Substituição dos Epsilon-TB 30

  • 31 Respostas
  • 9228 Visualizações
*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1724
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #15 em: Junho 03, 2019, 12:21:11 pm »
Estes 17 chegavam, não ?? ;)

[

Abraços

Bastavam metade....ok uma dúzia...e mesmo assim não haveria instrutores para isso tudo...

Actualmente a frota dos TB's é composta por 14 aeronaves de um lote inicial de 18.

Abraços

Sim claro...e quantos estão aptos a voar atualmente? Com as flutuações de manutenção e tal...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2907
  • Recebeu: 599 vez(es)
  • Enviou: 365 vez(es)
  • +164/-475
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #16 em: Junho 03, 2019, 05:20:55 pm »
A Leonard esta a vender o M-345 HET como um avião a jato a preço de um avião a hélice.
E permite fazer todo o treino básico e ainda algum treino avançado.

Também era uma boa opção.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2483 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #17 em: Junho 03, 2019, 05:28:50 pm »
A Leonard esta a vender o M-345 HET como um avião a jato a preço de um avião a hélice.
E permite fazer todo o treino básico e ainda algum treino avançado.

Também era uma boa opção.

Alguma idea dos valores!?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2907
  • Recebeu: 599 vez(es)
  • Enviou: 365 vez(es)
  • +164/-475
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #18 em: Junho 03, 2019, 06:01:07 pm »
A Leonard esta a vender o M-345 HET como um avião a jato a preço de um avião a hélice.
E permite fazer todo o treino básico e ainda algum treino avançado.

Também era uma boa opção.

Alguma idea dos valores!?

Nada, os únicos contratos que existem são com a Força Aérea Italiana e são contratos de desenvolvimento de tecnologia.
Só quando os espanhóis comprarem os deles é que devemos ter valores, visto que os do Chile vão ser produzidos localmente.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1724
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #19 em: Junho 27, 2019, 04:52:55 pm »
27JUN19 - o dia em que a frota TB30 Epsilon atinge as 100mil horas de vôo.

É (muita) obra (feita)!

Parabéns a todos os que contribuiram com o seu esforço e empenho para que tal marco tenha sido atingido.

Next....
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10635
  • Recebeu: 6045 vez(es)
  • Enviou: 4665 vez(es)
  • +8551/-1933
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #20 em: Novembro 17, 2021, 07:45:35 am »
E, para quando a substituição destas aeronaves por umas melhorzinhas ??
É que esta frota já está ao serviço há 32 anos e meio !
Dos 18 iniciais quantos estarão operacionais ??
Uns dez ??





Abraços
« Última modificação: Novembro 17, 2021, 07:53:59 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Stalker79

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 902
  • Recebeu: 1096 vez(es)
  • Enviou: 667 vez(es)
  • +10746/-234
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #21 em: Novembro 18, 2021, 05:19:11 pm »
Ainda têm muito que voar. Actualmente só aqui o tugal e outras duas potências, o senegal e o togo é que o usam.

Mas se o Chipmunk já voa há mais de 60 anos. Estes também vão voar. A não ser que haja para aí outro país que nos faça uma doação de aeronaves que queiram abater. Como foi com os Alpha-Jet.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2483 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #22 em: Novembro 18, 2021, 10:06:11 pm »
Dava pra ir buscar uma frota de Cirrus sr22 pelos 20 milhões + IVA....
 :-P
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9236
  • Recebeu: 4547 vez(es)
  • Enviou: 806 vez(es)
  • +5192/-864
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #23 em: Novembro 20, 2021, 02:57:56 pm »
Ou então tinha-se aproveitado a deixa do abate dos Alpha Jet, e substituía-se tudo por PC-21.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2483 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #24 em: Novembro 22, 2021, 01:26:30 am »
Estava a ver que era desta que o pessoal do SIS tinha posto o FD offline de vez!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Subsea7

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 51
  • Recebeu: 29 vez(es)
  • Enviou: 516 vez(es)
  • +40/-63
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #25 em: Fevereiro 24, 2023, 08:41:39 pm »
Este dossier ficará resolvido até ao final da década? Além do PC-21 ou mesmo os ST, quais as possibilidades?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6257
  • Recebeu: 6654 vez(es)
  • Enviou: 4475 vez(es)
  • +10133/-2775
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #26 em: Fevereiro 24, 2023, 10:07:49 pm »
Este dossier ficará resolvido até ao final da década? Além do PC-21 ou mesmo os ST, quais as possibilidades?

Vamos a ver se a revisão da LPM fala disso, palpita-me que não. Há aí uma confusão: a hipotética vinda dos Super Tucano é para a missão de treino avançado de pilotagem e, ao que tudo indica, ataque ao solo; portanto, voltando a dotar a Esq. 103 com aeronaves.

O TB-30 Épsilon da Esq. 101 é um avião de treino elementar e básico, e haveria a intenção de efectuar uma modernização modesta no aparelho capacitando-o a voar por mais alguns anos. Não sei se chegou ou não a ir por diante a modernização, no entanto não é das frotas mais mencionadas como a necessitar de substituto apesar dos mais de 30 anos de serviço.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9236
  • Recebeu: 4547 vez(es)
  • Enviou: 806 vez(es)
  • +5192/-864
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #27 em: Fevereiro 24, 2023, 10:19:40 pm »
A solução racional seria ter o PC-21 para as duas esquadras, nem que para isso se adquirisse ligeiramente mais quantidade do que o que se espera que venham de STs. O TB-30 passava a tomar o lugar do idoso Chimpunk, e a frota de aviões de treino a hélice mantinha-se nos 2 modelos, e não nos planeados 3 (com a possível vinda do ST).

Mas lá está, isto era simplificar demasiado as coisas, inclusive a logística, que (do PC-21) podia ser com os vizinhos do lado.
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 902
  • Recebeu: 1096 vez(es)
  • Enviou: 667 vez(es)
  • +10746/-234
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #28 em: Fevereiro 24, 2023, 10:56:29 pm »


O substituto natural do Epsilon.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 180
  • Recebeu: 113 vez(es)
  • Enviou: 135 vez(es)
  • +11/-37
Re: Substituição dos Epsilon-TB 30
« Responder #29 em: Março 16, 2023, 11:56:32 am »
A solução racional seria ter o PC-21 para as duas esquadras, nem que para isso se adquirisse ligeiramente mais quantidade do que o que se espera que venham de STs. O TB-30 passava a tomar o lugar do idoso Chimpunk, e a frota de aviões de treino a hélice mantinha-se nos 2 modelos, e não nos planeados 3 (com a possível vinda do ST).

Mas lá está, isto era simplificar demasiado as coisas, inclusive a logística, que (do PC-21) podia ser com os vizinhos do lado.

Não há planos para substituição da frota TB-30 Epsilon na FAP. Recebem uma modernização modesta financiada pela UE, mas é considerado adequado para continuar a ministrar instrução básica.

O Chip é para ser substituído por aeronaves "quase ultraleves", dado que a sua função é apenas de avaliação de aptidões para o voo de candidatos ao curso de pilotagem e adaptação ao voo dos cadetes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo