https://www.google.com/amp/s/www.jn.pt/nacional/amp/secretario-geral-da-nato-presente-no-conselho-de-estado-13759201.html
Pronto o CEMA que o apanhe pela "calada" antes da reunião e faça o choradinho sobre o estado miserável a que chegou a Marinha portuguesa para que ele dê um aperto no Marcelo para ver se por uma vez toma a iniciativa como chefe supremo das FA e pressiona o governo na investir seriamente nas FA.
O secretario podia era dizer na reunião : Vocês são patéticos. Mas que marinha é essa com o Atlântico pela frente
Mas era o que mereciam, deveria estar presente para além do PR, o PM e o MDN, imagino o secretário geral da NATO pedir a palavra e a dizer:
"Vocês não têm vergonha, não estão a cumprir com o acordado de % do PIB para a defesa, como é possível terem menos meios e menos efetivos e apresentarem mais despesa com manutenção, efetivos e operações com os navios quase todos parados? Como é possível a vossa Marinha estar sem AOR, com uma fragata inoperacional permanentemente, com um submarino em manutenção á quase 2 anos e a enviarem navios desarmados para zonas de perigo? Não têm vergonha que Portugal como membro fundador da NATO, com uma imensidão do oceano Atlântico sob sua jurisdição e não tem meios navais capazes nem de defender a sua soberania, como é que vocês não fazem um MLU completo aos vossos melhores meios atuais que são as BD? Como é possível que ainda não tenham começado o processo de substituição das vossas VdG que já são meios obsoletos e ultrapassados? O que se passa aqui em Portugal, vocês têm de honrar a vossa história e os compromissos que assinaram com a NATO, vivemos tempos muito instáveis e com tendência a piorar nos próximos anos, Portugal tem de seguir o caminho dos seus aliados e estar na linha da frente com a Espanha, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Holanda, não podem continuar a fazer de conta que estão a investir e depois é o que se vê atualmente. É bom que Portugal honre o seu compromisso e se assuma no controlo do Atlântico e com meios ao nível dos seus aliados nas principais operações aliadas, foi isso que foi assumido por Portugal e não estão a cumprir com nada disso, por isso é hora de darem um passo em frente e iniciarem o processo de renovação e aumento de capacidade da vossa frota como foi acordado."
Se ele fizesse um discurso destes o nosso PR, PM e MDN tinham de pôr uma fralda que dali não se levantavam tão cedo.