6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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P44

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3885 em: Setembro 28, 2024, 12:22:24 pm »
Olha pagaram a avença
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3886 em: Setembro 28, 2024, 12:39:33 pm »
Para além das muitas aldrabices e negociatas desmascaradas neste artigo, e que já eram mais ou menos faladas em surdina, gostei também desta parte:

Citar
(...) Pagar ou pedir uma indemnização milionária?

As opiniões sobre o fim do negócio dos NH90 não são unânimes, apesar de todas as fontes contactadas pelo Exclusivo da TVI defenderem que o negócio tinha problemas de base e seria sempre ruinoso para Portugal - as despesas futuras seriam incomportáveis para o orçamento de um Exército como o português. Porém, algumas dessas fontes que estavam na altura no Ministério da Defesa acreditam que a saída podia ter sido negociada de forma diferente, poupando dinheiro ao Estado, pelo menos na indemnização de 37 milhões, algo que o ex-ministro contesta.

Além das respostas de Aguiar-Branco por escrito, ninguém aceitou ser entrevistado sobre aquilo que presenciou e se discutiu entre o anúncio da saída do programa de compra dos helicópteros, em 2012, e o acordo final de 2014 que terminou com uma compra decidida, inicialmente, em 2001. Para esclarecer dúvidas, a TVI pediu acesso a todos os documentos arquivados no Ministério da Defesa sobre o caso. Ao fim de um mês o pedido foi aprovado e durante as visitas foi possível ler inúmeros dossiers, mas várias pastas tinham a classificação de confidencial e não puderam ser abertas. Porém, um dos documentos sem classificação disponível para consulta faz contas completamente diferentes daquelas que foram o resultado final deste negócio: por causa dos muitos atrasos na fabricação do NH90, o documento defende que o país devia pedir à indústria uma indemnização de 735 milhões de euros. (...)

A segunda figura do Estado Português continua a ficar muito bem na fotografia...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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P44

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3887 em: Setembro 28, 2024, 02:00:02 pm »
E apenas mais um .
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Cabeça de Martelo

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3888 em: Setembro 28, 2024, 02:03:04 pm »
É por isso que eu gosto da NSPA...menos confusão e menos escritórios de advogados a meter o bedelho.

O programa do F35 tem tudo para ser uma negociata como se via antes da NSPA.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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saabGripen

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3889 em: Setembro 28, 2024, 02:56:11 pm »
É por isso que eu gosto da NSPA...menos confusão e menos escritórios de advogados a meter o bedelho.

O programa do F35 tem tudo para ser uma negociata como se via antes da NSPA.


Ai isso tem, sim senhor.

Vamos ver se esta reportagem tem algum impacto na comunicação social e na opinião pública.
Não deve ser por acaso que aparece agora   :o .

Eu sempre defendi um concuro público para a escolha do novo caça.
Na NSPA.
E esqueçam aquilo de só haver um aparelho de 5ª geração.

Estão-se a comprar Gripens, Eurofighters, F15, Rafales por todo o lado.

Os possíveis concorrentes são mais que muitos.
No fim, que ganhe o melhor.
E é só  pagar.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3890 em: Setembro 28, 2024, 03:41:54 pm »
É por isso que eu gosto da NSPA...menos confusão e menos escritórios de advogados a meter o bedelho.

O programa do F35 tem tudo para ser uma negociata como se via antes da NSPA.


Ai isso tem, sim senhor.

Vamos ver se esta reportagem tem algum impacto na comunicação social e na opinião pública.
Não deve ser por acaso que aparece agora   :o .

Eu sempre defendi um concuro público para a escolha do novo caça.
Na NSPA.
E esqueçam aquilo de só haver um aparelho de 5ª geração.

Estão-se a comprar Gripens, Eurofighters, F15, Rafales por todo o lado.

Os possíveis concorrentes são mais que muitos.
No fim, que ganhe o melhor.
E é só  pagar.
Já F-35, ninguém compra<1 :mrgreen: :mrgreen:
Impagável esta personagem.
Já agora, quantos países com F-16's estão a substituir por esses aviões mencionados?
 

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Get_It

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3891 em: Setembro 28, 2024, 03:47:33 pm »
Eu por mim fazia concurso público/da NSPA para tudo.

Inclusive para o substituição do Alpha Jet e para quando foi a substituição dos C-130.

Que me recorde o F-35 venceu os concursos na Suíça e Finlândia.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3892 em: Setembro 28, 2024, 03:53:56 pm »
Já agora, quantos países com F-16's estão a substituir por esses aviões mencionados?

