamos ter uma FAP cocha, independentemente de se fazer esta aquisição em 2030-35 ou 2040-45.
 

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JohnM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2948 em: Fevereiro 16, 2022, 09:04:25 pm »
Como não tenho problemas em responder sucintamente, e muito menos em afirmar que não vale a pena responder e depois afinal responder, aqui vai:

De facto a França e o Irão são iguais, na capacidade aeronáutica então autênticos irmãos gémeos ...  ::)  E Já agora, se o caça de 6 geração dos Eua sai como a trampa do último de G5, de 72 horas para trocar de motor passam a 144 horas, um sucesso de logística, planificação e engenharia, principalmente para nações de poder de compra para 12 a 14 unidades. A não ser que além de stealth tenha capacidade de voo planado...  :mrgreen:

Por acaso no que diz respeito ao "valor" de uma simples maqueta num evento aeronáutico, sim, todos são iguais. Até uns entusiastas conseguem fazer uma maqueta na garagem, portanto, vale zero. Aliás, é até bem provável que o conceito apresentado em maqueta (que nunca voou) pelos franceses, venha a ser alvo de inúmeras alterações, tal como aconteceu do X-35 (que voou) para o F-35 e do YF-22 (que também voou) para o F-22. Importa é quando voar e tiver o ok para entrar em produção. Porque maquetas não são representativas da capacidade de desenvolver um caça.
E aqui ninguém questiona as capacidades da Dassault, mas sim que não é estalar os dedos e está feito um caça de 5ª ou 6ª geração (como vieste insinuar), pois é algo que requer tempo e dinheiro, tendo os franceses e outros preferido arranjar parceiros internacionais para tentar dividir a despesa e garantir produção à larga escala.

Quanto ao tempo que demora a mudar o motor do F-35 é sempre a bater na mesma tecla. Engraçado que o Rafale em 2016 andava com uma taxa de disponibilidade no Armée de l'Air abaixo dos 50%, mesmo conseguindo mudar os motores num nano-segundo!

E eu ainda me pergunto de onde vem esse valor de 12 a 14 unidades, e onde é que é baseado. Realmente fazer suposições e tentar convencer a malta que são factos, fica mal. Não se sabe que verba será disponibilizada para este programa, não se sabe o número certo que se pensa adquirir, nem se sabe que mais poderá vir no "pacote". Aquilo que se sabe, é que havendo um valor fixo, e se der para comprar apenas 12 a 14 F-35, dará para praticamente o mesmo número em Rafale ou qualquer outra caça de fabrico novo. Portanto, ou se gasta dinheiro a sério na altura de substituir os F-16, ou vamos ter uma FAP cocha, independentemente de se fazer esta aquisição em 2030-35 ou 2040-45.
Mas ainda estás a gastar o teu latim com este assunto? Não vale a pena tentar convencer certas pessoas… o que importa é mudar o motor depressa… por acaso gostava de saber se quem defende o Rafale fez as contas ao preço médio por aquisição dos dois aparelhos nos últimos concursos que cada um ganhou…. Mas caso não tenham feito, eu fiz por eles… sendo certo que todos os negócios têm particularidades e portanto comparações diretas não são fáceis de fazer, todos os sete negócios abaixo incluem aviões, logística e armamento em vários graus… mas pelo menos da para ter uma noção… or vamos lá (custos médios em milhões de USD por aparelho):
F-35
Finlândia: 147
Suíça: 153
Polónia: 144
Média: 148

RAFALE:
Qatar:  229
Oman: 238
Grécia: 155 (mas 12 dos 18 são usados)
Egipto: 144
Média: 191

Mesmo dando de barato que se cobra sempre mais às perto-ecónomos, a média dos negócios grego e egípcio é de 150 milhões por aparelho… Mas Nao, o Rafale é muito mais barato 🙄
 
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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2949 em: Fevereiro 16, 2022, 09:35:59 pm »
Como não tenho problemas em responder sucintamente, e muito menos em afirmar que não vale a pena responder e depois afinal responder, aqui vai:

