A Marinha tem helicópteros próprios por causa das fragatas, e são um meio orgânico destas, com a sua própria equipa de manutenção. No entanto, não se disse em lado nenhum que não podiam fazer parte de um comando conjunto de helicópteros, porque deviam. E os Merlin, apesar de serem da FAP, não correspondem aos requisitos dos três ramos no que respeita a um heli pesado de transporte? E o que seria diferente com os Hawk? Nada, tanto na perspectiva de transportar carga e soldados, evacuações médicas, escoltar os Merlin em missões CSAR, dar apoio aéreo próximo. E quando se defende aqui uma versão naval, é mesmo para poderem fazer isto tudo a partir do futuro LPD e/ou AOR, e para partilhar o maior número de componentes para quando viessem Seahawk para substituir os Lynx mais tarde. Não percebo qual é a dúvida. Se acham necessário ter 8 hélis desta família, mas 4 Blackhawk e outros 4 Rescue Hawk, que seja, mas é desnecessário criar uma unidade aérea no EP só porque sim.
Há sobretudo 2 vertentes das forças armadas que defendo que deviam fazer parte de um comando conjunto para os 3 ramos, as baterias AA (nomeadamente de médio/longo alcance, quando as tivéssemos) e os helicópteros. Por serem meios que os 3 ramos podem usufruir/necessitar nas diversas missões internacionais que temos, e até a nível nacional.
E falando em Apaches, para já é muito improvável que sejam adquiridos, mas caso fossem...
Desde quando é que a FAP ter acesso a um meio extra com capacidade de executar CAS e missões do género, seria negativo para a sua operacionalidade? Caças têm de ter infraestruturas dedicadas para a sua operação, Apaches podem operar a partir de qualquer lugar a minutos da zona onde são necessários (ou até de navios), permitem dar apoio a forças de reacção rápida e em operações de choque. Será que a FAP não beneficiaria mesmo de helicópteros deste género? Ainda para mais com o escasso número de pilotos e caças disponíveis para tanta missão? Não é à toa que a maioria dos países da NATO tem hélis deste género.