Só a Tailândia, que no mês passado anunciou que pretende substituir os seus F-16A/B pelo Gripen E/F.

https://www.defensenews.com/global/asia-pacific/2024/08/28/thai-air-force-picks-saab-gripen-e-fighter-jet-to-replace-its-f-16s/


E outros há que em vez de adquirirem mais Gripen, preferiram antes o F-35 como é o caso da República Checa. Vá-se lá entender, não é?  ::)

https://www.czdefence.com/article/czech-republic-will-be-the-only-one-in-nato-to-be-able-to-fly-both-gripen-and-f-35


Eu por mim fazia concurso público/da NSPA para tudo.

Inclusive para o substituição do Alpha Jet e para quando foi a substituição dos C-130.

Que me recorde o F-35 venceu os concursos na Suíça e Finlândia.

Cumprimentos,

Completamente de acordo, acabar de vez com esta recorrente bandalheira de muitos encararem as Forças Armadas como um negócio, e não um desígnio. O problema é que sai Governo, entra Governo e se não são os mesmos, são os seus sucessores.

No que diz respeito ao concurso para o novo caça, e para não alongar mais este off-topic, bastava que o requisito indicasse que o sistema de armas a adquirir tem de ser forçosamente de 5ª Geração, e lá se iam os Gripen desta vida à fava.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3893 em: Setembro 28, 2024, 04:22:49 pm »
No que diz respeito ao concurso para o novo caça, e para não alongar mais este off-topic, bastava que o requisito indicasse que o sistema de armas a adquirir tem de ser forçosamente de 5ª Geração, e lá se iam os Gripen desta vida à fava.  ::)

Um génio.
E se o concurso tivesse como requisito ser de 6ª Geração?
 

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Cabeça de Martelo

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3894 em: Setembro 28, 2024, 04:24:13 pm »
Eu sei que nunca aconteceria, mas seria caricato que fosse um concurso feito através da NSPA e em que um dos requisitos fosse um caça de 5ª Geração e depois o vencedor fosse este:



 :mrgreen:
« Última modificação: Setembro 28, 2024, 04:45:30 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3895 em: Setembro 28, 2024, 04:38:41 pm »
O XIV Governo Constitucional de Portugal tomou posse a 25 de outubro de 1999, sendo chefiado por António Guterres e constituído pelo Partido Socialista, com base nos resultados das eleições de 10 de outubro de 1999. Terminou o seu mandato a 6 de abril de 2002, devido à demissão do Primeiro-Ministro.

A decisão de participar no consórcio do NH-90 foi tomada em 2001

Fala-se aqui muito do "NEGÒCIO"
E de fraude.
E do Aguiar Branco.

Mas qual era o negócio?
E o único que ganhou foi o que acabou com o negócio?
E os advogados envolvidos porque cobraram os seus serviços?

Parece-me que aqui no Forum inventa-se largo.



 

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saabGripen

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3896 em: Setembro 28, 2024, 04:45:33 pm »

O Projecto NH90 e a capacidade aeromóvel no Exército Português
Tenente-general
António Carlos de Sá Campos Gil
Revistas desde 2004 2555 - Dezembro de 2014

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988

4. Conclusões

Abandonar um programa, por mais ajustadas que sejam as razões invocadas, não tem somente aspectos positivos, como vimos, e julgamos que ninguém assim pensará. Contudo, quando na hora de se colherem dividendos políticos duma decisão desta natureza só se fala das vantagens, escamoteando-se os custos e prejuízos colaterais, não estaremos seguramente a prestar um bom serviço ao país.

A decisão de denunciar o contrato dos helicópteros NH90, que Portugal assinou em 2001 no âmbito de um projecto cooperativo europeu, constitui o paradigma do que afirmamos. Não se esqueça que o resultado final de todo o processo de aquisição dos helicópteros NH90 é de 5-0. Isto é, despenderam-se verbas correspondentes à aquisição de cinco aeronaves e ficámos com zero.

Para além dos custos meramente materiais importa salientar, também, aqueles que, sendo intangíveis, afectam a nossa credibilidade externa e, o que é pior, a Dignidade Nacional.

Que lições importam tirar daqui para o futuro, se queremos ir além da eterna incapacidade para projectar global e no longo prazo, envolvendo sectores mais alargados e que rompam definitivamente com os corporativismos?