De facto a França e o Irão são iguais, na capacidade aeronáutica então autênticos irmãos gémeos ...  ::)  E Já agora, se o caça de 6 geração dos Eua sai como a trampa do último de G5, de 72 horas para trocar de motor passam a 144 horas, um sucesso de logística, planificação e engenharia, principalmente para nações de poder de compra para 12 a 14 unidades. A não ser que além de stealth tenha capacidade de voo planado...  :mrgreen:

Por acaso no que diz respeito ao "valor" de uma simples maqueta num evento aeronáutico, sim, todos são iguais. Até uns entusiastas conseguem fazer uma maqueta na garagem, portanto, vale zero. Aliás, é até bem provável que o conceito apresentado em maqueta (que nunca voou) pelos franceses, venha a ser alvo de inúmeras alterações, tal como aconteceu do X-35 (que voou) para o F-35 e do YF-22 (que também voou) para o F-22. Importa é quando voar e tiver o ok para entrar em produção. Porque maquetas não são representativas da capacidade de desenvolver um caça.
E aqui ninguém questiona as capacidades da Dassault, mas sim que não é estalar os dedos e está feito um caça de 5ª ou 6ª geração (como vieste insinuar), pois é algo que requer tempo e dinheiro, tendo os franceses e outros preferido arranjar parceiros internacionais para tentar dividir a despesa e garantir produção à larga escala.

Quanto ao tempo que demora a mudar o motor do F-35 é sempre a bater na mesma tecla. Engraçado que o Rafale em 2016 andava com uma taxa de disponibilidade no Armée de l'Air abaixo dos 50%, mesmo conseguindo mudar os motores num nano-segundo!

E eu ainda me pergunto de onde vem esse valor de 12 a 14 unidades, e onde é que é baseado. Realmente fazer suposições e tentar convencer a malta que são factos, fica mal. Não se sabe que verba será disponibilizada para este programa, não se sabe o número certo que se pensa adquirir, nem se sabe que mais poderá vir no "pacote". Aquilo que se sabe, é que havendo um valor fixo, e se der para comprar apenas 12 a 14 F-35, dará para praticamente o mesmo número em Rafale ou qualquer outra caça de fabrico novo. Portanto, ou se gasta dinheiro a sério na altura de substituir os F-16, ou vamos ter uma FAP cocha, independentemente de se fazer esta aquisição em 2030-35 ou 2040-45.
Mas ainda estás a gastar o teu latim com este assunto? Não vale a pena tentar convencer certas pessoas… o que importa é mudar o motor depressa… por acaso gostava de saber se quem defende o Rafale fez as contas ao preço médio por aquisição dos dois aparelhos nos últimos concursos que cada um ganhou…. Mas caso não tenham feito, eu fiz por eles… sendo certo que todos os negócios têm particularidades e portanto comparações diretas não são fáceis de fazer, todos os sete negócios abaixo incluem aviões, logística e armamento em vários graus… mas pelo menos da para ter uma noção… or vamos lá (custos médios em milhões de USD por aparelho):
F-35
Finlândia: 147
Suíça: 153
Polónia: 144
Média: 148

RAFALE:
Qatar:  229
Oman: 238
Grécia: 155 (mas 12 dos 18 são usados)
Egipto: 144
Média: 191

Mesmo dando de barato que se cobra sempre mais às perto-ecónomos, a média dos negócios grego e egípcio é de 150 milhões por aparelho… Mas Nao, o Rafale é muito mais barato 🙄

