Isso é sequer viável/possível? É que mesmo com um só depósito, este não tem de ser colocado de acordo com o centro de gravidade da aeronave?
Ó DC, na aviação já está tudo inventado, não vale a pena ligar o complicómetro.
A centragem da aeronave faz parte da funções do LM O/B, foi para isso que ele se formou e treinou.
tanto faz que carregue os três depositos com só um com ou sem carga/pax, quando o fuel desse depósito for accionado, é transferido para os tanques, não depósitos, alares, mantendo-se a centragem dentro dos limites.
Ao usar um depósito, o compartimento de carga ficará dividido em dois, com uma grande parte do volume ocupado pelo dito depósito, e sobrando muito pouco para o material que é necessário transportar? Com isto tudo, é muito mais prático os habituais depósitos nas asas, e deixar o compartimento de carga para... a carga, não?
Uma das limitações do KC390, é o ter de usar o Mdeck para a colocação dos tanques de combustivel para as operações AAR.
Ao ter de o fazer limita, a capacidade de transporte de pessoal e carga.
Claro que seria muito mais prático ter os, depositos suplementares, alares, mas tem um pequeno/grande inconveniente, é a capacidade dos mesmos vs, os tanques internos, do KC390, neste caso.
temos que ter em conta que o combustivel, das aeronaves, para uso próprio, maioritáriamente, é transportado nas asas, e isso pesa, se adicionarmos o peso das turbinas, sobra pouco "espaço" para os tais depositos alares, limitando a capacidade de carregamento dos mesmos, consoante a sua colocação, as tais estações como muitos gostam de mencionar por aqui, no plano de asa !
Esta é uma das limitações do KC390, comparativamente aos MRTT sejam eles de que modelo forem.
O facto de possuir um só Deck limita a capacidade da aeronave, ser a tal multifunções que o vendedor apregoa, para mim uma aeronave multifunções é aquela que no mesmo voo executa vários tipos de transporte/missões não uma que para tal tem de ser modificada para executar uma missão " polivalente " chamemos-lhe assim.
KC390 tem tudo para ser uma excelente aeronave de carga, consegue ser superior ao C130H, agora para a função AAR tem muitas limitações tantas quantas as dos C's ou os A400, que necessitam de ocupar o Mdeck para tal missão, no caso do KC390, agravado pelo facto de que para abastecer os F's ainda estamos á espera de saber se será viável,
e o preço adicional que essa versão ainda nos vai custar.A minha opinião mantêm-se, este modelo de aeronave não serve os interesses da FAP, nem das FFAA Nacionais, mas é o que temos !
Espero ter ajudado
Abraços