KC-390 na FAP

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Bubas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3750 em: Junho 26, 2024, 08:55:22 pm »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3751 em: Junho 26, 2024, 09:05:32 pm »
Se for como o outro vem e volta depois para lá. O resto é champanhe

A fazer fé no comunicado da Embraer, o 29602 virá já pronto a entrar em operação.

Citar
Gavião Peixoto, Brasil, 26 de junho de 2024 – A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados à aeronave e está em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal.

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207402-embraer-entrega-segundo-kc-390-millennium-para-a-forca-aerea-portuguesa
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3752 em: Junho 26, 2024, 09:24:47 pm »
Se for como o outro vem e volta depois para lá. O resto é champanhe

A fazer fé no comunicado da Embraer, o 29602 virá já pronto a entrar em operação.

Citar
Gavião Peixoto, Brasil, 26 de junho de 2024 – A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados à aeronave e está em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal.

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207402-embraer-entrega-segundo-kc-390-millennium-para-a-forca-aerea-portuguesa

A ver vamos, a ver vamos.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3753 em: Junho 26, 2024, 10:03:38 pm »
A FAP confirma que a chegada do segundo aparelho estará para muito breve.

https://emfa.pt/noticia-4669-
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3754 em: Junho 26, 2024, 10:21:48 pm »
Se for como o outro vem e volta depois para lá. O resto é champanhe

A fazer fé no comunicado da Embraer, o 29602 virá já pronto a entrar em operação.

Citar
Gavião Peixoto, Brasil, 26 de junho de 2024 – A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados à aeronave e está em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal.

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207402-embraer-entrega-segundo-kc-390-millennium-para-a-forca-aerea-portuguesa

A ver vamos, a ver vamos.

Abraço

Se equipamentos como LINK16 não podiam ser instalados no Brasil no 1º, não entendo como podem ser instalados lá no 2º...
Seja como fôr, os "deprimidos" do FORUM podem passar para o 3º.

Eu dou o pontapé de saída:

O início da produção do 3º já está atrasado.                       :bang:
Eu até duvido que venha a ser entregue.                              :bang:
É o que acontece quando se confia em Brasileiros               :bang:
Deviamos ter comprado A-400                                                   :bang:
Com os 200M dos Tucanos compravamos 3 MRTT                  :bang:
Precisamos de MRTT e A-400                                                          :bang:

vá - agora é só manterem o rítmo - ó para vocês a baterem com as cabeçinhas...

                                                                                                         vira!
                                                                                                           vira!
                                                                                                             vira!
« Última modificação: Junho 26, 2024, 11:08:54 pm por saabGripen »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3755 em: Junho 27, 2024, 12:55:59 am »
Se for como o outro vem e volta depois para lá. O resto é champanhe

A fazer fé no comunicado da Embraer, o 29602 virá já pronto a entrar em operação.

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Gavião Peixoto, Brasil, 26 de junho de 2024 – A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados à aeronave e está em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal.

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207402-embraer-entrega-segundo-kc-390-millennium-para-a-forca-aerea-portuguesa

A ver vamos, a ver vamos.

Abraço

Se equipamentos como LINK16 não podiam ser instalados no Brasil no 1º, não entendo como podem ser instalados lá no 2º...
Seja como fôr, os "deprimidos" do FORUM podem passar para o 3º.

Eu dou o pontapé de saída:

O início da produção do 3º já está atrasado.                       :bang:
Eu até duvido que venha a ser entregue.                              :bang:
É o que acontece quando se confia em Brasileiros               :bang:
Deviamos ter comprado A-400                                                   :bang:
Com os 200M dos Tucanos compravamos 3 MRTT                  :bang:
Precisamos de MRTT e A-400                                                          :bang:

vá - agora é só manterem o rítmo - ó para vocês a baterem com as cabeçinhas...

                                                                                                         vira!
                                                                                                           vira!
                                                                                                             vira!
Penso que terá de ir para as OGMA, pela situação dos equipamentos NATO.
A não ser que se tenha alterado alguma coisa, o que espero não ter acontecido.
Esse trabalho nas unidades NATO era uma das contribuições da nossa indústria...
Quanto ao resto,  mais do mesmo.
Interessante como se esqueceram do desastre que foram as datas do A400, meu avião favorito,  mas que infelizmente não foi solução para nós. Aliás,  devem-se contar pelos dedos os projectos que não tiveram derrapagens consideráveis em prazos, valores...
Fazer o quê... Venha o terceiro e chorem as carpideiras 😉
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3756 em: Junho 27, 2024, 08:36:04 am »
Penso que terá de ir para as OGMA, pela situação dos equipamentos NATO.
A não ser que se tenha alterado alguma coisa, o que espero não ter acontecido.
Esse trabalho nas unidades NATO era uma das contribuições da nossa indústria...

Apesar de relatado, não deve ter acontecido. Ou melhor, não é suposto ter acontecido, isto porque naturalmente todos os sistemas NATO são de natureza sensível e exclusivamente para uso e conhecimento dos seus estados-membros. A ter eventualmente acontecido, tal constituiria sem sombra de dúvida uma falha grave de segurança. A acompanhar.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3757 em: Junho 27, 2024, 10:05:59 am »
Penso que terá de ir para as OGMA, pela situação dos equipamentos NATO.
A não ser que se tenha alterado alguma coisa, o que espero não ter acontecido.
Esse trabalho nas unidades NATO era uma das contribuições da nossa indústria...

