De Munições não percebo nada mas de Física percebo qualquer coisa.
Nisto não existe magia e tudo depende disto: F = ma, onde F = Força, m = massa, a = aceleração
e EC=(1/2)*⋅m*v2 onde , EC = Energia Cinética (energia com que a munição atinge um objeto, m = massa, v = velocidade da munição)
Aplicando isto as munições, a massa é a massa total da munição/projectil, a força será a força da explosão dentro do invólucro (Pressão) e a aceleração será depois convertida consoante o tempo e massa em velocidade e vai determinar o alcance da mesma ou a energia que a munição vai ter quando atingir um determinado objeto (Pois a Energia vai depender da massa e da velocidade da munição na altura do impacto).
Através de F = ma se aumentarmos a quantidade de grão de pólvora vamos aumentar a pressão que aqui é representada pelo F, se a massa da munição não se altera então vamos ter uma maior aceleração.
Se aumentarmos a massa (m) da munição mas não aumentarmos a pressão (F) a aceleração (a) será menor o que se vai traduzir em menor velocidade.
Algo interessante é que como a formula da Energia cinética é EC=21⋅m⋅v2 (v é ao quadrado) significa que sempre que a velocidade de um objeto duplica a energia desse objeto quadruplica, ou se preferirmos ver ao contrário para duplicarmos a velocidade de um objeto precisamos de quadruplicar a energia do mesmo.
dito isto não há muita coisa a fazer nas munições, apenas podemos mexer na massa ou na quantidade de grãos de pólvora (pressão de saída).