Estive a fazer uma revisão nestas coisas(uns ossos partidos dão muito tempo para isto) e, o que vi foi altas personalidades(não vou chamar bonecos saloios, porque é Natal), a afirmarem que "apesar dos anos que têm as VdG estão ainda com grande valor", que temos "meios ao nível do que se vê fora" e outras barbaridades em vídeos que correm no youtube.
Portanto deixem lá de gastos, que a coisa vai durar e durar. E aliás esse GT das novas Fragatas e fins é coisa num cenário hipotético, pois os Comodoros e o seu staff embarcam em navios aliados, nomeadamente o recente espanhol, publicitado no Face das FA como algo para ter orgulho(depois aparece logo aquele gajo a desancar o post dizendo, que na falta de navios de jeito apanham boleias).
Entretanto nos Países a sério, montam sistemas anti drone seja de tiro ou eletrônicos(algo interessante também para NPO)
Misseis anti míssil cada vez mais relevantes dado o nível de ameaça crescente. Não ficar com os mesmos décadas só para vistas e de cada vez mais reduzida eficácia. Ca dê(brasileiro a gosto) os ESSM?
E os Harpoom para os submarinos já foram modificados? e os Block II para as fragatas? os antigos servem para quê?
Haverá sequer capacidade de entendimento nos bonecos engomados para perceber os níveis de ameaças actuais, sejam elas assimétricas ou outras?
Estamos mesmo naquele ponto em que o que pode correr mal, vai correr e a vergonha está latente.
As FA do faz de conta. Pois o mesmo se passa no exército com os muito falados meios AA e AC entre outros e na Força Aérea com os F16 e aquela coisa do, tuca sambista vs helicópteros com espectro de utilização alargado.
O discurso inflamadinho (do trato urinário) na Assembleia do PR, sobre as urgentes necessidades de meios (materiais e humanos) nas FA, bem como a conversa daquela moça das coisas tropa a falar de assuntos que a ultrapassam, pouca vontade anímica mostra em mudar algo. É mais ar para encher pneus. Assunto de conversa ocasional.
O individuo russo das finanças e o Costa esquivam as verbas como têm feito.
A NATO no geral olha para os engomadinhos e tem pena e, alguns lá vão sendo simpáticos