Apesar de relatado, não deve ter acontecido. Ou melhor, não é suposto ter acontecido, isto porque naturalmente todos os sistemas NATO são de natureza sensível e exclusivamente para uso e conhecimento dos seus estados-membros. A ter eventualmente acontecido, tal constituiria sem sombra de dúvida uma falha grave de segurança. A acompanhar.

Era giro  :mrgreen:

Já estamos tão bem vistos...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3758 em: Junho 27, 2024, 12:14:12 pm »
Penso que terá de ir para as OGMA, pela situação dos equipamentos NATO.
A não ser que se tenha alterado alguma coisa, o que espero não ter acontecido.
Esse trabalho nas unidades NATO era uma das contribuições da nossa indústria...

Apesar de relatado, não deve ter acontecido. Ou melhor, não é suposto ter acontecido, isto porque naturalmente todos os sistemas NATO são de natureza sensível e exclusivamente para uso e conhecimento dos seus estados-membros. A ter eventualmente acontecido, tal constituiria sem sombra de dúvida uma falha grave de segurança. A acompanhar.

Não sei se é verdade, o que eu ouvi é que no primeiro houve um atraso na entrega de certos equipamentos, daí ter andado de um lado para o outro.

Em relação a instalar equipamentos com normas NATO, não sei até que ponto as empresa que fornecem esses equipamentos não foram até ao Brasil para fazerem elas a instalação dos mesmos (já não me recordo qual o meio mas acho que foi para a marinha que veio a empresa fornecedora instalar os equipamentos no Alfeite).
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3759 em: Junho 27, 2024, 01:28:54 pm »
Em relação a instalar equipamentos com normas NATO, não sei até que ponto as empresa que fornecem esses equipamentos não foram até ao Brasil para fazerem elas a instalação dos mesmos (já não me recordo qual o meio mas acho que foi para a marinha que veio a empresa fornecedora instalar os equipamentos no Alfeite).

Quem está encarregue da instalação e integração dos equipamentos e sistemas NATO nos KC-390 é a OGMA, sob supervisão da FAP. E embora a OGMA seja subsidiária da Embraer, uma coisa é instalares equipamentos de natureza sensível em solo nacional, e outra no estrangeiro num país que não pertence à Aliança Atlântica.

É por essa razão que tanto a integração dos sistemas NATO, como a complexa e extensa campanha de testes posterior (pelo menos foi assim na primeira aeronave), são efetuadas em Portugal, naturalmente também pela necessidade da certificação da AAN.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3760 em: Junho 27, 2024, 04:15:18 pm »
Se se confirmar,  também o voo para Portugal será diferente.
https://ibb.co/4mXzRwR
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3761 em: Junho 27, 2024, 07:47:31 pm »
Em relação a instalar equipamentos com normas NATO, não sei até que ponto as empresa que fornecem esses equipamentos não foram até ao Brasil para fazerem elas a instalação dos mesmos (já não me recordo qual o meio mas acho que foi para a marinha que veio a empresa fornecedora instalar os equipamentos no Alfeite).

Quem está encarregue da instalação e integração dos equipamentos e sistemas NATO nos KC-390 é a OGMA, sob supervisão da FAP. E embora a OGMA seja subsidiária da Embraer, uma coisa é instalares equipamentos de natureza sensível em solo nacional, e outra no estrangeiro num país que não pertence à Aliança Atlântica.

É por essa razão que tanto a integração dos sistemas NATO, como a complexa e extensa campanha de testes posterior (pelo menos foi assim na primeira aeronave), são efetuadas em Portugal, naturalmente também pela necessidade da certificação da AAN.

Certo, não discordo, principalmente na parte dos testes de aceitação e certificação da AAN.

E para manutenções? (penso que temos contratados 12 anos de apoio e manutenções) serão feitas na OGMA ou vão ao Brasil? A irem para o Brasil é retirado todo o equipamento? O avião tem redundância de equipamentos standards NATO e não NATO, por exemplo estou a pensar nos módulos/Computadores de comunicações  (onde está a implementação dos DATALINKS 16, ...) o avião consegue navegar sem este módulos/computadores tem outros redundantes?

Outra questão, uma vez que o avião já foi entregue, não será a FAP responsável (ex: segurança no hangar onde está estacionada) pelo mesmo a partir de agora?
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3762 em: Junho 27, 2024, 11:50:57 pm »
https://www.instagram.com/p/C8vGfmkxar-/

Segundo este post no instagram, o 26902 já está a caminho de Portugal...
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3763 em: Junho 28, 2024, 01:09:47 am »
Ui, lá se vão as apostas…

https://www.instagram.com/p/C8vGfmkxar-/

Segundo este post no instagram, o 26902 já está a caminho de Portugal...
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3764 em: Junho 28, 2024, 01:10:53 am »
Não se preocupem com o que as pessoas pensam. Elas não fazem isso com frequência.
 
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