O projecto sofreu atrasos, juntemos a isso a inflação, e a alterações maiores ou menores, e vemos o preço dos navios subir. É normal. Também não é nada de novo o preço dos navios ser o que é, já que há vários anos que se sabia que mesmo a versão holandesa, custaria cerca de 1000 milhões cada, tanto que se questionava que contas andavam os belgas a fazer, para as deles custarem menos 200 ou 300 milhões cada uma.
Também temos de factorizar o facto de ser um projecto novo, com variáveis que não se aplicam a um projecto já maduro. Há não muito tempo, dava para comprar FREMM por 600 ou 700 milhões (chegaram a ser propostas 2 FREMM italianas por 1200 milhões). Hoje ainda é possível construir fragatas por bem menos de 1000 milhões, se não forem de um projecto novo, e se não forem logo navios com mais de 5000 toneladas de deslocamento (5500 das ASWF, 6100 das F110).
Este racional de que, para se comprar fragatas, é preciso ser tudo de uma classe, e portanto se o navio "favorito" custa 1000 milhões, então é impossível arranjar 5000 milhões para manter o número de fragatas, é que tem de acabar. Há que aprender a olhar para as coisas e ver que, se não tens dinheiro para ter 5 fragatas de topo, arranjas 2 de topo, e 3 medianas. Não entendo porque é que quando se fala em fragatas, parece que tem tudo umas palas nos olhos, e só podem ver 1 tipo de navio que por sua vez tem um determinado custo, e depois vêm dizer que é impossível ter X fragatas por causa disso.
Alguém pegou numa calculadora, e viu que se fossemos na loucura de comprar 5 fragatas iguais de topo, a um custo de 5000 milhões, isto pagava 6 fragatas de 800 milhões cada, totalizando 4800 milhões, sobrando 200 milhões para, por exemplo, mais mísseis? Ou num misto de 2 navios de topo (2000 milhões) + 3 navios medianos (2400 milhões), tínhamos o mesmo nº de navios, mas sobravam 600 milhões para outras coisas (stock de mísseis, helicópteros, 3º submarino ou o que fosse)?
Porque é que se continuam a fazer contas de forma "monocromática", como se não houvesse alternativas e opções no mercado? Já deve ser hábito, a mesma resistência que se tem a alternativas ao "LPD clássico", também deve afectar a malta dos GTs, que acham que a única opção, é adquirir uma única classe de fragatas, ignorando por completo a possibilidade de ter 2 classes, adquiridas em duas décadas diferentes (compras desfasadas) e com capacidades/custos diferentes, de forma a se permitir que se mantenha um nº decente de navios.