Os números não metem.
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NVF

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2950 em: Fevereiro 16, 2022, 11:59:07 pm »
- O negócio da Suíça foi 6.352 milhões USD por 36 F-35A, o que dá uma média de 176 milhões/unidade;
- o negócio do Egipto foi 4.500 milhões USD por 30 Rafale, o que dá uma média de 150 milhões/unidade;
- o negócio da Croácia foi 1.100 milhões USD por 12 Rafale usados, o que dá uma média de 92 milhões/unidade;
- a aprovação da venda dos F-35 à Polónia teve um valor inicial de 6.500 milhões USD, valor muito superior ao final, que foi de 4.600 milhões por 32 unidades (certamente que um “desconto” de 30% se deveu a razões políticas).
Talent de ne rien faire
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2951 em: Fevereiro 17, 2022, 12:13:38 pm »
Citar
Es lamentable la situación de esos 10 helicópteros de las FAMET, los 4 CH-47D y los 6 Tigre HAP, que van a quedar abandonados sin recibir la actualización necesaria que haga que puedan estar en activo hasta mediados o finales de la próxima década.

Não dá para ir ali ao pais vizinho pedir umas borlas? :mrgreen:
 

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nelson38899

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2952 em: Fevereiro 17, 2022, 12:32:48 pm »
Citar
Es lamentable la situación de esos 10 helicópteros de las FAMET, los 4 CH-47D y los 6 Tigre HAP, que van a quedar abandonados sin recibir la actualización necesaria que haga que puedan estar en activo hasta mediados o finales de la próxima década.

Não dá para ir ali ao pais vizinho pedir umas borlas? :mrgreen:

Eu nem me importava de contribuir para o transporte destes 6 Tigre HAP.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2953 em: Fevereiro 17, 2022, 02:40:16 pm »
 Simples e grosso: Para mim o F35 é a maior trampa feita em termos de custo, beneficio e uso. Portugal adquirir uns quantos, quando está à rasca com desde Kamov aos Merlin, ou quando precisa do valor da cortiça do CTA para ter dinheiro para o combustível dos F16, é arrumar com a FAP e o resto das F.A. Além de que, desde os F16 MLU, o máximo que executamos é patrulha aérea no Báltico, Islândia e algumas nações do bloco de leste. E o aparelho em questão serve perfeitamente e é possível de ser pago, quer em missões, quer em manutenção. Quem não concordar temos pena, pois é a minha opinião. Eu sou do VFC e a maior parte de Portugal é de Sporting, Benfica e Porto. É a vida, nem todos podem ser perfeitos.   :mrgreen:  E sim, prefiro o F16V e Rafale, mesmo que seja feito pela dassault, a rainha das maquetes. Ah, e novamente é minha opinião. O que as outras "outras pessoas" , acham ou deixam de achar sobre o que acho ou deixo da achar, passa me ao lado, seja com números ou sem números, seja com indirectas ou directas, ou com o vale ou deixa de valer a pena. Simples. Se estou enganado ou não, o tempo o dira, e não tenho problemas nenhuns em afirmar um dia mais tarde, que uma  torradeira a funcionar como deve ser (para mim, está longe disso), até será uma boa opção para Portugal. Actualmente não é e não estou a ver num futuro próximo a ser. Até lá, se calhar convinha ver como a coisa corre, até porque torradeiras em conflitos de baixa intensidade é jogar dinheiro ao lixo porque até uma peça de museu como um Ov10 bombardeia insurgentes armados com uma Ak de altitude segura. Já agora, os números são com motor ou sem motor?  :mrgreen: ;)

Agora que estamos esclarecidos, e de volta ao tópico: Ficando até a solução dos Uh60A a lixar os 56 milhões, não se encontra por aí uns super puma ec 225 a preço de amigo? Este, ainda parece andar encaixado minimamente no orçamento (dava para 4)...

https://aerocorner.com/aircraft/eurocopter-super-puma-ec225/


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Airplane Pictures
2752 - France - Air Force Eurocopter EC225 Super Puma at Gdańsk - Lech Wałęsa | Photo ID 1331225 | Airplane-Pictures.net

Cumprimentos
« Última modificação: Fevereiro 17, 2022, 02:50:13 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2954 em: Fevereiro 18, 2022, 08:56:07 am »
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!