Eu não tenho a certeza mas a Tekever começou como a Ogassa, acho que começaram também com umas parcerias com a FAP/Exercito e depois evoluíram.
Eu não acho estranho a Parceria que existe com a Ogassa, é algo que vemos noutros países, o estado a suportar o desenvolvimento de tecnologias juntamente com empresas. (Foi tentado com os extintos Estaleiros Viana, Alfeite, Produção Padur,...)
Acho que o problema aqui foi a parte Política meter o nariz em tudo. Provavelmente havia um plano mais extenso para o desenvolvimento do drones da Ogassa que foi apressado com a ideia de alguém num gabinete. a Fap e a Marinha erraram ao aceitar essas negociatas, mas secalhar foi a oportunidade que tinha de ganhar alguma capacidade.
Pessoalmente não acho que os drones da Ogassa sejam maus (tem um conceito interessante), simplesmente ainda estão numa fase de evolução.
PS: Seria interessante saber o numero de horas de voo dos drones, pois eu quase todos os dias vejo algum no ar as vezes mais do que um, e seria também interessante ver os relatórios das falhas dos mesmos, saber se foi falha de material (fadiga/defeito) ou erro humano (falta treino/pratica).