cada vez mais tenho certezas que infelizmente nao virao seahawks ou blackhawks....nao sei se por terem ja algum uso mas que aqui ninguem pode discordar que sao uns belissimos helicopteros mas por algum motivo tambem os states estao a optar por novas plataformas como se viu na aquisicao dos AW139M ...nao sei se foi por custo/ manutencao ou simplesmente pela inovacao e melhoramentos que os mesmos dao aos states...por mim nao me importava nada ter por ca blackhawks ou seahawks mas cada vez mais a Leonardo esta muito presente nas mais diversas forcas aereas do mundo e acredito que sera uma questao de timing que teremos novidades ou AW139M....ou AW169M....
vamos aguardar
Os AW-139 vão substituir na USAF os UH-1N, não os H-60. Aliás, nos EUA todos os H-60 substituídos, são rendidos por versões equivalentes mais modernas, não exigindo assim mudança de doutrinas, equipas de manutenção, treino dos pilotos, etc.
Realisticamente falando, e apesar do 139 ser excelente, o orçamento não chega, e no futuro, aquando da substituição do Lynx, continuaríamos com pelo menos 4 modelos de héli diferentes, pois o 139 não tem versão naval/ASW. Nem estou a ver a Leonardo produzir ainda outro helicóptero naval que iria competir com outros hélis da marca, 101, Wildcat e NH-90.
Ao dia de hoje ainda nao vi por parte do MD o Interesse em adquirir um novo helicoptero para a Marinha o que existe e um plano de intencoes na aquisicao de um Heli medio Porte para dar apoio as tropas que estao deslocadas em missoes no exterior...relativamente ao Lynx esta a passar por uma fase de modernizacao portanto o que farao deles praticamente um heli Novo com novos avionicos novos motores ou seja sera um heli para mais uma decada ,,,,o que devemos aqui salientar e que com a nova vinda de mais 6 navios patrulha….nao seria Agora a melhor altura para se adquirir mais 6 helis para a marinha
?
Para quê adquirir mais seis helis para a Marinha, quando os decks dos quatro NPO's ao serviço,
o primeiro desde 2011, nunca foram certificados para tal operação, nem os Navios possuem hangar para embarcar os tais helis

Não me doa a cabeça pelos anos que vamos ter de esperar que
o quinto NPO, o NRP Funchal, entre ao serviço, nem no prazo previsto de 2022, ele estará pronto e já estás a pensar em comprar cinco helis, ainda por cima, quando
os NRP Sines e NRP Setúbal, ao serviço vai para dois anos, ainda nem tem as Marlin instaladas ??
Se em vez de se pensar, digo pensar, em adquirir os tais seis helis, faria bem mais sentido que a Marinha adquirisse + dois lynx para permitir que as cinco células existentes não fossem sujeitas a um elevado numero de horas voo como a que foram sujeitas durante estes anos de serviço.
Cumprimentos