Perdoem-me a estupidez mas aonde é que esta colocado o radar ELTA 2022 do P3!?
Geralmente costuma haver uma protuberancia na parte de baixo que lhe dá a capacidade de funcionar a 360º.
A cúpula do radar ELTA EL/M-2022 está instalada sob a fuselagem e encontra-se naquela bolha logo atrás do sistema de lançamento de sonobóias, podendo rodar 360º. Tem um alcance que pode ir até às 200 milhas (370 km +/-) e tem vários modos de funcionamento: patrulhamento marítimo, mapa em movimento, navegação, meteorológico, de busca, entre outros de cariz essencialmente militar, como a detecção de pequenos objectos na superfície do mar (periscópios de submarinos, por exemplo) e a identificação de navios pela sua silhueta.
Existe mais algum P-3 no mundo com hélices de 8 pás?
A NASA foi até agora o cliente de lançamento para a instalação das hélices Hamilton Sundstrand NP2000 no P-3. Estas hélices vão substituir as antigas 54H60 e já são utilizadas, por exemplo, nos E-2C/D Hawkeye, C-2A Greyhound e nalguns C-130 clássicos da ANG.
Assim o nosso P-3C CUP+ ficaria em tudo idêntico à ilustração abaixo do cancelado Orion 21.
Nos C-130 clássicos (e recordo que a FAP pretendia dotar a frota Hércules com estas novas hélices no MLU que nunca veio a acontecer) é que o sucesso das NP2000 vai de vento em popa tendo em conta que melhoram consideravelmente a performance do aparelho, reduzem o consumo de combustível, o tempo e custo de manutenção, a vibração e ruído causados e ainda aumentam a potência da aeronave, tudo isto contribuindo para uma maior taxa de disponibilidade das mesmas.
Ou seja, basicamente todas as aeronaves equipadas com os motores Allison T56 (C-130, P-3, CP-140, E-2 e C-2) podem ver as cada vez mais velhas e problemáticas hélices de quatro pás 54H60 substituídas pelas NP2000, com um maior ganho de performance e segurança.