Forças Armadas concluem exercício Conjunto Escudo Antiaéreo
Mais de 500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estiveram envolvidos na execução operacional do exercício. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), foi responsável por acompanhar a evolução do treinamento das Unidades de Defesa Antiaérea do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
Para a fiel execução do exercício, a Força Aérea Brasileira atuou como unidade inimiga atacando as zonas sensíveis a serem protegidas. Os grupos ostensivos foram alocados na Ala 2, em Anápolis, Goiás e na Ala 12, em Santa Cruz, Rio de Janeiro. Enquanto as unidades de defesa foram instaladas foram instaladas em Cristalina (GO), Ipameri (GO), Uberlândia (GO), Macaé (RJ), São João da Barra (RJ) e na base náutica Corveta Barroso, da Marinha.
O diretor do exercício, Major Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich afirmou que a decisão por concentrar a operação em dois pontos permitiu uma defesa mais intensificada, reduzindo fragilidades.
“Empregamos tudo que a Força Aérea, que a Marinha e o Exército têm justamente para fazermos uma defesa bastante densa, porque isso exige mais coordenação. É isso que queríamos e conseguimos provocar neste ano”, disse o Brigadeiro Mangrich.
Progressão para operações de médio alcanceEm paralelo ao exercício foram executadas simulações de defesa de médio alcance. O sistema mais abrangente é um projeto em análise do COMAE. A sua implantação irá permitir o avanço da capacidade de cobertura aérea de cerca de 7km para até 40 km e de 10 mil pés para até 50 mil pés.
Sala de Guerra do COMAE, onde foram executadas as ações de comando, controle e simulação
O ponto de simulação de defesa escolhido foi a região do Distrito Federal. O estudo busca identificar quais características serão indispensáveis nas futuras aquisições a fim de garantir a melhor defesa antiaérea de instalações, áreas e das próprias Forças.
11º e 12º Grupos de Artilharia Antiaérea em Cristalina, Goiás
Por Viviane Oliveira
Fotos: Coter Exército Brasileiro e Alexandre Manfrim (Ascom)
https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/forcas-armadas-concluem-exercicio-conjunto-escudo-antiaereo