É complicado estar a elaborar um valor unitário neste tipo de contratos e aquisições, pois o pacote engloba muitos fatores.
Mas podemos comparar com outros contratos mais recentes similares ao do nosso no caso do KC 390.
O valor global do contrato fica em 827 milhões com todo o suporte e demais infraestruturas o que vai dar um custo unitário de 165 milhões e se compararmos com a aquisição e os valores do contrato dos Alemães em que está em fontes oficiais dos EUA o valor global do contrato na compra de 6 J de 1400 milhoes de USD o que dá cerca de 1170 milhões ao câmbio de 1.20 (agora o valor está mais baixo e pior para quem paga, pois paga mais)
https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/germany_18-13.pdfMas este contrato engloba a parceria com os Franceses na construção de infraestruturas no valor de 220 milhões (110 milhoes cada) então veremos que por exemplo o valor global que os Alemães vão despender fica em torno a 1280 milhoes, o que dá 213 milhões por unidade contra os 165 milhões no caso dos KC390.
https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2018-05-09/franco-german-c-130j-squadron-now-realityAgora, na questão dos 12 anos de manutenção e que não vem referido aqui
https://dre.pt/application/conteudo/123545115, eu julgo que esses anos se referem a cada avião após data de entrega, pois se recebemos um em 2023 e outro em 2027, o de 2023 tem os 12 anos até 3035 e o recebido em 2027 até 3039.
Simples matematica, se assim não for é comprar gato por lebre.
Não vale a pena se estar a comparar estes contratos com o que se dizia antes deles serem tornado publicos.
Eu quando comecei a seguir este forum, confesso que foi em parte devido a este assunto do KC 390 e dos NPO, devido á participação empresarial portuguesa, e o meu karma aqui foi completamente arrasado devido a estar sempre ao lado deste processo.
Fiquem bem e até ao meu próximo post, se é que vai haver outro!