Uma questão. Que não faz sentido no contexto atual de paz. Mas imaginando um cenário de conflito em território nacional.
Faz sentido os blindados estarem tão a Norte?
Pelo pouco que percebo o terreno ideal para os blindados é a sul do Tejo, e as vastas planícies do Alentejo. Contudo também é um terreno ideal para os blindados inimigos, e como tal mais difícil.
Mas secalhar estando a Norte permite uma defesa melhor pois estão mais protegidos pelo terreno, e o "conhecimento" do terreno é capaz de dificultar um conflito em largura e quantidade de unidades, dai possibilitar outras estratégias.
Corrijam-me se estiver errado, o que acham?
Os blindados da Brigada Mecanizada estão no centro geográfico do país e numa zona com bons acessos rodoviários e ferroviários para o resto do território e de interposição no acesso para a capital, além da maior área do Exército para treino. É lá que devem estar.
As Pandur sim, estão mais a Norte, próximo da base de recrutamento do Exército, no Alentejo há pouquíssimos jovens.
Numa hipotética e improvável guerra em território nacional não estão limitados ao emprego nas suas área de aquartelamento, mas de qualquer forma na planície alentejana estariam completamente expostos, enquanto as áreas urbanas, o relevo, a vegetação dão algumas possibilidades adicionais.
Desculpa mas não concordo em absoluto com o que acabaste de afirmar.
A arma blindada produz resultados no TO usando o movimento e o poder de fogo e para tal terá que ter as suas Unidades de manobra em zonas em que possa empregar ao máximo as suas valências.
Como o Asalves disse e bem é em zona que permitam o movimento e a exploração das acções de combate usando a velocidade que deveriam estar estacionadas as poucas unidades mecanizadas que possuimos e não onde actualmente se encontrampois a orografia e os meios de acesso limitam as suas capacidades de movimento e também os necessários meios de reabastecimento adequados.
Se fossem colocadas estrategicamente de modo a se puder tirar o máximo partido das suas características teriam de estar nas zonas que o País tem com orografia mais " amena ", ou seja no Alentejo.
A utilização das unidades blindadas, leia-se CC e VBCI, em zonas urbanas, exige grandes quantidades de infantaria para o seu apoio e limita a eficácia do seu emprego, dos CC's, no seu movimento.
Nas zonas urbanas a doutrina manda empenhar unidades de infantaria ligeira devidamente equipada com armas ACar e morteiros, o empenho de unidades blindadas é um erro crasso no emprego dos meios ofensivos que por excelência devem ser colocados em zonas/áreas que lhes permitam tirar partidos das suas valências técnicas.
O mesmo se pode dizer quanto aos Pandur, mesmo sendo unidades de Rodas, viaturas blindadas mais ligeiras, estamos colocá-las do zona norte do País, condicionando e de que modo a defesa do território Nacional, pois nada nos garante que havendo uma invasão ela se dê pela zona norte do País.
Esta é uma premissa errada pois pressupõe que o provável IN, use os CC como tú defines que devem ser usados em zonas urbanas e com grande vegetação, garanto que os Espanhóis se nos atacassem o fariam pelo sul, e entravam no Alentejo, qual faca quente em manteiga, e antes que os nossos CC's saíssem de Santa Guiduxa, e, os Pandur saíssem de Vila real e Viseu já a capital, e meio país estavam nas mãos deles.
Em minha opinião
a BriMec, devidamente equipada, 01 GCC + 02 BiMec(L) + o GAC Ap deveria ser reposicionada em Beja e a BrigInt, no máximo dos máximos deveria ficar em Santa Margarida.
A norte do Douro deveríamos ter o que venho dizendo já há muito tempo,
a terceira Brigada, uma Brigada de Infantaria Ligeira, sim a terceira brigada, pois para mim a BRR deveria ser uma
Grande Unidade de Reserva, á ordem do CEMGFA, e composta por elementos ( batalhões/FFZ) dos três Ramos e, onde o Exército entraria com um BCmds apoiado por uma Btr 10,5.
Tal Brigada Infantaria Ligeira, BrIL, seria composta, inicialmente por dois BatInf + 01 GAC rebocado, a duas BTR's 10,5 + 01 Erec(R) e seria equipada com viaturas tipo Vamtac, ocuparia as instalações
dos RC06, com a artilharia e o ERec orgânicos, e, os dois Batinf ficariam nos actuais RI19 e RI13 .
Abraços