Fiquei curioso, perante a afirmação de que estamos a entregar o dinheiro dos impostos a senhores feudais, o que nos transforma em escravos...
Exactamente quais seriam os países modelo para nós ?
A Ucrânia ...
Temos que ter um cuidado redobrado quando divulgamos opiniões supostamente baseadas em alguma coisa que não objetivos politicos mal escondidos.
Claro que pagamos impostos elevados, o sistema está desenhado desta maneira. Há seguramente exageros absurdos em alguns lugares, há sempre, mas a ideia dos sistemas em que o estado distribui a riqueza, baseia-se em impostos que permitem redistribuir riqueza.
É o que chamamos de Sociedade e a razão de ser para a existência das nações.
Os impostos baixos, especialmente para as grandes fortunas como nos Estados Unidos, baseiam-se no principio de que,
se não cobrarmos impostos aos muito ricos, eles vão criar tanta riqueza, que as migalhas vão ser muitas, e essas migalhas vão ser suficiente para calar os pobres que não têm nada.
Esta é a ideia de Trump, a ideia dos senhores dos Seguros de Saúde em Portugal e a ideia do Diogo Pacheco Amorim do Chega (se ele não tivesse levado uma reprimenda do André Ventura).
O resultado, é uma economia americana vibrante, em alguns setores melhor que nunca, uma América que cresce a quase 5% ao ano, mas ao mesmo tempo com lugares completamente deprimidos, zonas rurais com pessoas sem futuro, que votam em Trump, porque não vêm nenhum melhoramento nas suas vidas.
O mais absurdo na América, é que as pessoas dessas zonas deprimidas, votam num candidato, que faz tudo para que a situação continue na mesma (não quer impostos para os muito ricos) ao mesmo tempo que acusa os outros de serem responsáveis pela situação.
Só há um diagnóstico possível.
Os impostos baixos não estão a resolver os problemas das pessoas, e as desigualdades, ainda que disfarçadas pela propaganda, são resultado de
não estarem a cair nenhumas migalhas da mesa dos muito ricos, para que os mais pobres se possam alimentar no chão.
E não precisariamos de ir muito longe,
O PS em muitos aspectos tem uma politica relativamente liberal, o que explica que pessoas que nem são de esquerda tenham votado no partido. O turismo tem sido um santo Graal, em que se tem incentivado o investimento privado.
Esses incentivos, levaram ao sonho do pequeno capitalista do turismo, que tem uma casa ou duas no Algarve e a coloca no AirBnB para ganhar alguma coisa...
O resultado, um encolhimento do numero de casas disponíveis, salários baixos para quem trabalha nos hoteis e restaurantes, e para reduzir os preços da mão de obra, os donos das cadeias de hoteis este anos queriam importar imigrantes de Cabo Verde, uns 20.000 deve chegar, para resolver o problema...
O Algarve transformou-se com este tipo de politicas, na
segunda região mais rica de Portugal, a seguir a Lisboa...
Nem a propósito, o Algarve.
Alguém verificou quem ganhou as eleições do circulo eleitoral de Faro ?