Quando é que a estratégia genética para as nossas Forças Armadas deixa de ser uma mera «estratégia a metro», que se vai construindo aos «solavancos» e impulsos das sensibilidades políticas do momento e na medida da disponibilidade de recursos, que nas horas de crise escasseiam mas parece que nunca faltam para determinados sectores? É urgente uma mudança de atitude, é urgente que se acabe de vez com os sempre presentes «interesses camuflados», que tudo condicionam e «contaminam».

É certo que, nesta reflexão, outros aspectos, também eles merecendo ponderação, ficaram por abordar, se quiséssemos avaliar um quadro completo. Referimo-nos, por exemplo, aos permanentes choques de interesses corporativos internos das Forças Armadas, que muitas situações têm condicionado.

Posto isto, que futuro, perguntar-se-á?

Apesar de «extinto» o projecto NH90, apesar das muito propagandeadas poupanças que esta acção possa ter originado, a necessidade estratégica de uma capacidade aeromóvel para o nosso Exército não se extinguiu. Pelo contrário, mantém-se bem mais premente do que ontem quando se iniciou este projecto, e por muitas derrogações que se queiram fazer não a apagam de um quadro urgente de necessidades, se é que queremos ter, enquanto País soberano, umas Forças Armadas modernas e credíveis.

Contudo, a edificação desta capacidade terá que ser encarada em moldes diferentes, tendo em consideração as lições que deveremos retirar desta aventura falhada do projecto NH90.

Na nossa opinião, esta capacidade terá que ser conjunta, aliás como já foi admitido pelas chefias militares, podendo mesmo ser gerida pela FAP, por dispor do conhecimento e das necessárias estruturas de manutenção, aeronavegabilidade, etc.. Mas funcionando com aeronaves primariamente atribuídas ao Exército para as suas missões específicas e operadas por pilotos que conheçam a manobra terrestre e a vivam, logo com pilotos do Exército. As aeronaves militares, cuja configuração principal terá que ser desenhada para as missões mais exigentes de natureza militar, podem e devem ser utilizadas em outras missões de interesse público, numa perspectiva de duplo uso.

Neste contexto e numa lógica de interesse nacional, julgamos que todos os meios aéreos do Estado deveriam ser colocados sob responsabilidade primária das Forças Armadas, na FAP, actuando em prol do País e em duplo uso. Não mais deveria haver lugar a soluções EMA. Já agora, seria bom ver a conclusão da medida de extinção dessa empresa e a transferência de todos os meios que restarem para a FAP, que os iria gerir e operar com eficiência e sem prejuízos para todos nós. Será que haverá coragem?

Em suma, perante o panorama de modernização das nossas Forças Armadas, nos últimos anos, e em jeito de desabafo final, apetece dizer, como dizia Jô Soares, no seu programa «Viva o Gordo», «deixem-me aplaudir», naturalmente com a mesma ironia com que ele o fazia, já que não há nada para aplaudir, muito pelo contrário, melhor se adequaria dizer, complementando, que «tudo isto é triste, tudo isto é fado».
 

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saabGripen

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3897 em: Setembro 28, 2024, 04:55:26 pm »

E isto tudo para a compra de 10 helicópterozitos.
No ponto em que estamos, a compra de F-35 foi decidida por um único homem.
Boa sorte com esse projecto.
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3898 em: Setembro 28, 2024, 06:12:48 pm »
Um génio.

Obrigado. Nota-se que tenho um QI acima da média, não é?  :mrgreen:


E se o concurso tivesse como requisito ser de 6ª Geração?

Até podia ter como requisito ser um caça com características V/STOL, que ainda assim continuaria a não ser o Gripen E/F.
« Última modificação: Setembro 28, 2024, 06:13:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #3899 em: Setembro 28, 2024, 06:25:22 pm »
Amigo CG, esse artigo acerca dos NH90 é fabuloso, é mais uma, como se as que há não fossem mais que suficientes, PROVA, que as gentalhas Políticas dos partidos, não passam de Escória Corrupta que, IMPUNEMENTE, se continua a servir dos cargos que ocupa em benefício próprio, prejudicando o País e o POVO, Povo este, que vai sustentando os desmandos desta CORJA !!!

Este é um exemplo de mais um crime Lesa Pátria, que ficará por julgar e por condenar os responsáveis por tais actos !!

Abraço

Prova também que somos um povo de cornos mansos e de baixíssimo nível de consciência e participação na vida política nacional. E mais não digo....
Cumprimentos,
 
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